Livraria Cultura

3.10.13

Novo estádio do Bordeaux


A nova casa do FC Girondins de Bordeaux, começou este ano, na França, a construção do novo estádio em Bordeaux, assinado pelo famoso escritório Herzog & de Meuron. Os arquitetos, na área esportiva, são responsáveis pelo estádio do ninho, em Beijing, pelo Allianz Arena, em Munique, e tem até uma proposta para o Camp Nou, na França (abaixo). O estádio deve ter obras concluídas em 2015 e sediará a Eurocopa 2016. 

Proposta do escritório Herzog e De Meuron para o concurso para o Camp Nou, 2007

Demorei para postar pois ainda não haviam imagens o suficiente para fazer alguém além do que todo mundo fez na época (abril deste ano).

O projeto

Orçado em aproximadamente 168 milhões de euros, o estádio tem formato retangular, branco, destacando-se na paisagem (elegantemente, segundo os arquitetos). Uma floresta de colunas, que de certa forma até faz lembrar nosso Mané Garrincha sustenta a cobertura. Nela, existirão aberturas para a entrada de luz natural e como parte do complexo também existirá uma usina fotovoltaica adjacente ao estádio, mas nada ainda muito bem divulgado.




O projeto é localizado em um cinturão verde já existente e contará com uma praça pública em frente, com projeto assinado pelo francês Michel Desvigne.

A idéia do projeto surgiu para que houvesse o desenvolvimento de algumas áreas já pensadas pelo planejamento da cidade. A partir desta definição que foi lançado o concurso - prática comum fora do Brasil. 


O estádio é facilmente acessado por transporte público, e conta comum paisagismo com algumas áreas asfaltadas para melhor acesso do público, mas também com outros tipos de pavimentação mesclada com verde para ficar mais adequado ao entorno - critério pedido no concurso para que o estádio respeitasse e se integrasse com o ambiente.




 

Para maior fluidez da forma do estádio, o teto do acesso, onde as colunas se encontram com a cobertura, foi desenhada de forma côncava, como um prisma, como se convidasse o público ao estádio. Ao mesmo tempo, enxergo as colunas indo contra isso, mas é uma sensação minha. No entanto, a floresta de pilares é uma referência ao ambiente, às árvores, que fazem essa malha ao redor.




A imagem da maquete acima, tem uma coloração diferente na cobertura. Não encontrei nenhuma informação, mas acredito que a parte mais translúcida seja de um material com maior transparência, para uma iluminação do campo mais saudável. No Allianz Arena, o escritório já usou esse tipo de desenho.

Na foto acima, onde podemos ver a área bastante verde, o local onde está sendo construído, com o norte para cima. Ou seja, essa transparência deve estar no lado Oeste do estádio, onde realmente tem uma via, como na maquete. Geralmente, no hemisfério norte, a transparência deve abranger mais a parte sudoeste, que é o período da tarde que precisam de mais iluminação, mas neste caso foi deixado simétrico.







Desenhos

No corte acima podemos ver melhor esse prisma e a suavidade que os pilares tem, deixando visualmente mais convidativo. A acessibilidade de deficientes físicos e idosos que não parece confortável no que vemos no desenho. Para o tipo de terreno, sem grandes desníveis, seria muito interessante um acesso em nível, mas a opção ficou por escadarias. Não vi em nenhuma das imagens uma rampa, mas não é possível que hoje não se pense nisso. Deve ter em algum lugar!

                                       


O vídeo de divulgação:


Cada vez mais os clubes e escritórios investem neste tipo de apresentação de projeto. Cada vez com uma cara mais empresarial.

Enquanto o estádio mantém definições que são tendência, como a quantidade de assentos - 43 mil - assume outros usos contrários. Em sua programação estão jogos de rugby e também shows, indo na contramão de muita administração - inclusive há boatos de que receberá até futebol americano. Fico imaginando como fica a mudança do campo para esportes diferentes e a qualidade do mesmo, já que sofrerá bastante com usos não adequados e com usos mais frequentes. Alguém conhece uma referência do tipo? Favor comentar se souber.



Abaixo, segue uma série de fotos que podem complementar o texto (fontes variadas: skyscraper, inhabitat, fotos oficiais do escritório para divulgação). Clique para ampliar:









O estádio tem algumas coisas interessantes, mas em resumo, é mais do mesmo. Deve funcionar bem por seu conceito de união com praça pública, mas não é grande exemplo em nada. Há grandes trunfos que podem servir para a sustentabilidade como a usina fotovoltaica que deve suprir todas as necessidades do estádio e entorno, a cobertura facilita pode ter uma captação de água de chuva, a cor branca é interessante para a redução das ilhas de calor, inclusive pode ser bom para a área interna do estádio, a pavimentação é interessante por ser parcialmente permeável (algumas partes mesclam materiais). Mas nem tudo foi mostrado na mídia ainda.

Nos camarotes, vips, etc, nada de sensacional, nada de único, como no Allianz arena. Sempre preguei a necessidade de criar algo com identidade, forte, para que agregue valor e garanta funcionamento e interesse do público. Pelas imagens acima, nada de especial.

O mais interessante do projeto é o conceito elaborado pelo concurso, localizado ao lado de um velódromo, de um campo de golfe e com esse contato com a natureza, próximo ao rio.

Quem tiver mais novidades, comente!

Fontes:

Archdaily
Inhabitat PINI
Skyscraper


2 comentários:

  1. Não sei é, mas parece que o Brasil mostrou uma tendencia em modelo de estádios (Fora do convencional [Redondo ou Ovalado])!
    Ficou muito show de bola esse projeto, me lembra o Mané Garrincha, mas ta valendo. Esta muito legal!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, não digo tendência, pois alguns dos estádios foi caso de uma reforma (ex: man´´e garrincha, beira rio, maracanã, mineirão) e esse formato é antigo. A visibilidade acaba ficando prejudicada atrás dos gols principalmente, pela distancia que se cria. Nos formatos retangulares a proximidade do espectador é maior e isso é muito bem visto. Esta na verdade é a tendência.

      O formato oval era muito utilizado quando antes se faziam pistas de atletismos junto.

      Cheguei a comentar isso de lembrar o mané garrincha, também acho, por conta dos pilares, mas se resume a isso a semelhança.

      O cenário do futebol e dos estádios no brasil mudou agora.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...