Livraria Cultura

10.7.09

Hospitalidade e Conscientização - referência Kaiserslautern

Sabemos que, para a copa, muitos problemas, na maioria ligados aos nossos maus hábitos, terão que ser resolvidos. Todos sabemos, também, que conscientização e mudança de hábitos não se faz da noite para o dia.
Temos até 2014, para amenizar ou, de preferência, acabar com essas péssimas atitudes como jogar lixo no chão, urinar pelas ruas, enfim, tudo o que sabemos não ser bem visto nem lá fora, nem aqui.
Para isso, podemos seguir o exemplo de Kaiserslautern, que para a copa de 2006, tentou sensibilizar a comunidade para melhorar a recepção dos turistas, mudando a imagem dos alemães, que sempre foi sisuda, ponto que eles quiseram mudar (pode ser notado também pelo "slogan" criado para esta edição da Copa do Mundo 2006 - "Time to make friends" (Tempo para fazer amigos).
A estratégia de Kaiserslautern era passar instruções, aos poucos, mudando e incentivando os alemães da comunidade a aprender idiomas, manter suas casas e fachadas arrumadas, com flores, a recepcionar bem esses "hóspedes" no país, incentivando a participação direta dos alemães na Copa do Mundo.


Seguindo este tipo de campanha, poderíamos fazer no Brasil, campanhas de diversos tipos, seguindo as idéias que conformam a imagem que o Brasil quer passar através da Copa, em 2014.
Contra pirataria, a favor de atitudes verdes, gentileza (parte que peca em agumas cidades do país - e que seria ruim já que temos uma imagem positiva neste âmbito), aprender idiomas, limpeza urbana, entre outros.
No caso alemão, a importância da velhinha também foi pensada, seria quase que um conselho de uma mãe, ou vó, conselhos sábios (talvez possa ser interpretado desta forma). E, não sei ao certo, mas parece que esta senhora é muito conhecida, como o Carlos Moreno (comercial do Bombril) - comparação feita por Marcelo Pedroso, durante palestra, no 4º Salão do Turismo, em São Paulo, este mês.
Durante o Pan, os voluntários receberam cursos de hospitalidade, o que contribuiu muito com o serviço prestado já que todos (atletas, organizadores, treinadores, mídias, etc.) comentaram e agradeceram aos voluntários, ou seja, é eficiente, não é caro, e ainda estimula o mercado de comunicação desde já.
Agradeço, desde já, o Bruno Chies, Leandro Paez e Gustavo Brocanello que me ajudaram com as traduções do alemão.

9 comentários:

  1. O problema da limpeza urbana nao se deve ao fato do povo jogar lixo na rua. E que alem de vc nao achar lixeiras o metodo de recolher o lixo e ultrapassado. Existem caminhoezinhos que fazem o servico com maestria.

    No restante, o post esta correto.

    Uma coisa que poderiam fazer ate a copa e acabar com a planfetagem nas cidades. Alem de ser um "saco" e antiecologica. Se plantam eucaliptos e mais eucaliptos pra que? Pra jogar o planfeto fora a menos de 10 metros de onde vc pegou.

    Alem da planfetagem, outras coisas que poderiam acabar (ou minimizar) e o excesso de "flanelinhas", camelos e aquele pessoal do Itau que fica perguntando se a gente quer um credito de APENAS 10% ao mes. Nao da vontade de bate?

    Otimo post

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedro. Discordo.. em algumas cidades talvez, mas, em SP, por exemplo, é claro que existem regiões sem lixeiras, no entanto, a cidade também é famosa por ter botecos... agora me diga, qual o boteco que não tem uma lixeira? Além disso, nunca vi alguém reclamando por passar pedestre e jogar o lixo em algum estabelecimento. Sem contar que se vc produz o lixo? porque não o leva para a sua casa, ou trabalho onde pode jogá-lo adequadamente. Isso é questão de educação. É intolerável jogar lixo na rua, não tem desculpa!!!!!! simplesmente não tem! Faltam lixeiras, faltam, mas não é a única opção! Nada justifica! Em ônibus as pessoas jogam lixos pelas janela e todos os ônibus tem lixeiras, dos carros, das janelas de apartamentos, conheço vários moradores que moram no térreo que sofrem com isso. É falta de educação ... só isso.
    A coleta pode ser deficiente, mas isso também não é desculpa. Pontos a serem melhorados, corrigidos, desenvolvidos, mas não justificativa pela imundice de nossas ruas. Em são paulo ou qualquer cidade.

    Sobre panfletagem, isso já é proibido em várias cidades, o que falta, é controlar isso, fiscalizar, e multar, assim como quem suja a rua, como acontece em vários países.

    Essa abordagem nas ruas realmente enche muito... nunca vi do itaú, mas daqueles empresas de crédito que sempre fazem propaganda em programas populares na TV. Devia realmente ser proibido... eles te seguem!
    Sobre os panfletos ainda, é quase o mesmo que a lei cidade limpa, não é visual, mas acho que se aplica! hahaha...
    Por isso, essa campanha seria diferente do que foi em kaiserslautern, onde se não me engano era em outdoor. Aqui, como o povo é viciado em TV, poderia ser abordagem em tv aberta e canais pagos.

    ResponderExcluir
  3. Algumas empresas de credito popular sao do Itau. Uma bastante famosa pela "enchecao" fica pertinho do metro Santa Cruz. Os caras simplesmente ocuparam a calcada.

