Livraria Cultura

3.11.11

Metaplasia: um estádio mutante para Atenas

Constantemente vemos buscas de arquiteturas que interajam com o público ou que se destacam na paisagem, seja para integrar espaços urbanos, como para criar marcos para a cidade ou até mesmo com outras funções e/ou intuitos atrelados.


Recentemente, foi apresentado o estádio do arquiteto grego, Christos Koukis, para o subúrbio (Nea Philadelpheia) de Atenas, construído no local de um estádio já demolido. O nome Metaplasia, batizado pelo arquiteto, por se refere à mudança de forma que o estádio parece ter. 

A cada ângulo, um estádio diferente. Definitivamente um estádio digno de cartão postal. No entanto, são custos altos para a execução de um projeto desses, por conta de ser tudo sob medida, nada padronizado. Ainda mais considerando a Grécia, frente a sua crise e ainda sua experiência com os exageros das Olimpíadas de 2004, em Atenas, digamos que esse não deve ser o projeto mais indicado. 




Acima, imagens do estádio se envolvendo aos edifícios do entorno

De qualquer forma, vejo um potencial no conceito do estádio. A forma elaborada funciona muito bem como uma arquitetura 'parasita' que se acopla às outras edificações, mesmo às mais antigas, integrando e propiciando novos espaços, novas sensações e novos usos, resolvendo até mesmo problemas de grandes cidades. Um exemplo disso seria uma cidade com centros comerciais onde há muita troca de informações, onde o tráfego entre andares de prédios distintos é  grande e necessário para aumentar produtividade. Em alguns casos, são construídas pontes entre esses prédios para que não seja necessário descer até o térreo. Estruturas como essas podem integrar de forma distinta, mas com mesmo efeito, criando eixos ou polos culturais ou de serviços e informações. É de fato, algo a ser considerado. 

 


Acima, a esquerda, a arquitetura parasita de David Scott Taylor - exemplificam uma possível ligação de edifícios, e a direita um exemplo de arquitetura parasita que se anexa a edifícios já consolidados.

Como estádio, tem seus pontos positivos também. Um estádio desses pode ganhar muito retorno financeiro com turismo devido à peculiaridade de suas forma. Além disso, cobre uma área extensa, podendo abrigar diversas atividades, diferentemente dos estádios em geral, onde a forma limita os usos. Um estádio desses, por poder variar bastante o pé direito, aberturas e ventilações, além de muitos outros fatores, se torna muito mais 'multiuso' que os estádios que geralmente se intitulam como tal.



Do ponto negativo como estádio questiono a segurança. Não há muitos detalhes do projeto, portanto, faço uma crítica um pouco às cegas - espero que considerem mais como uma análise do que podemos ver com as imagens disponíveis. Um estádio exige uma rota de fuga muito clara e, de preferência, radial, dispersando, ao máximo, a dispersão do público em ocasiões de acidentes e desespero. Essa cobertura, imagino que por dentro, pode se tornar muito confusa também para ver claramente a saída. Seria necessário uma sinalização interna muito bem feita. 

Além disso, esse projeto é proposto para um bairro bem denso, o que não é adequado para qualquer estádio, por conta da proximidade dos edifícios do entorno. A sombra desse estádio tem que ser calculada muito bem para manter a salubridade dos edifícios envolvidos, bem como do próprio equipamento. A sombra no campo pode ser questionada também: é irregular, o que pode atrapalhar possivelmente jogadores, marcações durante os jogos e a insolação do gramado. Tudo nesse estádio envolve muito estudo e muito investimento, portanto, bastante arriscado. Um material que seria bem interessante para essa cobertura amórfica, é o ETFE, que tem enormes benefícios para controlar as questões que mencionei. No Brasil este material tem alto custo por não termos fábricas aqui. Mas, mesmo na Europa, o custo não é barato.


Acima, a implantação do estádio e da projeção da cobertura no gramado.

Veja abaixo o vídeo divulgado do projeto:



Espero que tenham gostado de mais esta referência. Comentem, discordem, complementem. Quem curtiu o texto, ou curte o blog, pode votar no meu blog para o prêmio Top Blog. Votação acaba dia 22-11-2011. Conto com o voto de vocês. Basta clicar no banner ali em cima à esquerda ou neste link. Obrigada.

Fonte:
Christo Koukis
Evolo.US

http://www.evolo.us/architecture/stadium-proposal-in-athens-mutates-according-to-time-and-context/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...