tag:blogger.com,1999:blog-780536300821239637.post2333891180401373680..comments2023-11-30T12:58:31.142-03:00Comments on Gol da Arquitetura: Carro elétrico: Design nacional e Plano visionárioarq.lilianoliveira@gmail.comhttp://www.blogger.com/profile/05206220456385477412noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-780536300821239637.post-39236803572517516342009-11-15T15:17:32.260-02:002009-11-15T15:17:32.260-02:00Lilian,
Bem que a prefeitura da capital e porque ...Lilian,<br /><br />Bem que a prefeitura da capital e porque nao, das outras sedes poderiam contratar os urbanistas que fizeram as imagens que seguem. <br />Que lindo!!!! Nos estamos atras.<br /><br />http://www.youtube.com/watch?v=JehmFNYzMXA<br />http://www.youtube.com/watch?v=UKybN70tT2E&feature=related<br /><br />Sem comentarios. PedroAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-780536300821239637.post-33246926360166088652009-11-15T15:08:17.030-02:002009-11-15T15:08:17.030-02:00Lilian,
Se vc tiver um tempinho de uma olhada no...Lilian, <br /><br />Se vc tiver um tempinho de uma olhada no link e veja como e o TRAM de Bourdeaux. E lindissimo. Ele nao tem fiacao aerea. A alimentacao e feita pelo chao, um sistema chamado APS. <br />Mas, o que eu mais gosto e a imagem que aparece entre 2:10 e 2:20. E um corredor onde nao ha asfalto ou qq pavimento mas grama. <br /><br />Imagine vc, se o corredor da Reboucas fosse segregado e no lugar do canteiro central e da pista houvesse grama e um trem destes passando. A regiao das estacoes, claro, seriam pavimentadas. Mas o resultado final e que a avenida ficaria muito linda. Bem diferente do que acontece hoje. <br />A comecar por aqueles postes de iluminacao HOR-RO-RO-SOS que colocaram. Que mal gosto. Falta um pouco de senso estetico pro pessoal. Os mesmos que transformaram a linha 5 e a 4 em dois exemplos de feiura. <br /><br />Na minha modesta opiniao, onibus (de piso baixo) so alimenta o sistema. O resto e ou TRAM ou metro. O tal do monotrilho e lindissimo na Disney, mas eu nao gostaria que um treco daqueles passasse em frente a minha casa. Ja o TRAM de Bourdeaux pode passar sempre que quiser.<br /><br />PedroAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-780536300821239637.post-14857790652935856582009-11-15T15:01:47.105-02:002009-11-15T15:01:47.105-02:00Nesse link, tem uma "tabela" das tecnolo...Nesse link, tem uma "tabela" das tecnologias dos carros. Os automóveis deveriam ser melhorados, independente de sistemas a mais adotados, como os TRAMs... os automóveis são necessários em certos momentos. E por isso, podemos melhorá-los. Não dá para negar ou banir o autmpovel (muito mesmo porq seria utópico)<br /><br />http://planetasustentavel.abril.com.br/pops/carros-verdes.shtmlarq.lilianoliveira@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/05206220456385477412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-780536300821239637.post-56203021000934911262009-11-15T14:43:11.289-02:002009-11-15T14:43:11.289-02:00É verdade, Pedro.. os trams são super práticos e b...É verdade, Pedro.. os trams são super práticos e bonitos. Só não podemos contar somente com eles para o transporte público. <br />Insisto na questão de integração de vários meios.<br /><br />A questão da energia eu também acho que deve ser estudada, não podemos jogar tudo para Itaipú. Temos que ter fontes alternativas (como energia eólica e solar).<br /><br />Acho legal ter incentivo ao carro elétrico, mas muito cuidado, pensando em tudo. Não creio que os acidentes sejam graves numa velocidade de 20km/h, principalmente se tiverem seu transito separado dos automóveis comuns (cicloVIAS, portanto) mas de fato, pode piorar o trânsito.<br />Lembrando, esse transporte do lerner foi feito para pequenas distâncias, como complemento, algo abrangendo um bairro, não grandes percursos.arq.lilianoliveira@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/05206220456385477412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-780536300821239637.post-9870639544371691782009-11-15T14:29:39.931-02:002009-11-15T14:29:39.931-02:00Sejamos claros e logicos. O que vc preferem ver na...Sejamos claros e logicos. O que vc preferem ver nas suas cidades: os famigerados "martoes", aqueles duplo sanfonados ou o tram de bourdeaux?<br /><br />Segue o link do You Tube <br />http://www.youtube.com/watch?v=5MxmbbZY9-U&feature=fvsr<br /><br />Chega de invencionice.<br /><br />PedroAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-780536300821239637.post-21820184852440212712009-11-15T14:25:24.038-02:002009-11-15T14:25:24.038-02:00O carro ai do Jaime Lener e uma adaptacao de veicu...O carro ai do Jaime Lener e uma adaptacao de veiculos pra pessoas com alguma deficiencia de locomacao que ja existe nos EUA. Neste caso, parece mais um velocipede grandao. O do Lener foi apenas coberto. <br /><br />O problema deste veiculo e que ele nao alivia o trafico, pelo contrario, pode ate piorar. E menos seguro em caso de batida. Duvido que suba rampas muito inclinadas. E ninguem garante que a fonte de energia eletrica nao sera poluente. <br /><br />Existem hj veiculos hibridos que sao bastante economicos, inclusive SUVs. Ha tb carros eletricos com desempenho bastante razoavel.O problema da poluicao, eles amenizam bem. Ja o do transito nao. <br /><br />Sobre este, eu ainda prefiro faixas exclusivas pra trams com metro embaixo. O metro faz as ligacoes principais e o tram o porta a porta. Pq tram e nao onibus? Onibus e feio pra burro, acaba com o visual de um bairro. Eu morava perto de um ponto de onibus e eh horrivel a barulheira produzida. Ja o TRAM, se igual ao de Strasbourg ou de Bourdeaux, revitalizaria qq bairro pois e lindissimo.<br /><br />Infelizmente, muita gente no Brasil acredita no Lener e no famigerado BRT, como se fosse possivel dar 2 faixas de cada lado so pros onibus sem comprometer o transito da cidade. Claro que nao da. Vamos parar de bobagem e adotar os trams. <br /><br />PedroAnonymousnoreply@blogger.com