Alguns países europeus tem estádios antigos que hoje não comportam bem o público, sem segurança adequada, sem qualidade de visibilidade e que tem gastos superiores aos ideais. É por este motivo, por exemplo, que a Itália tem demonstrado real interesse com times apresentando novas idéias de estádios, novos projetos e alguns já colocados em prática. Mas, aos poucos, a Espanha tem se atualizado.
O Valencia, em 2006, apresentou seu projeto de estádio, que está em construção e promete ser um dos melhores da Europa, se não o melhor. O projeto, de fato, promete algumas características de conforto ao torcedor, como por exemplo, com espaços maiores entre as fileiras de assentos nas arquibancadas. Enquanto o comum é ter 80cm livres para as pernas e para passagens de pessoas que queiram sair da arquibancada no meio da partida, a menor distância é no trecho mais distante do campo (pelo grau de inclinação tornar mais estreito), com 85cm. No setor mais próximo do campo, tem 95cm e, na intermediária, tem entre 95cm e 105cm - o que é realmente bem mais confortável e espaçoso.
A proximidade do campo é um fator que o time espanhol se gaba para que a torcida possa fazer pressão sobre o rival com maior eficiência. São, no caso, 6m de distância da torcida mais próxima do limite do campo.
O estádio promete um interior repleto de luxo para os 75.000 torcedores - um público grande para o padrão dos estádios de hoje. Constantemente o Valencia enfrenta crises financeiras - assim como muitos times espanhóis passam, inclusive ameaçando de greve em 2011 - e divergências com a administração, interrompendo a obra.
Com base em estudo de fluxo, o estádio promete se esvaziar em 8 minutos para segurança em casos de emergência e também garante fácil acesso na chegada graças ao bom estudo de circulação e grandes entradas. A acessibilidade também promete ser cumprida para pessoas com deficiências motoras, proporcionando para isso, uma grande quantidade de rampas, elevadores e escadas rolantes - mas que em caso de emergência, só pode ser utilizada a rampa com segurança.
O clube promete fornecer muitas atividades para os torcedores manterem a casa ativa e viva e, claro, atraindo cada vez mais capital.
Simbologia
A cobertura e fachada estão divididas em 16 placas de alumínio que representariam cada um dos distritos da cidade.
No interior, em uma das imagens, na maquete e em algumas imagens 3d, aparece um lambril, não tão visível nas imagens noturnas, que provavelmente diminuirá o impacto da luz e do calor, mas ainda assim permitindo boa iluminação pelas frestas da fachada.
Para a cobertura, como podemos ver em imagem mostrada no início deste texto, junto à estrutura deve ser usado um elemento têxtil para proporcionar sombra adequada ao público.
Embora tenha sido prometida uma boa segurança, a proximidade do estádio das edificações vizinhas é semelhante à do Morumbi. Dá para ser feita, mas compromete o plano de segurança. Para eventos de grande porte, entidades como a FIFA podem se preocupar e negar como sede de algum evento. Para a UEFA, provavelmente, pelo padrão geral do estádio, é provável que consigam eventos, principalmente se este estudo de evacuação puder ser comprovado.
Preocupante proximidade com os edifícios vizinhos, muito colados ao equipamento, dificultando a segurança prometida |
Fontes:
Leia também textos relacionados aos estádios italianos e espanhóis que se atualizam:
I feel this is one of the most important information for me.
ResponderExcluirAnd i am glad reading your article. However wanna commentary on few basic things, The site
style is great, the articles is really nice : D. Just right task, cheers
Also visit my weblog ... courtney