Livraria Cultura

15.7.09

Futebol como atrativo de capital externo

Todos sabem que o Ronaldo voltando para o Brasil e jogando no Corinthians, além de fortalecer o time, atrai a atenção para o futebol brasileiro e busca o patrocínio de empresas internacionais. Mais recente ainda, falou-se da contratação do jogador italiano Cristian Vieri, que diz ter o sonho de jogar no Brasil e que acaba de rescindir contrato com o Atalanta. Sonho este de raros europeus. A notícia é de que provavelmente será contratado pelo Corinthians para jogar no ataque junto a Ronaldo, já que sua primeira opção, o Flamengo, está financeiramente incapacitado de realizar novas contratações no momento. No futebol brasileiro é até comum encontrar talentos como Tevez e Valdívia, mas não sai da América Latina. O problema não é a América Latina, mas sim que o foco do futebol atualmente se desenvolve muito mais na Europa. Os investimentos estão lá, o futebol de altíssimo nível também, não é a toa que nossos melhores jogadores são exportados e é exatamente o que eles almejam.


Seria muito bom para o Brasil se nós melhorássemos nossa infra-estrutura para que os olhares externos se voltassem mais ao futebol brasileiro e atraíssem, assim, novos investimentos, que por sua vez, melhorariam ainda mais nossos estádios, etc. Poderíamos agir como os italianos: modernizando seus estádios. Não falo sobre atrair jogadores estrangeiros, mas melhorar a qualidade da prática do futebol: melhor salário, melhores estádios, melhor estrutura de base para alguns times, melhor segurança, marketing, etc. Dessa forma, manteríamos aqui nossos talentos, e, como conseqüência, melhoraríamos o nível do esporte em todo o país, alavancando novamente a qualidade do futebol brasileiro que se mostra defasado - como podemos ver em eliminatórias para a Copa de 2010 ou até mesmo nas últimas Copas do Mundo. Apresentamos com orgulho vários talentos reunidos e internacionalmente conhecidos, que por terem treinamento na Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha e no Brasil, por exemplo, têm treinamentos, táticas e estilos de jogo diferentes que não se concretizam em prol de uma boa campanha para o Brasil.


Através de um marketing mais efetivo, melhoraríamos a imagem lá fora não só do futebol, mas também do país e de nossa cultura. É a forma como o futebol pode interferir positivamente em muitos setores. Sinais de que esse marketing foi eficaz é ver a vontade de jogar no Brasil, como de Cristian Vieri, estampado nos sonhos de outros jogadores, ver nas ruas de outros países, cidadãos com as camisas de times brasileiros (como vemos aqui camisetas do Milan, do Barcelona e da Inter), ver jogos do Brasileirão vendidos lá fora, como são vendidos aqui os jogos do Campeonato italiano, espanhol, português, inglês, Bundesliga, UEFA Champions League, etc. A atenção voltada para o futebol brasileiro traria benefícios sérios ao futebol na América Latina, pois Argentina e Brasil são duas das equipes mais fortes mundialmente falando. Esses investimentos e desenvolvimento do futebol trariam imensas melhorias sociais, dariam mais oportunidades e incentivariam mais nossos atletas.


No “País do Futebol”, esse esporte poderia realmente movimentar muito dinheiro, como movimenta lá fora. Poderíamos, resumindo, melhorar a qualidade do futebol, a qualidade do evento para o brasileiro, aproveitando a nossa paixão e ainda, “de quebra”, aproveitar os benefícios que esse setor atrai. É o que nos falta: desfrutar!

6 comentários:

  1. Bem, eu acho que apesar de todo este falatorio de marketing, a verdade e que o futebol europeu, excecao feita a Champions Legue, vive e de dinheiro publico.

    Explico: as TVs na Europa sao em sua maioria publicas como a RAI e a BBC. Portanto, e dinheiro do governo que garante a maior parte da receita dos clubes: os direitos de transmissao.
    Nao e venda de chaveiro, camiseta, bola, entrada de museu nem ingresso.

    Outra importante receita sao as receitas de propaganda usando os craques dos times. 50% dos clubes, coisa que nao ocorre no Brasil. Pode observar, os craques dos principais times europeus nao sao franzinos, baixinhos ou banguelas. Nenhum deles assusta criancinha.

    E por ultimo, e bom lembrar que a corrupcao nao e exclusiva das terras tropicais. O futebol ingles melhorou muito depois que se transformou na maquina de lavar dinheiro sujo da europa. O Real, dizem, recebe dinheiro publico na veia. O Barcelona tem uma divida enorme. E o Milan e uma extensao do imperio Berlusconi.
    Nos paises mais serios como a Alemanha e a Holanda quase ninguem fala em ir pra la.

