Livraria Cultura

2.1.11

Rio 2016: Logotipo

O post sobre o logotipo das Olimpíadas do Rio, em 2016, foi breve, pois foi um post-notícia, super na hora que foi divulgado. Agora sim, começam a surgir as análises, explicações, etc. 

Complementei o post anterior com o vídeo da Tátil Design de Idéias, responsável pelo design. E uma das frases que mais me chamou a atenção foi : "Na tátil, eram mineiros, baianos, pauslistas falando do Rio de Janeiro". Isso ai já mostra como foi uma criação elaborada, juntando várias visões de uma país inteiro, que será representado pelo Rio de Janeiro. Quem puder ver o vídeo, analise bem as imagens e vejam como é legal a criação, sobrepondo perfis das montanhas para posicionar adequadamente cada personagem, o estudo das cores e sombras, os conceitos.

Hoje, chegou no meu email uma análise do Design on the Rocks, sobre a marca. O design on the  rocks é um site que eu respeito muito pois sempre traz com bom senso, algumas análises sobre o que tem de melhor e pior do design nacional e internacional. O autor diz ter achado um tanto clichê representar o pão de açúcar no logo, mas que o resultado final ficou bom, exceto a tipografia (desenho das letras que escrevem o Rio 2016). No entanto, leiam aqui, o texto com as palavras dele e uma explicação que saiu no Lance.

A minha análise sobre a marca criada é positiva, como já havia dito no momento do lançamento oficial, no Rio, pouco antes da virada do ano. Vejo nesse logotipo, a união e o espírito esportivo simplesmente pelos personagens estarem de mãos dadas, vejo as 'argolas' do símbolo das olimpíadas de certa forma representadas, as cores do brasil, o espírito de energia do evento já que parece que esses 'bonequinhos' estão comemorando ou como se estivessem se reunindo antes de uma competição. Não deixa de ter curvas lindas inspiradas no pão de açúcar, representando não só o Brasil, mas, especificamente, o Rio. Eu particularmente não me incomodo com a tipografia. Achei legal, mas não tenho muito o que dizer já que nunca estudei isso.

Sobre o design em si, achei inspirador e acho q vencerá esses 6 anos até o evento facilmente.

4 comentários:

  1. Já fez alguma análise do novo estádio do Palmeiras?

    ResponderExcluir
  2. Ainda não... já comparei em algum momento, mas a análise ainda não. Quando pesquisei ainda não tinha materiais suficientes para análise. Vou procurar e tentarei postar o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  3. fala Lilian tudo bem valew pela visita !!! tomara que role mais trabalhos desse tipo heehhheh !!!

    opa resucitou o blog aqui ein ahahhah !!!
    ta bem legal o logo das olimpiadas mesmo...nao curto muito comparações mas ele quebrou o da copa hahahahhahh !!!!

    valewww

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...