    Bem, o povo e mal eduacado mesmo. Mas a falta de tecnologia aplicada a limpeza urbana so piora as coisas. Em algumas bocas de lobo tem uma grade pra reter a sujeira. Mas como e se retira a sujeira de la depois? Tem uma maquina (BRASILEIRA) que suga tudo e deixa "limpinho". Se forem ficar usando varredores fica muito dificil. Estas pessoas seriam melhor aproveitadas como fiscais ou guardas municipais.

    3 coisas que enfeiam as nossas cidades sao as pichacoes, as calcadas e a pavimentacao das ruas, culpa da Sabesp que fica abrindo buraco pra tudo quanto e lado.
    Qdo o pessoal da prefeitura resolve fazer as famosas "operacoes tapa buracos" ai sim a coisa fica "bonita". Vc ja viu o pessoal "arrumando a rua"?
    Alem e claro da fiacao eletrica mas ai e mais complicado.

    O turista vai ter dificuldade pra conseguir informacoes em ingles, no uso do carta de credito e no cambio. Ate 2014 nos ainda nao teremos TV digital nem diesel com baixo teor de enxofre. E pelo jeito nunca teremos ferries.
    Trem Bala nao sai ate a Copa.

    Pedro

    ResponderExcluir
  4. Eu expliquei mal. Nao e a colheta do lixo que deficiente e a limpeza urbana.

    Ha maquinas que "varrem" as ruas e calcadas retirando a sujeira e o po. Nao e muito comum no Brasil, mas em alguns lugares a prefeitura usa agua de reuso (apos um tramentinho basico, claro) pra lavar as ruas e as calcadas e regar os jardins publicos.

    E bom lembrar que a combinacao de sujeira + carros velhos (50% tem mais de 10 anos) e igual a mais poluicao de particulados. Nao e a toa que ao fim do dia vc passa cotonete na testa e ele fica preto.

    Sobre a sujeira entupir os canos da drenagem urbana eu acho que poderia ser resolvido facilmente se as bocas de lobo e os bueros tivessem uma especie de grade pra segurar a sujeira. Alguns tem, mas nunca foram "limpos". Resultado o lixo fica proximo a "boca" do buero dificultando a entrada da agua. Vergonha !!!!

    Pedro

    ResponderExcluir
  5. É verdade, acho que essas grades, mesmo nos que tem tem espaçamento grande, passando vários tipos de lixo. Ele ajuda, mas não é eficiente. Para corrigir isso, melhor é conscientizar para não jogar lixo. É disso que o post se trata. É melhor corrigir a fonte do problema, a educação.

    Acho importante ter garis na cidade, na quantidade que temos, mas também já vi garis jogando folhas nos bueiros, juntando tudo e jogando nessas bocas de lobo... de que adianta?

    Pra isso, acho que tem que ter uma fiscalização pesada. E mexendo no bolso é o jeito mais fácil de começar a conscientização.

    Sobre os carros velhos é díficil vc pedir que se faça a manutenção ou que troque o carro com a condição financeira que temos no país. Para isso, melhor tentar incentivar o transporte coletivo, melhorando a qualidade dele para que ele não seja mal visto. O que pensamos hoje sobre transporte público inclui a imagem de baratas, gente espremida, calor, gente mau humorada. Nisso não há vantagem, então temos que melhorar o transporte e ir conscientizando dos benefícios à pessoa, ao bolso e à cidade, promovendo uma idéia de conforto, que o convença a usar.

    Sobre água de reuso, em alguns lugares já é usado. Já vi várias vezes caminhões circulando por São Paulo. Se não me engano há uma estação de tratamento no tietê. Pesquiso mais sobre o assunto.

    Não lembro se foi você, Pedro, mas o Castro Mello me respondeu algumas dúvidas sobre o projeto de cuiabá e brasília. Em breve faço um post aqui. Só preciso me organizar com o tempo.

    ResponderExcluir
  6. Sobre Cuiaba eu sugeri que a arquibancada inferior fosse removivel pra dar espaco pra eventos como shows. Eu falei aquilo porque onde moro o ginasio municipal faz uso disto qdo usado pra eventos que nao jogos.

    Sobre Brasilia eu perguntei se a cobertura seria totalmente removivel. E que jogos a noite sao mais legais com o estadio descoberto. De dia, com cobertura parcial e se chovendo, cobertura total.
    Eu me inspirei no Dome de New Orleans. ACHO que ele e totalmente removivel.

    De qq modo, duas coisas sao inegaveis:
    1- A cobertura do Estadio de Brasilia e linda demais;
    2- A cobertura que o Ruy Ohtake quer fazer no Morumbi e o apice do mau gosto.

    Pedro

    ResponderExcluir
  7. eu lembro que perguntei sobre a cobertura "Côncava" de brasilia e da colunata, que lembro q ele me respondeu. Vou ver se consigo postar ainda hoje algo referente a essa resposta. Estou doente, espero que não seja a tal gripe suína! hehhe
    Até breve

    ResponderExcluir
  8. Me desculpe a brincadeira mas e irresistivel. Dizem que gripe suina se cura com um bom banho, uma sauna entao e mais que ideal :-)))))))

    Pedro

    ResponderExcluir
  9. As vezes só acompanhar o campeonato brasileiro a gente já que essa gripe suína num é de nada haahaa. chega desse assunto!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...