Livraria Cultura

16.9.12

Votação do nome do mascote da copa: Amijubi, Fuleco ou Zuzeco?

Como mencionei esses dias, saiu o mascote oficial, registrado já na Suíça: o tatu bola.

A votação seria popular e está disponível a partir de hoje. Depois de um nome ridículo, dentre 3 opções ridículas para nome da bola, estava na espectativa de que o nome do mascote também não fosse assim. 
Eis que temos três opções ruins novamente:

Amijubi é a união das palavras "amizade" e "júbilo", duas características marcantes da personalidade do nosso mascote e que refletem a maneira de ser dos brasileiros. Além disso, esse nome tão original está ligado ao tupi guarani, em que a palavra "juba" quer dizer amarelo – a cor predominante no mascote!

Fuleco é a mistura das palavras "futebol" e "ecologia", dois componentes fundamentais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O nome do nosso mascote mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente.

Zuzeco foi formado dos elementos principais de "azul" e "ecologia". Azul é a cor dos mares da maravilhosa costa brasileira, dos rios que cruzam o país e do nosso lindo céu. E é também, claro, a cor da carapaça especial do mascote. Ele sabe que pertence a uma espécie vulnerável e por isso, também sabe o quanto é importante divulgar e incentivar a conscientização ecológica entre seus amigos do mundo inteiro.


Lembrando que para o pan, o mascote também teve seu nome julgado pelo povo, com três opções ruins - sendo escolhido o Cauê.
Realmente gostaria de saber porque não contratam bons publicitários para definir nomes adequados.

Vote no nome 'menos pior' clicando aqui.

3 comentários:

  1. decepcionante. Não é justo afirmar que os nomes do mascote e da bola foram escolhidos pelo povo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mesmo. Eles tem total controle e, se quiserem, ainda podem colocar uma opção melhorzinha que quiserem e duas muito ruins pra forçar um resultado, mas, de qualquer forma, acho que não teria interesse também.

      Excluir
  2. Nao acho que as opcoes do Pan de 2007 tenham sido ruins, os nomes eram muito mias humanos que esses, tanto que se criou ate uma rivalidade entre os Caue`s e Luca`s na minha escola na epoca. De qualquer forma, o nome do Tatu realmente sera desastroso para nos, mas podemos pensar que talvez, nas outras sedes, tambem tenham reclamado do nome dado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...