Livraria Cultura

14.2.10

Vancouver 2010 - Design das medalhas "verdes"



As medalhas desses jogos olímpicos e paraolímpicos (que virão logo em seguida) são feitas com material reciclado: partes de placas eletrônicas e circuitos velhos reaproveitados. A idéia "verde" é o lema das olimpíadas de inverno de Vancouver já que, com o aquecimento global, os jogos olímpicos de inverno estão ameaçados. Foi a partir daí, que esse tema virou obrigação dos canadenses, provando que é possível realizar provas "neutras em carbono".

A concepção

As medalhas foram elaboradas em colaboração da artista aborígene Corrine Hunt, e do designer, Omer Arbel. E conta com uma arte índigena local desenvolvida sob temas escolhidos para a representação do país.

A referência

As medalhas para as Olimpíadas são redondas (abaixo à esquerda) e foram elaboradas considerando as baleias orcas, encontradas na costa Oeste do Canadá. Além disso, as Orcas tem sua imagem baseada nos atributos de força, trabalho em equipe e dignidade.


Já as elaboradas para as paraolimpíadas são quadradas de cantos arredondados (acima à direita) e foram concebidas considerando a imagem de cura, transformação e de determinação, criatividade e sabedoria do Corvo, símbolo dos atletas paraolímpicos. Essas medalhas contam com inscrições em braile no verso (imagem abaixo).



Ambas as medalhas tem um movimento que representa as ondas dos oceanos, as montanhas e a neve da região da Colúmbia britânica, local onde Vancouver está situada. Além disso, em todas as medalhas está o símbolo das olimpíadas e o título dos Jogos Olímpicos grafados no verso.


Curiosidades

Cada face das medalhas é diferente, tornando cada uma delas um exemplar único. Foram produzidas, no total, 615 e 399 unidades para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, respectivamente. Todas baseadas na arte original.

O processo de criação durou 2 anos.

As medalhas são as mais pesadas da história.

O que podemos tirar para a Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016

Para ambos os eventos, podem ser abertos editais públicos de participação de profissionais para o desenvolvimento de medalhas. O mesmo pode acontecer com a tocha, mascote e logos. A abertura desses editais garante oportunidades ao profissional local, oferece um leque maior de boas opções e faz juz aos investimentos com capital público, fomentando o design nacional, evitando direcionismo.

Veja o vídeo oficial abaixo onde podemos ver mais detalhes da concepção das medalhas:



Mais medalhas de outros eventos, mascotes e tochas olímpicas ficam para um outro post.

Fontes:
Terra, Yahoo, Globo, Olhar digital

2 comentários:

  1. Bom dia!
    Estava pesquisando sobre arquitetura esportiva e apareceu o link do seu blog.
    Gostei muito!
    Sou estudande de arquitetura e urbanismo, vou fazer o meu TFG voltado para o esporte tbm. Estou pensando em fazer um memorial esportivo em Belo Horizonte!

    Se você tiver mais obras que possa me ajudar ficarei grata.
    Meu e-mail é marianabarcelos@yahoo.com.br.

    obrigado.
    Mariana Barcelos

    ResponderExcluir
  2. Estou pesquisando medalhas verdes como certificaç]ao ambiental para empresas ou pessoas fisicas que se destacam nos indices ambientais

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...