Livraria Cultura

30.9.13

Cadeiras de PET reciclado no Maracanã

Notícia antiga, mas não tinha postado aqui ainda. Posto para mostrar a alguns que não souberam do assunto e para deixar registrado.


Os assentos do Maracanã foram bastante contestados por seus preços, mas indo além desse assunto, vou mostrar pontos positivos dos assentos. Durante a Copa das Confederações, o Maracanã obteve o reconhecimento de melhores assentos. 


E não é só isso. O Maracanã veio com uma novidade, desenvolvida junto à empresa Giroflex, que produz inúmeros tipos de assentos esportivos, de escritórios, cinemas, etc. Para tanto, contou com a ajuda da Coca-Cola, no recolhimento de garrafas PET em mais de cem postos pelo Rio de Janeiro.

O design é do famoso escritório de arquitetura Herzog & de Meuron, suíço, e o preço da cadeira reciclada deve ter um custo de 15% a mais, mas com a consciencia sustentável. 


"As garrafas PET foram coletadas em cem postos de doação espalhados pela cidade do Rio de Janeiro. Em média, cada cem garrafas de 600 ml produzem um assento. Foram utilizados 2 quilos de PET para cada assento sólido de resina reciclada.

A elaboração de assentos de estádios através da reciclagem de PET é um processo inovador no mundo. Já existem estádios com cadeiras feitas de PET novo, mas com material reciclado é a primeira vez."


Na reportagem do Grupo Pleno, o Mané Garrincha e o Mineirão contam com algumas cadeiras com pet reciclado elaborados pela empresa Rhodes, também elaborados a partir de PET recolhidas pela sociedade em pontos de coleta nas capitais.

"Como forma de garantir a sua integridade, os assentos receberam aditivos anti-chamas e, em apenas um dia, a cadeira foi montada. O processo de fabricação é da empresa Rhodes, em parceria com o consórcio Minas Arena, que liderou a reforma do Mineirão.", diz a matéria no site hoje em dia.

O interessante da iniciativa não é somente sob o ponto de vista pontual - pequeno na verdade perto da quantidade de PETs descartadas diariamente e do potencial do material -, mas a iniciativa coloca o país em uma posição de destaque no setor e ainda pode alavancar iniciativas particulares ou públicas e até estudos para levar materiais com resistência comprovada para transporte público, por exemplo, ou até mesmo salas de cinema e teatros.


Abaixo, seguem alguns gráficos sobre a utilização do plástico e plástico recilcado em diversos segmentos e comparando com outros países. Fonte: Plástico




29.9.13

Entulhos do Palestra reciclados para Arena Corinthians

Com a matéria exibida na Globo, a rivalidade entre os clubes Palmeiras e Corinthians veio a tona novamente, desnecessariamente, em forma de piada/insultos de ambos os lados. 

"O Corinthians não queria nem o gramado verde, mas terão muito além. Parte do Palestra estará em seu estádio.", mencionou um de meus amigos no facebook com o link para a matéria. Como resposta ainda recebeu "E para sempre continuaremos pisando em vocês", respondeu um Corinthiano.

Motivo

Em reportagem da Globo, o entrevistado Pierre Ziade, responsável por uma usina de reciclagem admite ter pegado material do Palestra Itália, transformado em brita e endereçado ao estádio do Corinthians, sem nenhum do dois saberem. Parece falta de ética do profissional, principalmente pela forma como ele fala, mas, desde quando você tem que saber de onde vem seu material reciclado? Poderia ter mencionado aos proprietários? Sim. Mas porquê? Será que um destinaria seu material a outro local ou deixaria de reciclar por uma rivalidade sem fundamento ao que se diz respeito à sustentabilidade e custos da construção? Para mim, vejo como uma doação de órgãos ou esperma, não podemos e nem deveríamos querer saber a origem da doação, evitando problemas e preconceitos. 


A rivalidade pode ser continuada em termos futebolísticos, de forma saudável, mas pode preservar ainda muito dos problemas que temos por violência, pois muitas pessoas não param por aí. E continuando assim, pode dar corda para a longa história de querer acabar com as torcidas organizadas. Leia mais sobre o Ministério Público acabar com torcidas aqui.

