Livraria Cultura

29.5.10

Copa 2010: Troféu, mascote, logo, slogan, eventos a parte e os benefícios ao comércio

A idéia desse post surgiu com o meu treinamento online como voluntária da FIFA na Copa na África do Sul, este ano, para onde embarco semana que vem. Mostro nele os símbolos oficiais da Copa do Mundo FIFA 2010, de forma breve, capturando a essência das informações da FIFA e comentando sobre o que anda rolando por aí com o tema: Copa.



O Troféu:
Feito pelo artista italiano Silvio Gazzaniga o troféu recebeu a seguinte descrição do autor: "As linhas nascem da base, subindo em espirais tentando alcançar o mundo. Pelas tensões criadas no corpo da escultura surgem a imagem de dois atletas num momento de vitória".








Logo:


O gráfico mostra um chute de bicicleta, que, segundo é mencionado oficialmente, figura a essência do futebol africano. 
Ao fundo, no formato do continente africano, as cores representam a bandeira sulafricana.
O que considero mais interessante é que a África do Sul, ao mesmo tempo que demonstra que será lá a Copa, ainda mostra, através desse logo que é uma conquista africana, como continente e não exclusivamente de seu país.









O mascote: Zakumi:


Zakumi é um leopardo nascido na África do Sul em 1994. 
O nome é composto por 'ZA' que significa África do Sul e 'kumi' que significa 'dez' em várias línguas africanas.
Ele simboliza toda a confiança, orgulho, hospitalidade e o calor social dos africanos.
Ele só tem uma fraqueza: com tanta energia, elefrequentemente precisa de descansos entre performances - achei isso um tanto engraçado! Um mascote dormirá durante o jogo por exemplo? hahaha



A bola que Júlio Cesar odiou: Jabulani
Elaborada pela Adidas, a Jabulani, que significa 'para celebrar' em isiZulu, tem 11 cores que representam cada um dos jogadores dos times e cada uma das comunidades sul-africanas que receberão o mundo este ano.
O design celebra a diversidade e harmonia da áfrica do sul.
A textura da bola é diferenciada, com grips, dificultando que escorregue em qualquer condição, permitindo maior controle e estabilidade de vôo. 
Ontem, Júlio Cesar, direto da África do Sul, deu uma coletiva falando que não gostou nem um pouco da bola. Veja o vídeo abaixo:







O poster:


Simboliza o impacto positivo da Copa do Mundo FIFA 2010 na áfrica e captura um ar de aspiração.


A forma do continente africano é representada no rosto do homem que ali aparece e as cores, assim como o logo, representa as cores da bandeira da África do Sul. Já o amarelo ao fundo simboliza o sol como fonte de calor, energia e vida.


















Durante o evento acontecerão outros tipos de competição: o football for Hope e o street child's world cup. eventos sociais através do futebol, vale a pena acompanhar as notícias também.


Já faz um tempo que o mercado anda fervilhando de acessórios da copa, principalmente com a febre das vuvuzelas e kuduzelas (Leia mais). É dessa forma que o 3º setor mais lucra com a Copa, sendo no país sede, como fora. Exemplo disso, é o número de promoções criadas promovendo a Copa. As Lojas Mundo Terra, de equipamentos esportivos, por exemplo, criou uma promoção que presenteia o cliente com um squeeze temático que lembra o formato do troféu, para compras acima de R$200,00 pela loja virtual.






Mas não é só o comércio que lucra. Designers e artistas também podem elaborar muitos trabalhos na área. Exemplo disso que digo é Fernando Degrossi, um dos autores de camisetas temáticas da Copa que a Camiseteria iniciou a vender - espero que seja minha próxima aquisição online. Abaixo a estampa da camiseta elaborada por Degrossi, que sai por R$45,00. (Clique aqui para ver mais camisetas temáticas da loja).




Outro exemplo é o Cauê Zunchini, que elaborou material para o "Fudêncio na Copa", desenho que aparece na MTV. Veja mais no Blog do Cauê, clicando aqui.


Não posso deixar de mencionar na quantidade de promoções de bares, Tvs com descontos para a Copa, promoções de cervejas e patrocinadores da Copa do Mundo (como a coca-cola e mc donald's). Não há dúvidas de que a Copa do mundo movimenta e muito o mercado local. Imaginemos agora o quanto movimentará na Copa de 2014, aqui no brasil. Artistas e produtores de eventos, é só botar a criatividade em uso que vai ter muito lucro nos próximos quatro anos pelo menos!



Medellín: Equipamentos para os Jogos Sul-americanos + Fort Tielden Fied House (NY)

Venho um tempo depois do evento, falar do complexo esportivo desenvolvido e reformado para os Jogos Sul-americanos de 2010, que ocorreu em Medellín, na Colômbia. Dou aqui, destaque a duas partes: as quadras cobertas e ao complexo aquático

O complexo de quadras serve para ginástica, lutas (judô, karatê e taekwondo), esgrima, volei e basquete, com quadra principal e auxiliares. Além disso, cada um tem área específica para aquecimento e preparação.