    Pedro

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  2. Não sei se concordo não. De certo as fontes de renda não são essas. Mas as vendas de pacotes PPW por exemplo é feita em todos esses países.
    A RAI, BBC e TV5 por exemplo não ficam exibindo os campeonatos de outros países a não ser o deles.
    Ainda acho que a melhorando a visibilidade do nosso futebol, ele será valorizado e podemos lucrar com isso de alguma forma.

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  3. Pedro e Lilian,
    Pedro, a sua visão está um tanto viciada. Os clubes europeus tem muitas receitas de marketing. O que ocorre no Futebol Europeu é uma gestão profissional em que absolutmente TUDO gera renda para o clube.
    Em postos de gasolina nos arredores de barcelona, por exemplo, pode-se compra cuecas (isso mesmo, até cuecas) com a cara dos jogadores do Barça . . . Por esse exemplo vcs podem avaliar o potêncial de venda de camisas e da imagem do clube e seus jogadores.

    Particamente não há pirataria e todos os produtos geram receita. . .

    Claro, Pedro, que há escândalos e corrupção, porém, em menor quantidade que vc possa acreditar.
    Um abraço.
    artur.melo@gramadosesortivos.eng.br

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  4. A Champions League e um exemplo de profissionalismo. A musica e lindissima. A bola e a propaganda lembram que a Champions e a "liga das estrelas". E os patrocinadores nao poderiam ser mais adequados: Heineken (cerveja), vodafone (celular) e sony (TV). Da de um milhao a zero na Libertadores.

    O modo correto de encarar esta discussao (admito que extrapolei um pouco) e discriminar a receita dos clubes. Qto vem do marketing de produtos, quanto vem do uso dos jogadores em propaganda, da venda de ingressos, transferencia de jogadores e cotas de TV. E bom lembrar que as TVs sao em sua maioria publicas. Sendo publicas, isto significa dinheiro do contribuinte. Pratica que nao seria bem aceita no Brasil.

    O combate a pirataria e essencial. Mas em alguns lugares, como o Brasil, poderiam fazer uma versao mais popular dos uniformes, por exemplo.

    Agora vamos ao assunto do dia. O Curingao quer contratar deus e o mundo pra Libertadores de 2010. Nao vai dar certo. Se um jogador e bom pra dar a vaga pro time, pq ele nao seria bom pra jogar a competicao?

    Vamos parar com esta historia. E vamos dar chance pra molecada. Nada de ficar importando jogador de LDU ou brasileiro que nao vingou na Europa. E a molecada do terrao que ser prestigiada. E se nao ganhar, nao ganhou. A Libertdores, opiniao minha, e um torneio de roca sem charme algum. Gostaria mesmo e de ver o timao na Copa dos Campeoes da Europa.

    Pedro

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  5. Realmente, temos problemas com a pirataria e com o custos de uniformes e qualquer outros artigos oficiais. É até difícil fazer uma campanha contra pirataria se não damos a chance da maioria conseguir comprar os originais. Eu particulamente acho caríssimo! E só tenho porque ganhei. Como não compro pirata, não compro nada.

    Essa história do Vieri é só um história q vi, mas não sei se vinga. Mas de qualquer forma, acho que o legal é ver que de certa forma o futebol brasileiro tem visibilidade lá fora. Não só pelos nossos jogadores, mas um ou outro que até cogitariam jogar aqui. Com o aumento desse interesse nosso futebol melhora e desperta o interesse de nossos jogadores jogarem aqui. Desde que os investimentos dêem a chance de aumentar os salários. Nunca deixarão de trocar um enorme salário e grande visibilidade. No entanto, a visibilidade já podemos trabalhar, e isso traria mais investimentos, como disse, não só no brasil, mas no futebol da américa latina, principalmente na argentina.

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  6. Eu escrevi num outro blog uma formula que considero adequada pra aproximar torcedor do time: a possibilidade (nao obrigacao) de pagar 5 reais a mais na conta do telefone ou celular pra ajudar o time de coracao.

    Por baixo, o TIMAO pegaria ai uns 80-100 milhoes por mes.

    A minha proposta tinha 3 senaos:

    1- Nada de usar o din din pra comprar medalhao. O povo quer e que se de chance pra molecada. Portanto, CTs, estadios e categorias de base.

    2- Compromisso social. Antes de "por a mao na mssa" o din din seria usado pra quitar os vergonhosos debitos dos clubes com a Previdencia

    3- Transparencia. Gastos auditados por 3 firmas independentes alem do TCU. E balanco publicado na internet e em jornais de grande circulacao.
    Senao e "maracutaia".

    Pedro

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