Estamos perdendo aos poucos tudo o que o futebol tem de melhor, precisamos preservar, mas garantir que o que temos de ruim também acabe. As pessoas misturam as coisas, é inevitável com a educação que temos no país. 

Fatos semelhantes

A reciclagem é uma forma de economizar cerca de 40% dos custos com o destino ou compra de materiais, além de ser uma alternativa mais consciente. Fato semelhante aconteceu na Inglaterra, com a reforma do estádio Olímpico de Londres, para as Olimpíadas de 2012. Nele foram utilizadas armas recicladas para a economia do estádio e também para uma conscientização na área da segurança. Porquê no Brasil, embora a matéria tenha mostrado o lado positivo, o público e inclusive o responsável colocam como uma forma de rivalidade?

Outro caso mostrado essa semana foi o trabalho de um fotógrafo, Gabriel Uchida, que registrou os torcedores mais temidos nas arquibancadas. Faz parte do futebol? Sim, faz. Mas se não fizesse faria uma diferença bem positiva! O grande problema foi que o fotógrafo optou por fotografá-los sem os rostos a mostra. Além disso diz fotografar em seus ambientes naturais, praças, academias onde treinam, etc. Eis que mostra mais uma coisa negativa. Um dos torcedores hooligans (que no futebol britânico são boicotados há tempos) aparece com uma bermuda onde está escrito Gibi Thai, uma academia famosa de muay thai, com um ringue ao fundo, onde o lema deveria ser não usar a arte marcial como forma de violência, mas como esporte. Ou seja, a rivalidade é usada com armas graves, por conta de uma educação baixíssima e irresponsabilidade de quem os treina.

Acima a esquerda, o 'temido da arquibancada' com o shorts da Gibi Thai

Como lidar então para não acabar com o futebol e ainda assim manter parte da tradição? Eu aposto no conjunto de educação, punição e conscientização em massa. Antes da Copa! Ou temo por um possível jogo Brasil x Argentina.

11.9.13

Voluntariado na Copa 2014 - última chance

Foram reabertas as inscrições para ser voluntário na Copa 2014. Quem já se inscreveu anteriormente, para a Copa das Confederações (escolhido ou não) basta atualizar o cadastro. Quem ainda não se inscreveu e tem dúvidas, podem ler aqui no blog algumas dicas:


Voluntariado: prós e contras e como se tornar um
Voluntários FIFA e Brasil Voluntários: oportunidades e treinamentos
Voluntariado para a Copa 2014

Para atualizar ou se cadastrar, basta acessar o site da FIFA ou este link direto. Boa sorte!

Gramado do Corinthians


Estive nesta última sexta (6 de Setembro) no estádio do Corinthians, em Itaquera, onde o Artur Melo, engenheiro agrônomo, me recebeu e me deu uma aula sobre gramados. Vou mostrar um pouquinho do gramado, mas sem muitos detalhes para não cometer nenhuma gafe, afinal, é um assunto muito específico e o Eng. Artur Melo é quem poderia dar mais informações. 

Abaixo algumas fotos da cobertura em andamento, vistas gerais do estádio e do gramado.


Alguns assentos já foram instalados, nestas fotos com a instalação em homenagem aos 103 anos do Sport Clube Corinthians Paulista - parte coberta não sei por qual motivo. Os assentos estão fixados no espelho dos degraus da arquibancada e poderão deslizar por eles podendo remover ou amontoar em um canto se for necessário realizar algum show - embora a ideia inicial do estádio tenha sido a de não abrigar grandes shows, muito mesmo pois o gramado é delicado e trabalhoso. A empresa responsável pelos assentos é a BlueCube³


Acima dá para ver o sombreado, com a cobertura ainda incompleta, às 15h-15h30 e sem a cobertura atrás dos gols.

Tive poucas oportunidades de pisar em gramados oficiais e este, sem dúvida é o melhor em que já andei - principalmente comparando ao do Soccer City, na África do Sul, durante a Copa 2010. Liso, perfeito! Corte da grama com 28mm, bem uniforme e com um xadrez muito bonito e bem feito.

