Amanhã, dia 20, a partir das 13h, acontecerá no canteiro de obras do estádio do Corinthians uma solenidade que transmitirá o anúncio do calendário da Copa. O anúncio acontece na Suíça, na sede da FIFA, e, em São Paulo, o evento oficial que contará com Andrés Sanchez, Ronaldo, Kassab e Alckmin, acontece em um dos lugares mais inapropriados atualmente. Por dois motivos: 1 - É um canteiro de obras. Nada mais inadequado para qualquer evento por sua simples condição de obra em andamento. 2 - Enquanto tem evento, não tem obra portanto, paralisação desnecessária.
No entanto, aproveito este post para ousar novamente e fazer uma sugestão da distribuição dos jogos antes mesmo das eliminatórias. Acredito que os Jogos no Brasil serão regionais. Ou seja, assim que começarem os jogos, cerca de dois grupos dividiram regiões no Brasil onde devem jogar, e conforme o andamento do evento acontece, elas vão se direcionando à final (região Sudeste, portanto).
Faço essa distribuição considerando seleções que geralmente estão presentes nas Copas e que podem ser diretrizes para a distribuição que pode fortalecer o turismo e/ou lotar estádios ao mesmo tempo, se possível .
Região 1 (Norte/Centro-Oeste): envolveria Manaus, Brasília e Cuiabá. Nesses estádios, assim que começarem os Jogos, deve estar ali o grupo do Japão. Motivo: Turismo ecológico e observações de aves. O turismo da região foca neste público e o Japão estando na região pode levar novos turistas e fortalecer o vínculo. Japoneses que venham a esta região, mesmo que o Japão não caminhe tanto no evento, provavelmente, não deixarão de visitar São Paulo pela colônia. Uma segunda opção para a região seria colocar um time europeu significativo para o evento (França, Espanha ou Portugal, por exemplo).
Região 2 (Nordeste): envolveria Natal, Recife (São Lourenço da Mata, na verdade) e Salvador. Nesses estádios provavelmente estarão times europeus, pela proximidade. Talvez o grupo da Holanda que, dependendo da divisão de grupos, pode estar na região Sul também. Motivo: colonização e o maior público que fomenta a região é a européia, por conta da proximidade (vôos mais curtos e mais baratos). Seleções que podem estar nesta região são França, Espanha e/ou Portugal. Destaco a França e Holanda para a região 2.
Região 3 (Sudeste): Rio, Belo horizonte e São Paulo. Provavelmente o grupo da Itália, podendo também estar Japão dependendo do sorteio dos grupos. Motivo: maior colônia italiana e japonesa fora de seus países.
Região 4: (sul): Porto Alegre e Curitiba. Podem ser sedes de países como Alemanha, Itália e Holanda. Motivo: colonização. Argentina também deve estar por ali. Caso não esteja, imagino que possa estar na região Sudeste. Motivo: proximidade e público, respectivamente. Uruguai pode aparecer por ali.
Os estádios de Brasília, Belo Horizonte e Cuiabá, mas principalmente os dois primeiros por proximidade e porte, poderiam servir de apoio a todas as regiões. Se Angola, Ghana e/ou Camarões estiverem classificados, se possível, estarão dispostos na região 2, Nordeste.
Imagino que estas sejam as diretrizes para a distribuição dos grupos. Desta forma, times que se classificam podem caminhar à final. No caso da Holanda por exemplo, com grandes chances de se desenvolver bem no evento, vai passando por vários lugares do país, podendo sair do Nordeste e vir para o Sudeste, passando possivelmente pelo Sul.
Saliento que isto é somente uma especulação minha, imaginando o que traria mais benefícios com o turismo e lotação de Jogos, utilizando a Copa 2014 a nosso favor. Vamos ver se acerto, como acertei na escolha das cidades e, caso contrário, quais os motivos para escolhas diferentes.
O Brasil, como já foi mencionado deve bagunçar um pouco o esquema que sugeri, e vai jogar em cerca de 5 cidades-sede. Leia Mais no Portal da Copa 2014.
* Farei acertos quando forem sorteados os grupos.
Comentem o que acham, se concordam e seus palpites.
Nenhum comentário:
Postar um comentário