Livraria Cultura

12.7.12

Arena de Gdansk - acessibilidade, arquibancadas e assentos

Terminou a EURO UEFA, mas aproveitei a ida de um amigo pessoal, Jadson Almeida, como voluntário para pegar mais detalhes da PGE Arena, em Gdansk - arena já abordada aqui no blog.

Como estive postando bastante sobre a acessibilidade baseado na nova NBR 9050 que está prestes a sair e em relação a debates e propostas apresentadas para alguns dos estádios da copa, aproveitei para pedir fotos desses trechos da arena.

Inicialmente vou mostrar alguns detalhes dos assentos vips, com qualidade, assim como as poltronas do Allianz arena. Retráteis também nesta área, o que garante boa circulação na arquibancada, quando combinado com um espaçamento adequado entre as fileiras - geralmente não costumam falhar neste setor.



Como podemos ver abaixo, todas as poltronas são numeradas, de acordo com o pedido, e elas são fixadas nos degraus, em uma parte inclinada, o que  ajuda também na circulação e que pode colaborar levemente com o escoamento em lavagens, etc. O pecado fica pelo gradil logo a frente da arquibancada.


As fotos abaixo mostram os assentos comuns, já mais simples - mais simples inclusive que o estádio do Soccer city, sem muitas características ergonômicas, como as caeiras vips, mas também retráteis. Possivelmente esta aberta na foto deve estar com algum problema para volra à posição inicial.



Abaixo podemos ver o detalhe do início das arquibancadas e a sua proximidade com o campo de jogo. Bastante perto, com acesso por degraus o que pode dificultar a vida de funcionários e visitantes com dificildade de locomoção.. 


Abaixo, uma curiosidade sobre o banco de reservas. Embora o estádio tenha o seu, a UEFA optou por usar um padrão de banco de reservas móvel, com rodízio, sem conforto algum,  somente com a proteção de cobertura que a FIFA exige para torneios internacionais reconhecidos pela entidade.Provavelmente a escolha padronizada seja para garantir que todos os times tenham uma igualdade de competição independente do estádio que jogue. No Brasil, bem como fora, vemos assentos com design arrojado, feito por marcas renomadas de automóveis e com aquecimento. 



 Já uma curiosidade tosca fica por conta da solução achada para a parte da 'quina' do estádio. Bem na curba, onde há a abertura para ambulância dando acesso ao campo, forma-se uma junção de arquibancadas em ângulos diferentes. Normalmente, a solução é dada em curva, mas, neste caso, a junção foi literalmente aceita colocando uma circulação em diagonal. Terrível solução, sem segurança alguma, e ainda sem corrimãos de ausílio - mas também seria muito difícil colocar corrimão com uma solução destas.

Mais uma solução que não é bem sucedida é a área para os cadeirantes. Em parte!
Enquanto a visibilidade em relação à arquibancada convencional é boa por estar bem acima e nem mesmo um torcedor em pé barre a visão, a segregação da pessoa com dificuldades de locomoção é evidente.  Além de só ter direito a um acompanhante, o acompanhante ainda fica atrás do cadeirante, sem visibilidade e completamente sem contato, atrás, sem poder estar de fato junto ao seu parente/amigo. Foi uma infeliz solução encontrada, infelizmente. Sobre as barreiras em vidro e moldura metálica poderiam ser menos invasivas à visibilidade se não tivessem essa parte metálica, com mais leveza e limpeza visual.




Podemos ver acima e abaixo o que garante a altura necessária para a visibilidade do cadeirante, uma rampa de acesso que os eleva a um nível um pouco acima do acesso convencional


Esse estádio é uma prova de que mesmo estádios novos pecam muito em acessbilidade e em soluções sem muitos estudos, geralmente resultantes de projetos feitos às pressas para eventos. Espero não ver tanto disso nos projetos para a Copa 2014.

Quem não se lembra, o estádio tem uma beleza e estética similar a alguns outros estádios e foi sede do evento da UEFA este ano, pela Polônia.


Todas as fotos, exceto a última, são de autoria de Jadson Almeida e vocês podem ver mais fotos e relatos de sua experiência na UEFA EURO 2012, em seu perfil do facebook

2 comentários:

  1. Muito bom Lili, parabéns!!! Adorei as observações no ponto de vista de uma arquiteta. Precisando, pode contar comigo.
    Beijos e até a próxima.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...