Assim que cheguei, o Eng. Artur Melo estava prestes a tirar a temperatura do solo.  Ele tirou em algumas partes distintas do campo, que estava sendo irrigado no momento. Deu cerca de 2ºC de diferença da parte ensolarada para a parte já sombreada pela cobertura - que projeta uma sombra generosa no estádio já por volta das 15h-16h, o que faz com que a manutenção do campo tenha que ser mais rigorosa para evitar a proliferação de algas e fungos e para que receba uma iluminação artificial compensando a falta de luz solar.

Abaixo, a medição na parte sombreada - com temperatura próxima ao ideal para este tipo de grama, que vai requerer também um irrigação do solo com água resfriada.


O cortador de grama é este abaixo, que deixa o corte da grama perfeito, como tesoura e não cortando por impacto, como as outras máquinas. Este corte perfeito evita que a folha fique mais exposta à bactérias.


A irrigação é bem homogênea.


Abaixo, os reservatórios de água, para resfriamento e o ambiente onde receberá os equipamentos do sistema de drenagem a vácuo que estão previstos para chegar ainda este mês (importados dos EUA).




Não conseguir tirar foto da máquina de iluminação artificial pois estava coberta, mas ela é bem grande e deve dar suporte noturno para a recuperação do gramado suprindo parte da necessidade de insolação que a grama requer. O custo pelo uso das máquinas deve subir bastante. O estádio do Grêmio também tem feito uso destes equipamentos.

Grama artificial

Atrás dos gols, onde costuma ter a área de aquecimento dos jogadores (conforme a FIFA pede) o arquiteto resolveu colocar somente um gramado artificial paisagístico (mais duro), reservando a parte lateral, próxima dos penaltys para este fim, com a grama artificial adequada para os jogadores. Este gramado artificial que é muito mais maleável, flexível e gostosa de se pisar. Com uma boa instalação fica perfeita como um gramado natural.

O andamento do estádio

Abaixo, algumas vistas do estádio, que está com a cobertura em andamento, com o acabamento inferior sendo colocado nas partes onde a estrutura já está avançada.

  

As vedações laterais já começaram também como podemos ver na imagem abaixo.


Uma das fachadas principais, já está praticamente completa - a fachada com placas cheias de LEDs onde será possível interagir com o exterior colocando nomes, mensagens e tudo, menos publicidade - já deu para ver as idéias em fotos da divulgação do projeto.

Os acessos em preto são os vomitórios, para chegada e saída do público e dão acesso ao corredor luxuoso, todo em mármore, aos sanitários 'tecnológicos.



Na foto abaixo, quando ampliada, dá para ver os pontos dos LEDs em cada placa.


A fachada oposta, que dá para ver do metrô que vem de Arthur Alvim, onde terá o símbolo do Corinthians 'afundado' em um painel de vidro leitoso já começou a ser colocada como podemos ver na foto abaixo.

Foto por Yara Baiardi

 Embaixo das arquibancadas neste setor, o estádio abrigará um shopping e no estágio atual já dá para ver os estandes das lojas, o andar superior aberto para o debaixo (como configuração tradicional de shoppings centers) e o acabamento em gesso acartonado sendo instalado - bem diferente dos estádios que costumamos frequentar onde o acabamento é o próprio concreto da estrutura. 

Outro lugar que deve receber o gramado e o Eng. Artur Melo ainda este mês é a Arena Amazônia, que atingiu 80% de conclusão.

*todas as outras fotos foram tiradas por mim, Lilian de Oliveira 
** você pode ler mais sobre o estádio em diversos posts já publicados neste blog, basta digitar 'Corinthians' na barra de pesquisa logo abaixo do Banner deste blog.

ATUALIZAÇÃO: O portal 2014 publicou hoje algumas fotos tiradas pelo Diego Salgadoa, pouco depois da minha visita e que ilustram algumas coisas que mencionei nesse post. Clique aqui para ser redirecionado ao album de fotos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...