Livraria Cultura

10.3.13

Sports City Stadium, Arábia Saudita, por Populous

O nome completo é King Abdullah Sports City e, já ao ver a localização, já podemos imaginar que nada vai ser comum, clichè.


E claro que não é somente um estádio. Como o próprio nome diz, é uma cidade, um complexo, com o intuito de promover o esporte e melhorar as condições de saúde da população.

O programa inclui:
- estádio de 100.000 lugares (bem acima do que se tem projetado por questões de sustentabilidade financeira);
- arena coberta;
- centro aquático;
- complexo poliesportivo;
- Campo de golf; 

*A proposta abaixo é fruto de entrada em concurso em 2009 - outras propostas serão colocadas em seguida no blog, inclusive a escolhida.

Esse programa é somente do complexo esportivo, mas o plano deve contar com apoio de escolas, hospitais, mesquitas, habitação, etc. Conformando uma cidadela esportiva.

Segundo a Populous, responsável pelo planejamento, o ponto forte do projeto é a paisagem, capaz de dar identidade, unicidade, conexão e integração as facilidades promovidas e o lugar como um todo.


Este tipo de projeto é com a qual precisa-se muita atenção na questão de segurança num momento de dispersão do público. Tudo tem que ser bem sinalizado e o público bem direcionado, mas a estrutura dessa cobertura prolongada, tem que ser bem bolada, esbelta, e poderia até funcionar como as estruturas que se ramificam no topo, como árvores.

ION orchard - shopping em Cingapura com estruturas ramificadas.

As imediações dos estádios tem um abrigo de pétalas, que é uma forma de suavizar a intensidade do sol, dando conforto aos espectadores, ainda mantendo a ventilação e iluminação natural. Algo parecido com isso tem no Grande Stade Casablanca, no marrocos, com sistema e clima parecidos. Leia mais

A idéia das pétalas tem intuito de criar um design fluido e dinâmico, além de ser uma referência às estruturas nômades da região.


Como podemos ver na imagem acima e abaixo, a cobertura em pétalas, sobe um pouco acima da cobertura propriamente dita das arquibancadas. Esse prolongamento é na orientação do sol, sombreando as faces estratégicas e podendo controlar o grau de sombreamento dentro e fora. 




Acima podemos ver o modelo de parte da arquibancada, onde o acesso se dá em nível, no alto do anel mais baixo de arquibancadas, o que facilita o acesso por deficientes físicos e pessoas com problemas de mobilidade. Mais dois anéis dão conta de abrigar as 100.000 pessoas. 

Vendo as pétalas e pensando nas condições climáticas da Arábia Saudita, lembrei-me da floresta solar, uma proposta, que, se unida, seria bastante interessante para o complexo. Leia mais sobre a Floresta Solar.

2 comentários:

  1. Essa populous tem uns projetos muito bons, mas tem outros, como esse, que ficam difíceis de entender como funcionariam... Será que eles esquecem que isso fica no meio do deserto, com muito sol e tempestades de areia para atravessarem essas aberturas de folha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, lucas. Na tempestade de areia eu não havia pensado também, mas o sombreado é mais do que suficiente para amenizar o sol.

      Vai ver neste local exato não tem tempestades, ao menos, Acredito que não tenha. Não é tão meio de deserto assim. Veja a localização exata no próximo post (http://goldaarquitetura.blogspot.com.br/2013/03/sports-city-arabia-saudita-por-arup.html) é o mesmo local. É bem urbanizado já. Eles não comeriam bola assim.

      Obrigada pelo comentário.

      Lilian

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...