O ponto mais interessante do projeto é a cobertura, que permite uma melhor ventilação - fator que geralmente é mal pensado em ginásios, tornando o ambiente abafado. Além disso, as "frestas" permitem iluminação natural, ponto inteligente a ser pensado nos dias de hoje, principalmente em espaços como estes que exigiriam alto consumo de energia. A cobertura também é uma forma de integração com a paisagem.



Há uma informação que foi dada na TV, mas que não consegui confirmar a fonte que dizia que  haviam alguns locais por onde o público que ficava de fora poderia assistir ao evento. Se isso for realmente verdade (procurei no projeto e imagino que seja na parte lateral do ginásio - onde não há arquibancadas, nos fundos da quadra de voley na imagem ao lado), seria uma boa forma de democratizar o acesso ao evento - uma iniciativa bastante legal e não essencialmente capitalista, convidando a participação da população local.

.
Podemos ver na implantação do complexo, como a cobertura dos ginásios aproveita a orientação do sol e o formato disponível.

Sobre o complexo aquático, este é fruto de um concurso público international de arquitetura, realizado em 2008. É exatamente por isso que menciono aqui o projeto. Podemos ver que, além de um projeto que cumpre todas exigências técnicas, por ser resultado de uma escolha entre vários projetos realizados por profissionais realmente interessados em elaborar o melhor projeto possível, apresenta elementos, estudos além da simples execução do programa. Traz valor à arquitetura. Isso pode ser visto na forma, na escolha fundamentada de materiais e neste caso, até mesmo das plantas. Nesses jardins aquáticos ao redor das piscinas, que parece inundar o terreno todo, plantas que minimizam a manutenção e limpeza dos espelhos d'água foram devidamente escolhidas.


A autoria do projeto vencedor do concurso é de Luis Callejas, Edgar Mazo e Sebastian Mejia, da Colômbia.

Complemento este post com uma outra referência em complexos esportivos. Este também é vencedor de concurso de arquitetura e foi feito para o Fort Tielden Field House in Queen, NY.


                                    

Podemos ver acima, um dos motivos pelo qual o projeto foi o vencedor. A disposição dos equipamentos é radial e transforma a edificação central na principal edificação do conjunto. A forma como as edificações radiais e os percursos foram disposta mostra uma forma interessante e prática de interação. O projeto é simples, mas estratégico do ponto de vista funcional, enlaçando todas as atividades. Esse conceito principal do projeto foi chamado de "Play the loop" - bem sugestivo, por sinal. Abaixo, mais duas imagens do projeto de autoria de Tetsuya Kawano e Karolina Fidor.



Fontes: 

4.5.10

Edição Especial Veja São Paulo - Centenário

Contei no twitter (@LiliandOliveira) que recebi uma edição da Veja de presente. Um edição exclusivamente dedicada ao centenário do Corinthians. Uma das últimas matérias da revista trata do assunto mais polêmico da história do time paulista (talvez o termo mais correto seja "lenda"): o estádio.

Motivo de maior chacota usado pelos times rivais, o estádio do corinthians já foi tema de vários post desse blog e, por isso, nesse post me limito a colocar as imagens da matéria.




Para ver as imagens em tamanho maior para poder ler, é só clicar em cima delas.

Copa do Mundo FIFA 2010 - África do Sul

Não é de conhecimento de todos, mas conto aqui que vou para a África do Sul, mais precisamente, Johannesburgo. Trabalharei lá como voluntária oficial e aproveitarei o tempo livre pra estudar as estruturas para a Copa (tanto da cidade, como dos estádios). Pretendo ver os sucessos e fracassos da capital sul-africana para servir como referência ao Brasil, que sediará 2 grandes eventos esportivos pela frente (Copa 2014 e Olimpíadas 2016).

Pretendo, também, analisar alguma sub-sede, e ver como a Copa interfere no desenvolvimento urbano dessas cidades.

Caso alguém tenha curiosidades e sugestões de temas, fiquem a vontade. Estou fazendo uma listagem de coisas a serem analisadas. Em Johannesburgo terá dois estádios, o Soccer City (abertura e final do evento além de ser um dos melhores dessa Copa) e o Ellis Park (um dos piores dessa Copa, opinião minha, claro).

Soccer City (acima) Ellis Park Stadium (abaixo)
javascript:void(0)

Há algumas semanas, a Sportv me convidou para uma matéria sobre os voluntários da Copa, que estão na capital paulista. É uma matéria breve. Quem quiser dar uma olhadinha, eu estou ali no meio, mas não comentei nada. hehehe

Clique aqui para ver o vídeo.

Aproveito este post aqui para justificar um pouco a diminuição da freqüência das postagens. Agora que estou somente aguardando respostas para apoio ao estudo, prometo colocar mais notícias e análises (tanto aqui quanto no Blog Arquibancada). Fico no aguardo de sugestões aqui o por email se preferirem: arq.lilianoliveira@gmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...