Livraria Cultura

30.3.11

Barcelona e os legados da Copa

Há certo tempo, comentei em um dos meus posts sobre as mudanças em Barcelona com os projetos urbanísticos, principalmente a favor da circulação e na região portuária. Prometi também que iria escrever um dia sobre tudo isso. No entanto, hoje, me deparei com um texto da revista Contemporaneu (#08) que explica desde os planos originais da cidade, quanto as mudanças feitas para as Olimpíadas de 92, no qual deveríamos realmente nos espelhar. Não só para as Olimpíadas, mas, principalmente, para a Copa 2014, que envolve muito mais cidades - no entanto, parece ser mais fácil se limitar aos estádios medíocres, às burocracias que são burladas a favor da corrupção e à falta de democratização (direcionismo de projetos, por exemplo).

Coloco o link aqui para que possam ler a revista online. O artigo começa na página 43.

4 comentários:

  1. Ola Lilian

    Primeiramente obrigado por ler meu artigo, a revista contemporaneu esta buscando abrir as discussões sobre o urbanismo contemporâneo e toda critica e sugestões são bem vindas.
    Concordo plenamente com seu post e acredito que nós (arquitetos e urbanistas) devemos pressionar as autoridades a dar maior credito a nossas competências.
    Abs
    Elvis Vieira

    ResponderExcluir
  2. Errado! Barcelona é uma fraude: os megaeventos como as Olimpíadas estão diretamente relacionados com processos de gentrificação. Espelharmo-nos em Barcelona signifca espelharmo-nos em um processo que tende a reforçar a periferização!

    ResponderExcluir
  3. Oi, gabriel... me fale mais o porquê disso!

    Obrigada pelo cometário desde já!

    ResponderExcluir
  4. há diversos estudos a respeito. Em uma pesquisa rápida no google surge, por exemplo, este: www.cadernosmetropole.net/download/cm_artigos/cm25_212.pdf

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...