Livraria Cultura

13.11.13

Distribuição dos jogos da copa pode favorecer o turismo

No próximo dia 15 e 19, serão feitas as partidas de repescagem mundial para a definição dos últimos times a se classificarem para a Copa 2014 que se iniciará em Junho do ano que vem. 

Depois de definidas acontecerá o sorteio dos grupos e então a definição dos estádios onde serão realizadas as partidas. É aí que estou especulando. Sim, especulando - chutando o que deve acontecer. Teoricamente é tudo sorteio mas ao mesmo tempo que deve se garantir que nenhum time sofra com condições climáticas diversas com a intenção de prejudicar - pois o Brasil terá climas bem diferentes e viagens maiores para alguns times - seria bem legal poder favorecer o turismo dos estrangeiros no país e talvez até mesmo dos brasileiros. 

A questão é a seguinte: alguns países são alvos principais de tipos específicos de turismo e outros tem suas maiores colônias fora de seus países, concentradas em determinadas regiões. A exemplo disso, posso citar o Japão, que deve ser um público bastante requisitado por Manaus, devido ao turismo sustentável, ecológico e de observação de pássaros. Já a Itália tem sua maior colônia em São Paulo, holandeses no nordeste, alemães no sul, árabes no rio e em sp. Isso poderia orientar a colocação dos grupos em certos estádios.

A Itália é um time que geralmente se classifica bem, portanto, é legal colocá-los fora de São Paulo, mas ainda próximo, fazendo com que ao longo do torneio ele passe por São Paulo em algum momento, facilitando para que o turista siga a seleção e visite a parte mais turística com bastante interesse. No caso do Japão, que tem essa vocação para Manaus, também tem a maior colônia fora do japão em São Paulo, então seria legal numa primeira fase jogar em Manaus e, muito provavelmente, eles viriam para São Paulo, com o time se classificando ou não. Alemanha poderia jogar em Porto Alegre, e posteriormente, conforme se qualifica,iria para Curitiba, vindo para São Paulo e então Rio, no caminho, os turistas poderiam dar uma 'pulada' em cidades próximas e talvez até numa possível Oktober Fest antecipada. 

Ou seja, os times com colônias bem definidas no país, poderiam guiar os grupos, independente de cabeças-de-chave, principalmente os times mais qualificados, pois definem um trajeto maior ao longo do campeonato. Como é o caso da Holanda, que poderia iniciar seus jogos em Natal, e conforme se qualifica, passaria por Recife, Salvador e Rio. 

Segue abaixo, um mapa que seria interessante para o turismo no Brasil e que eu elaborei. Eventualmente, dois desses times podem cair num mesmo grupo, apelando aí para outras questões como levar argentinos para longe do sul, pois alguns já conhecem e podem até visitar estas cidades no caminho de volta. Levar os europeus para fora do nordeste, tirando-os do turismo comum. 



Ainda baseado neste estudo, chutaria a minha cidade (Atibaia, SP) como uma potencial cidade para a seleção Italiana se hospedar, pois está equidistante de dois aeroportos (Cumbica-Guarulhos e vira-copos-Campinas). Ela está também a 15 minutos de Bragança Paulista onde tem um centro de treinamento já qualificado, possui um hotel de excelentíssima qualidade que não deve ser desperdiçado e não há fundamento jogar arbitragem, turistas, staff ou jornalistas ali. Fica há cerca de 1h-1h10 do estádio do Corinthians. Então acredito que sejam vários os bons motivos para ser escolhida por alguma seleção, principalmente a Italiana ou eventualmente a japonesa (já que também é uma cidade com grande colônia de japoneses e conhecida pela plantação de morangos). 
Lembrando que tudo isso é uma especulação minha e, ao mesmo tempo, uma esperança de um aproveitamento maior do turismo já que o Brasil tem que lucrar com o evento e também é um teste para ver como a FIFA trabalha descobrindo se é tudo sorteio ou se tem alguma 'manipulação' da distribuição dos grupos para favorecer o país sede. 

Além disso tudo, sabemos que o Brasil vai jogar espalhado pelo país o que pode bagunçar um pouco isso.

As seleções já classificadas são as do mapa abaixo - fonte: globoesporte - e as próximas partidas para qualificação e repescagem você pode ver aqui e aqui




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...