Livraria Cultura

10.3.13

Sports City, Arábia Saudita, por Arup

Depois da proposta do escritório londrino Populous, venho com o projeto da Arup, escolhido para a construção.

Assim com boa parte da região da Arábia Saudita, do deserto estão construindo cidades inteiras e o King Abdullah Sports City é mais uma. A foto abaixo é o local há um ano (Março de 2012).


Acima, em Março de 2012 e, abaixo, em Março de 2013.



Agora vamos à proposta:


Com um estádio de 60.000 para uso internacional, padrão FIFA, o estádio tem uma capacidade adequada às tendências atuais para sustentabilidade financeira - mesmo lá tem que ser viável.

A cidadela tem um sistema radiocêntrico, tradicional e interessante do ponto de vista da integração e circulação. Sistemas assim são tradicionais de Viena (Áustria), Paris (França) e até mesmo do plano de avenidas de Prestes Maia para a cidade de São Paulo. Interessante se for considerado isoladamente. Perfeito se for integrado vários tipos de transporte, como a ferrovia, por exemplo, e a hidrovia.


O programa

Além do estádio de 60.000 que conta com espaços generosos para a 'família real', o complexo conta com uma mesquita (veja mais ao fim do post), uma arena indoor para 10.000 torcedores, um estádio para atletismo, e outros equipamentos como campos de futebol e quadras de tênis. 

Acima podemos ver a vista geral do estádio, onde a direita vemos os equipamentos esportivos, ao centro o estádio, entre eles a mesquita e ao redor do estádio, na maior parte à esquerda, o estacionamento.

O estádio

Assim como no post anterior, devido ao clima, o estádio conta com um elemento que controla a incidência de luz, permitindo ventilação natural, sombreamento e iluminação natural. Neste caso foi usado o muxarabi  (mashrabiya), elemento vazado típico da arquitetura árabe. Esse elemento envolve o estádio, em um padrão de diamante, como se fosse lapidado. O significado de sua forma faz referência a uma jóia no deserto.



 Acima podemos ver bem como funciona o sombreamento interno, capaz de aliviar as altas temperaturas da região

Mais imagens oficiais do estádio abaixo







A mesquita



Um dos principais requisitos do projeto era ter um a mesquita e ele tem um projeto bem detalhado já, também pela Arup. Podemos ver que tem um paisagismo legal, um cuidado com a paisagem turística, vegetações, e desenhos de piso, típicos dos projetos megalomaníacos da região, mas que, sem dúvida, enobrecem e definem circulações, espaços de lazer, livres, acessos, percursos interessantes, etc. 




Clique nas imagens para ver em tamanho maior

A proposta inicial era para um complexo muito maior, com mais equipamento e em outro local, próximo ao aeroporto, trocou de lugar, e depois foi reduzido e modificado para esta proposta radial. Veja abaixo as áreas e, em seguida, imagens do projeto anterior.


Acima a esquerda as duas primeiras opções de terreno (conforme verão nas imagens abaixo) e, a direita, o novo terreno reduzido para o sistema radial.



O estádio, estéticamente, achava mais bonito que o atual, vejam nas fotos os trabalhos rendados da cobertura, que tinha função similar de sombreamento. A sensação que eu tinha era de uma identidade maior que a da atual, que em certos momentos me faz lembrar o estádio olímpico de Londres.






Estava prevista também uma marina, o que seria bastante interessante do ponto de vista de integrar a água na paisagem, tendência urbanística apresentada em uma série de estudos.


Muitas imagens, mas poucas análises dessa vez porque está muita correria, mas é legal ao menos para trazer aqui algumas coisas que andam acontecendo, não? 

Fiquem a vontade para fazer comentários, criticas, etc. 

Fontes:

Arup Associates - estádio
Arup Associates - mesquita

3 comentários:

  1. Apesar de ser um pouco megalomaníaco, gostei do projeto...

    POr algum momento, a cobertura me lembra a cobertura do Beira Rio...

    Abraços e parabéns pelo trabalho novamente!

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ser um pouco megalomaníaco, gostei do projeto...

    POr algum momento, a cobertura me lembra a cobertura do Beira Rio...

    Abraços e parabéns pelo trabalho novamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na vista aérea o movimento faz lembrar, sim! Mas ainda enxergo mais o de londres pela triangulação.
      Obrigada!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...