Livraria Cultura

24.2.12

Melbourne Stadium

Pelo natural desenvolvimento do futebol e economia, acabo me restringindo a estádios europeus e brasileiros pela Copa 2014 e Olimpíadas 2016. No entanto, hoje venho com um estádio de Melbourne. O que mais me chamou a atenção é que é um estádio com a fachada interativa, algo que propus em meu trabalho final. No meu caso, baseado na captação do som nas arquibancadas a energia era transferida para leds na fachada referente ao setor onde o som era captado. As cores das lâmpadas de LED variariam conforme a intensidade do som também. Pesquisei como isso seria captado e como funcionaria a troca, mas os professores não aceitavam que eu me preocupasse com isso - frustrante. No caso do meu TFG, a cidade veria o estádio em movimento através de 'olas' nas arquibancadas, gols comemorados no setor visitante ou da casa, sustos de ameaças a gols em setores próximos ao gol, enfim, o estádio, contaria por fora, o que aconteceria dentro.


Mas voltando ao estádio de Melbourne, a proposta é que a cobertura tenha várias lâmpadas com capacidade de brilhar em várias cores e que poderiam ser programadas para imitar o movimento interno da torcida. Sua cobertura é em 'bioframe', uma estrutura em aço mais leve e que usa 50% menos material que outras coberturas. Foi trabalhada em toda a sua extensão na consistência estrutural do domo, formando os gomos que podemos ver abaixo. 





A fachada, no entanto, é facetada, trabalhada triangularmente, formando uma malha e permitindo uma variedade de vedações como na imagem abaixo vemos: totalmente vedada, com brises ou abertos. Isso facilita a manutenção e diminuição de gastos caso ocorram e ainda, próximo ao campo, pode ser trabalhada a transparência dessa cobertura, facilmente, usando materiais como o ETFE, por exemplo - embora isso não tenha sido mencionado, mas é uma forma fácil de adequar caso o gramado sofra com falta de insolação.





Vale lembrar também que a construção do estádio, que tem capacidade para 30.000 torcedores (tamanho mais natural às necessidades de hoje), inaugurado em 2010, foi uma estratégia de marketing para atrair futuros eventos esportivos.  Uma oportunidade como esta está sendo perdida pelo Brasil que não visa construir equipamentos que possam atrair outros eventos esportivos após a Copa do Mundo e Olimpíadas. Eventos de outros esportes, anexando aos suas arenas 'multifuncionais' equipamentos de um esporte que ainda precisamos desenvolver e incentivar. Mais uma vez, estão nos dando exemplos, idéias e não estamos adotando. Uma pena.

Acima, foto do flicker de WilliamBullimore
Fontes:

2 comentários:

  1. Fico pensando oq vamos apresentar meu Deus!
    O que o Brasil tem na cabeça para aceitar estes eventos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... espetacular acho que a gente num vai apresentar nada. Feio também acredito que não vai fazer de tudo por conta da arena de manaus, beira rio, mineirão. Mas longe desse tipo de estádio que é esse de melboune. Acho bom pro Brasil no final. O medo mesmo acho que está com a falta de infra-estrutura urbana mesmo. Isso sim vai ser feio acredito e a má educação das pessoas, violência, etc. Nada está sendo feito para conscientizar.

      Obrigada pela visita, Lady Anna

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...