Livraria Cultura

30.1.10

Estádio Olímpico de Sochi, Rússia



O campeonato de futebol russo agora é transmitido pela ESPN e, junto com os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 que o país sediará, garantiu uma maior visibilidade da Rússia. O evento em questão ocorrerá no mesmo ano em que a Copa no Brasil. Embora tenham públicos e grandiosidade diferentes, o Brasil tem mais motivos ainda para trabalhar sua arquitetura de forma a buscar a surpresa daqueles que acompanham os esportes e a arquitetura- ainda mais considerando o tema "verde".

O novo estádio Olímpico, projetado pelo escritório Populous (antigo HOK), tem 40.000 lugares e sua forma tem aberturas a partir de rebaixamentos na cobertura que permite a conversa com a cadeia montanhosa e com as águas do Mar Negro ao mesmo tempo. Sua cobertura, permite grande iluminação durante o dia e valoriza a iluminação artificial durante a noite, ajudando o estádio a se consolidar como ícone arquitetônico/esportivo - o que pode ajudar a sustentar o estádio com visitações.
A simbologia do estádio ficaria por conta da textura da cobertura, que se assemelha às asas de uma libélula. Embora a referência seja outra, eu, particularmente, acho bastante parecido o design dessa cobertura com a cobertura do Cubo D'água (foto abaixo, à esquerda) - centro aquático das olimpíadas de Beijing, projetada pelo escritório australiano PTW Architects. Essa mesma cobertura é parcial, deixando alguns assentos, descobertos, o que, a meu ver, é um ponto negativo. Apesar da quantidade de assentos atrás dos gols ser menor que o usual, por ter sua altura reduzida ao compararmos com as arquibancadas laterais, acredito que poderia ser assumido que atrás dos gols não haveriam assentos, como o estádio de Braga, por exemplo (foto abaixo, à direita).


Até agora não foram divulgados muitos detalhes do projeto. O escritório responsável desenvolve também o masterplan dos jogos e diz que os projetos deixarão um grande legado sustentável para Sochi, embora não digam quais são eles. Observando a primeira imagem, podemos analisar também o acesso, bem distribuído e que é capaz de dispersar o público, pelo sistema radiocêntrico, assim como no projeto do Mineirão (abaixo), sede da Copa de 2014, no Brasil.



O site oficial do ecritório apresenta imagens diferentes (abaixo) para o estádio principal dos Jogos Olímpicos de inverno de 2014, em Sochi, Rússia. Se repararmos, as características são as mesmas, exceto pela referência à libélula. Mesmo assim, as imagens não mostram muitos detalhes, nem mesmo exata localização.




No fim de 2009, o site oficial do Jogos em Sochi, divulgou uma nova imagem conceitual do projeto:




Fontes:

Arq Mais

Notícias Arq.com.mx

Future Is Now

Inhabitat

7 comentários:

  1. Fico feliz com a volta do blog da Lilian, bem melhor que muitas materias do Portal da Copa.

    Lilian, fala serio, vc como arquiteta qdo olha estas obras que estao sendo construidas na Europa, na Asia e nos EUA e compara com os projetos dos nossos estadios, NAO DA UMA BAITA VONTADE DE CHORAR FEITO CRIANCINHA?

    Sabe o que eu nao conformo? E que no quesito mobilidade so falam de BRTs (corredor de onibus). Qdo vamos ter aqueles lindissimos TRAMs da Europa? Ou mais metro? E os aneis viarios?

    E eu nao vou comentar o que acho da falta de teatros, museus (especialmente de ciencia), operas houses e parques publicos.

    Da minha parte acho que as cidades brasileiras deveriam e ter um grupo de urbanistas dizendo o que pode ou nao fazer. Do jeito que as coisas vao, sampa vai virar um paliteiro tao feio qto NY.

    Boa volta. Assim que conseguir resolver os problemas do software te mando as fotos.

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Dá vontade de chorar sim. Mas uma ou outra pessoa está se dedicando pra melhorar essas coisas.

    O triste é q nós temos um grupo de urbanistas pra dizer o q pode e o q não pode... é s secretaria de urbanismo! O problema é que falta experiência em urbanismo no Brasil... pelo menos é a minha opinião.

    Há uma mentalidade muito limitada também... isso por parte de todos. Não adianta o profissional ser qualificado se o cliente não quer aquilo!

    Boas melhoras de software pra vc... e aguardo as fotos assim q possível :)

    ResponderExcluir
  3. Te mandei as fotos ontem a noite. O problema nao era o software, era o usuario que estava usando o cabo errado. Parece ate o cliente dos urbanistas.

    Pedro

    ResponderExcluir
  4. Lilian, parabens pelo blog, acabei de descobri-lo. A falta de informações sobre os equipamentos de Sochi são deliberadas. Existe hoje uma fortíssima suspeita que esse estádio será um futuro top 10 dos elefantes brancos no mundo (provavelmente irá brigar pela liderança com Brasília, Manaus, Wembley, Ninho do Pássaro...). Sochi tem apenas 400.000 habitantes e não possui ancoras esportivas que viabilizem esse equipamento no longo prazo. Não li nada sobre redução de capacidade futura, mas seria fundamental. Abraço

    ResponderExcluir
  5. É... por isso é importante q se faça um estudo viável, com cronogramas ao longo do ano. Não adianta falar q serve pra tudo se não tem o "tudo" pra por ali dentro. Só que ninguém faz. Dá vontade de fazer, apresentar um resultado e cobrar por isso! hahaha

    ResponderExcluir
  6. palhaço mensalão presidente de lula - PT!feio lula fora lula!!!segunda guerra mundial

    ResponderExcluir
  7. palhaço mensalão presidente de lula - PT!feio lula fora lula!!!segunda guerra mundial

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...