Livraria Cultura

1.12.12

Arte: Glenn Hamilthon


Eventualmente coloco aqui no Gol da Arquitetura, matérias sobre arte, cinema, entre outros assuntos relacionados com futebol, arquitetura ou eventos esportivos. Esta semana venho com uma postagem sobre o artista autodidata, Glenn Hamilthon. Ele tem obras expostas em toda parte do Brasil e também fora, além de muitas peças expostas nas novelas da Globo.

Vi uma palestra com o artista e me interessei muito por uma de suas coleções e é sobre ela que se trata esta entrevista. Espero que gostem.




Surgimento e concepção

"A ideia desta coleção dos jogadores surgiu por causa da proximidade da Copa das Confederações e da Copa do Mundo e pela preocupação em tocar, principalmente as crianças e os jovens com esse trabalho. Como o futebol é a "paixão nacional" fica mais fácil estimular o público para a reflexão sobre o uso da madeira, sustentabilidade e desperdício. Além disso, como trabalho com uma linguagem mais abstrata, acho legal manter e treinar a mão e o olho com trabalhos mais acadêmicos.

Como eu queria que este trabalho abrangesse o maior número de pessoas, sugeri para à Montana Química que utilizasse esta série em uma Campanha chamada Craque Montana, que acontece nas maiores lojas de tintas e parceiros comerciais da Fábrica em todo o Brasil. A Montana Química é especializada e líder de mercado em preservativos e produtos para acabamentos de madeiras e minha patrocinadora. Eu gosto de colocar meu trabalho em locais onde o público que não tem o costume de visitar museus e galerias, possam ter acesso desta forma a repercussão destes trabalhos tem sido extremamente positiva. Além de chamar muito a atenção das pessoas, pela forma, pelas madeiras utilizadas e um exemplo muito prático desta repercussão é o aumento de quase 30% das vendas dos produtos da Montana, durante a promoção. Ela já aconteceu em Campinas - SP, Porto Alegre - RS, Itajaí - SC, Belo Horizonte - MG e recomeça no inicio do ano que vem em Vitória - ES. "






Desenvolvimento

Pesquisa

"Para produzir estas esculturas eu pesquisei uma série muito grande de fotos e imagens de jogadores, porque eu queria o instante preciso e latente do movimento. Queria explorar a explosão física, o instante congelado."

Materiais e sustentabilidade

"O trabalho é feito com aparas de madeiras de espécies e cores diferentes: caixeta, cumarú, freijó, canelão e peroba rosa. Aliás, as cores são as das madeiras. Elas são montadas com adesivos específicos da Henkel do Brasil, Multinacional líder de mercado em adesivos que também me patrocina em produtos e me transfere tecnologia. 

Eu utilizo aparas de madeira porque é um material muito disponível. Nesta região de Atibaia até o sul de minas existem inúmeras marcenarias pequenas que geram uma quantidade imensa de aparas. Apesar desta quantidade, as empresas que produzem aglomerados, MDFs, OSBs não se interessam por essas aparas. Este material acaba incinerado em fogueiras, fornos de pizzaria e padarias. Ou seja: todo o CO2 que a madeira retirou da atmosfera durante o seu ciclo, agora é devolvido pela fumaça. trabalho também com aparas de aço, partes de bicicletas, utensílios domésticos etc."


Quem quiser conhecer mais do artista, bem como outras obras de outras coleções ou se quiserem entrar em contato, visite o site oficial.

As esculturas são da coleção Montana, mas o artista faz sob encomenda com valor sob consulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...