Livraria Cultura

30.9.13

Cadeiras de PET reciclado no Maracanã

Notícia antiga, mas não tinha postado aqui ainda. Posto para mostrar a alguns que não souberam do assunto e para deixar registrado.


Os assentos do Maracanã foram bastante contestados por seus preços, mas indo além desse assunto, vou mostrar pontos positivos dos assentos. Durante a Copa das Confederações, o Maracanã obteve o reconhecimento de melhores assentos. 


E não é só isso. O Maracanã veio com uma novidade, desenvolvida junto à empresa Giroflex, que produz inúmeros tipos de assentos esportivos, de escritórios, cinemas, etc. Para tanto, contou com a ajuda da Coca-Cola, no recolhimento de garrafas PET em mais de cem postos pelo Rio de Janeiro.

O design é do famoso escritório de arquitetura Herzog & de Meuron, suíço, e o preço da cadeira reciclada deve ter um custo de 15% a mais, mas com a consciencia sustentável. 


"As garrafas PET foram coletadas em cem postos de doação espalhados pela cidade do Rio de Janeiro. Em média, cada cem garrafas de 600 ml produzem um assento. Foram utilizados 2 quilos de PET para cada assento sólido de resina reciclada.

A elaboração de assentos de estádios através da reciclagem de PET é um processo inovador no mundo. Já existem estádios com cadeiras feitas de PET novo, mas com material reciclado é a primeira vez."


Na reportagem do Grupo Pleno, o Mané Garrincha e o Mineirão contam com algumas cadeiras com pet reciclado elaborados pela empresa Rhodes, também elaborados a partir de PET recolhidas pela sociedade em pontos de coleta nas capitais.

"Como forma de garantir a sua integridade, os assentos receberam aditivos anti-chamas e, em apenas um dia, a cadeira foi montada. O processo de fabricação é da empresa Rhodes, em parceria com o consórcio Minas Arena, que liderou a reforma do Mineirão.", diz a matéria no site hoje em dia.

O interessante da iniciativa não é somente sob o ponto de vista pontual - pequeno na verdade perto da quantidade de PETs descartadas diariamente e do potencial do material -, mas a iniciativa coloca o país em uma posição de destaque no setor e ainda pode alavancar iniciativas particulares ou públicas e até estudos para levar materiais com resistência comprovada para transporte público, por exemplo, ou até mesmo salas de cinema e teatros.


Abaixo, seguem alguns gráficos sobre a utilização do plástico e plástico recilcado em diversos segmentos e comparando com outros países. Fonte: Plástico




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...