Livraria Cultura

17.7.12

A nova cobertura do Morumbi

Nesta última semana foi aprovada a nova cobertura do estádio do Morumbi, que dá continuidade a uma série de reformas e atualizações do estádio visando melhor adequação perante as necessidades de hoje e de eventos de grande porte. 

Além do museu, sala de convenções para conseguir novos patrocínios e uso diário, a proposta engloba a criação de um hotel com vista privilegiada ao estádio. 

No entanto, a novidade fica por conta da sua nova cobertura, muito mais adequada que a anterior, feita pelo Ruy Ohtake quando o São Paulo ainda se candidatava a sede pela cidade de São Paulo na copa 2014.
A nova proposta é do escritório Alpha projetos engenharia de estruturas, cuja especialidade é o cálculo estutural. 


Acima a proposta de Ruy Ohtake, para a adequação do estádio para tentar ser sede da Copa 2014, branca e vermelha em referência às cores do time, mas com pilares um tanto agressivos e com a possibilidade da cor vermehla interferir na qualidade de transmissão televisiva, na visibilidade do torcedor e na cor em geral no interior do estádio - mesma interferência que o arquiteto já fez em outra de suas obras na cidade de São Paulo, deixando uma rua rosada pelo reflexo de sua arquitetura.

Já abaixo, a nova cobertura, menos plástica, mas mais leve devido a sua transparência e estrutura treliçada. Mesmo com mais pontos de apoio que o projeto anterior, a proposta se demonstra menos agressiva. Por meio de tirantes, a membrana da cobertura fica esticada. Um anel treliçado também se apoia na estrutura das arquibancadas.

As treliças deixam espaço para uma ventilação natural, como podemos ver na foto abaixo.


 Na foto abaixo, podemos ver o detalhe da cobertura, que proteje mais uma parte atrás do gol. Isso se deve, provavelmente à proteção da entrada de jogadores, e a transparência permite a iluminação do campo, ao mesmo tempo que minimmiza a fachada norte. Possivelmente, o Morumbi, que não pretende abrir mão de seus mega shows, deve ter seus palcos sob este trecho reto da cobertura, protegendo-os da chuva.



A nova proposta teve acompanhamento do Ruy Ohtake, e visou preservar a arquitetura do estádio, assim como os profissionais envolvidos são brasileiros.

Leia mais do que já saiu sobre o Morumbi:
Morumbi: 5 propostas de cobertura
Morumbi com cobertura feita pela GMP
Porque ninguém convencerá a FIFA
Porque ninguém convencerá a FIFA (continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...