Livraria Cultura

27.7.09

Homeless World Cup - Futebol com função social


Dario Bertolucci (de boné nas fotos acima, da seleção brasileira, em 2005, na Escócia.

O Futebol já é um esporte com função por ser englobar classes, cores, credos sem graaandes distinções (exceto pelos valores dos ingressos que divide o público dentro do estádio). Do ponto de vista geral, é igualitário, pelo mesmo time torcem negros, brancos, amarelos, vermelhos, pobres, ricos, classé média, judeus, católicos, evangélicos... não importa qual seja suas características, o time sempre conta com seus torcedores.

Da mesma forma que o futebol pode ter essa função social, o Homeless World Cup também visa salientar a existência de Sem tetos através de partidas de futebol entre moradores de rua de diversos países. Este ano, a edição do evento será realizado em Milão, Itália, e contará com 500 jogadores de 48 países. Segundo o ministro da defesa, Ignazio La Russa, "é uma iniciativa que une o aspecto esportivo e social, conjugando a verdadeira mensagem do esporte". Segundo o jornal italiano La Gazzetta dello Sport, o ministro também fez um convite oficial aos capitães do Milan e da Inter, Ambrosini e Zanetti, pois crê ser importante a participações desses representantes nesta manifestação.

Foto acima da localização do evento em Milão, dentro e fora da arena, em um lugar importante da cidade.

Quando morava em São Paulo, ainda sem muito envolvimento com o futebol, conheci um morador de rua, com quem sempre conversava, e que vendia a revista Ocas, na minha rua. Sempre comprei a revista dele. Numa dessas conversas, esse colega de boas conversas nas tardes antes de ir para as aulas da faculdade, mencionou participar desse evento. Seu nome era Dario Bertolucci. Hoje perdi o contato, mas sei que ele sempre está nas proximidades do Tusp ou do itaú cultural, trabalhando agora com poesias. Lembro-me que Dario disse que esse evento era realmente legal pelo contato com moradores de rua de outros lugares, o contato com a cultura do país onde o jogo foi realizado - na época, comentava do evento realizado em Edimburgo, em 2005.

Agora pesquisando, achei uma foto onde ele aparece com a seleção brasileira e alguns comentários que ele fez e que foram publicados em alguns veículos de comunicação.
"O resultado é o que menos importa. O legal foi entrar em contato com os moradores de rua de outros países e perceber que existe miséria em todo canto", Blog Bola(ção) Social.
“(A competição) é importante pela idéia de mostrar que o sem-teto é uma classe marginalizada pelo sistema capitalista que aumenta o precipício social entre todos os seres humanos”, Uol esportes.

Segundo o site oficial do evento, o Rio será a sede do evento em 2010. Na praia de Copacabana.
De repente, a estrutura para o evento poderia permanecer nas praias, não? Manter lá para uso da comunidade, sem ser feito algo temporário. Nike Brasil, Corinthians, Ministério do Esporte e Instituto Illuminatus são os patrocinadores do evento que garantem o sucesso do evento e da preparação e atendimento aos jogadores, bem como a qualidade da infra-estrutura.

3 comentários:

  1. QUE FANTÁSTICO LILI!

    SEUS TEXTOS TRAZEM SEMPRE ALGO QUE EU NÃO PODERIA JAMAIS IMAGINAR, E ESTÃO CADA DIA MAIS INCISIVOS, MARAVILHOSOS!

    QUERO SABER MAIS SOBRE A SÉTIMA ARTE, E ALÉM DE FILMINHOS, TE RECOMENDO LER UM LIVRO CHAMADO PÁTRIA EM CHUTEIRAS...É UMA COLETÂNEA DE CRÔNICAS DE FUTEBOL ESCRITAS PELO NELSON RODRIGUES NOS ANOS ÁUREOS DA SELEÇÃO CANARINHO! ACHO QUE PRINCIPALMENTE PELO TOM DO CARA VC VAI ADORAR A LEITURA, TENHO PARA TE EMPRESTAR SE VC CURTIR A IDÉIA!!!

    MAS AÍ VC TEM QUE VIR FAZER UMA VISITINHA E RETIRAR O EXEMPLAR...FECHAMOS COM BALADINHA, QUE TAL?!?!?

    BEIJO E CONTINUO TE ACOMPANHANDO!

    ResponderExcluir
  2. Oie, Dani.
    Pode deixar, que vou aí sim retirar o exemplar!
    Obrigada pela dica, pelo empréstimo e pelo comentário. Beijo

    ResponderExcluir
  3. Estou aqui para convidar você a participar do projeto www.deolhonacopa.org

    att
    DEOLHONACOPA.ORG

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...