Livraria Cultura

13.11.12

Estádio Nacional do Japão - Finalistas

Em Agosto deste ano, foi lançado o concurso para o projeto do novo estádio nacional do Japão e que tinha coordenação e juri de Tadao Ando.

O concurso tinha como requerimento que os participantes tivessem algum dos prêmios máximos da arquitetura, limitando assim, à participação de arquitetos renomados. Ao todo foram 46 propostas das quais 11 passaram adiante. Hoje eles já devem ter um vencedor que deverá ser divulgado e devidamente premiado dentro nas próximas duas semanas. 

Abaixo as propostas finalistas (mais detalhes de cada uma delas, podem ser vistas no site oficial):

 Cox Architecture (Austrália)

 Azusa Sekkei
 Dorell Ghotmeh Tane architects com A&A Architecture
 GMP Architekten
Sanaa com Nikken Sekkei
 Mitsuru Man Senda
 Populous
 Toyo Ito & Associates
 Tabanlioglu (Turquia)
 UN Studio com Yamashita Sekkei
Zaha Hadid

Especulação de um vencedor

É bastante difícil ter uma perspectiva do que pode sair desse concurso visto que nós temos poucos materiais para analisar, mas, prestando mais atenção aos critérios de integração e tendências de arquitetura sustentável que o concurso pedia, daria destaque para o estádio GMP, embora tenham muitos pontos interessantes nos projetos da Zaha Hadid, como sempre, e também no Populous, por considerar todo o complexo esportivo que tem no entorno do estádio atual. Claro que há muita coisa interessante, mas acredito que um desses deva ser vencedor. Daria também, em minha humilde opinião, menções honrosas ao UN Studio e ao Toyo Ito, que deve agradar por ter uma liguagem muito mais japonesa, o que pode convencer. Além disso, a cobertura de Toyo Ito é misteriosa e pode ter uma função interessante, considerando a experiência do arquiteto com estádios. Veremos em breve. 

Veja mais imagens dos projetos no site oficial do concurso.

2 comentários:

  1. Muitíssimo interessante os projetos, pena não ter quase nada para ter uma opinião maior sobre as propostas. Gostaria de entender o projeto da Populous, mas suas artes conceituais são extremamente abstratas para eu ao menos poder criticar qualquer coisa. Já o da Zaha, perfeito plasticamente, mas tenho sérias dúvidas com relação à funcionalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, Lucas. Só divulgarão mais detalhes dos projetos que ficarem nos 3 primeiros, acredito - pois serão 3 premiações. Fica dificil analisar fora a implantação.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...