Livraria Cultura

24.7.09

Cidades-sede: Recife

Embora Recife seja quase que um artifício para ter conseguido ser sede da Copa, já que a "cidade da Copa" será em São Lourenço da Mata, município da Região Metropolitana do Recife, é mais de Recife e de Pernambuco como um todo que mencionarei neste post, mostrando o porquê de eu ser um tanto contrária à proposta apresentada.

Desde o início, via goiânia como uma cidade mais interessante para a Copa como um todo. Como um plano para o Brasil. Nada contra Recife, mas ela terá devido destaque durante a Copa, com ou sem o evento, simplesmente pela proximidade de outras cidades-sede no nordeste, e pelo fluxo turístico que a cidade já tem.Sem dúvida é uma cidade merecedora, só enxergo como goiânia, como uma cidade que traria mais retorno à imagem e aos gastos dos turistas no país, durante o evento. No entanto, como foi escolhida, pretendo neste post, salientar os melhores benefícios de Pernambuco pode acrescentar ao Brasil e à Copa e o que precisa ser feito para isso e para o retorno ao próprio estado.

Pernambuco, assim como outros estados do nordeste, tem um bom espaço em produção cinematográfica. As produções significativas em cinema, curta-metragens, por exemplo, tem seu foco ali. Pernambuco, no cinema, mostra bastante uma regionalização demarcada pela cultura particular e um trabalho exemplar! Além disso, com toda a história de Lampião, Maria Bonita e o artesanato de Mestre Vitalino, Pernambuco poderia usufruir mais de sua cultura interessante durante a Copa. Complementando ainda a cultura, a música também agrega muito valor ao cotidiano do pernambucano com, por exemplo, o Manguebeat e Maracatu, bem representados por Chico Science e Nação Zumbi, Mundo Livre S/A e Cordel.

Como programação, que tanto questiono na hora de se fazer um projeto arquitetônico, saliento que esse seja o foco, equipamentos que fomentem essa cultura e produção cinematográfica, que incentivem e divulguem mais ainda dando acesso à cultura pernambucana não só para quem vive ali, mas para quem visita. Somado à esses destaques culturais que já mencionei, ainda tem o frevo, o carnaval e e a tradicional festa de São João. No caso do carnaval, como não é durante o período de copa, fica um pouco a parte, a não ser que seja cogitada a possibilidade de mudança (como a Oktoberfest de Santa Catarina, que parece que vai ser em Julho em 2014 - "JuliFest" haha). Não acho que seja ideal isso, pois se tira o público de uma parte do ano para "aproveitar" em outra, talvez seja mais ideal somente uma pequena apresentação do que seria.
Apelidada de "Veneza brasileira", o turismo ali se expande também por Olinda e mais algumas cidades vizinhas, com praias mundialmente famosas e com grandes redes hoteleiras para atender os turistas. Mesmo assim, alguns investimentos em hotelaria serão feitos. Segundo pesquisa realizada pela FGV, Recife tem somente 47,12% de acesso à rede de esgoto, o que se demonstra um grande problema a ser resolvido até 2014. Além deste problema, os dois grandes times de Pernambuco, Sport e Náutico, já tem seus próprios estádios e a grande dúvida é como seria convencer esses times a jogar nesse novo estádio da "Cidade da Copa".
Além disso, porque se criar uma "cidade", que corre o risco de ser largada, também já mencionada como uma possível "cidade fantasma", enquanto em Recife mesmo temos muitas coisas de infra-estrutura, saneamento, e turismo que podem ser melhoradas. Quem vai morar lá? Há um estudo de público alvo e já interessados a se mudarem??? A grande preocupação tem se demonstrado com cidades cujos estados não tem tradição no futebol, como Manaus ou Cuiabá - cujas considerações já dei no post de cuiabá e, em breve, no de Manaus. No entanto, se fossemos comparar, o risco nesses estados seriam com estádios, mas e no caso de Pernambuco? uma cidade!!!! É realmente uma idéia muito utópica, dificilmente, se for construída dará certo. Nesse caso, não vejo potencialidades. Nem mesmo o urbanismo foi algo genial! O que há demais? que acrescente algo??? Não é um projeto que disperte o interesse por ter algo único, algo que seja extremamente necessária a visitação!

Sinceramente, na minha opinião é algo que, desde a idéia inicial, foi para o caminho errado. Ao invés de acharmos solução para os problemas existentes, visa criar uma nova cidade, que pode gerar ainda mais problemas. Sem contar que seria como falar "copa em são paulo, com estádio em guarulhos, ou são bernardo". Simplesmente usou o nome de recife e a proximidade.

Sobre o Projeto do estádio em si, não dá nem pra comentar muito, já que as imagens tem uma resolução ruim e nem tem material arquitetônico, somente uma maquete 3d. A única coisa que posso dar, é meu ponto de vista particular em relação a estética: Não gosto, parece pixelado e não representa em nada a cultura pernambucana. Acho que a estética da arquitetura deva condizer com o que acontece no entorno. Se bem que desse ponto de vista está ok! Não acontece nada em volta, portanto a estética nada representa - risos.
As escadas de saída parecem não conversar harmoniosamente com o resto do projeto.

Acho que é uma das cidades mais problemáticas, acima até mesmo de São Paulo, mas ambas precisam de um bom novo projeto, para tem um partido, uma diretriz concreta e idealizada corretamente, para promover um bom resultado para o país e para as próprias cidades. Se o estádio do Arruda fosse reformado, já seria muito melhor. Até mesmo sendo um estádio particular. Comparando as opções, até sendo particular é melhor, pelo menos não geraria futuras despesas ao governo. A reforma poderia contribuir, com investimento privado e do clube, para melhorias no entorno do estádio.

Sobre uma Copa Verde, pelo jeito se restringirá às exigências da construção de um estádio. Para um país que quer se mostrar atualizado com sustentabilidade, como potencial, com o pensamento verde inserido no nosso dia a dia... isso é pouco, muito pouco.

Sobre o acesso, será construída uma estação de metrô nas proximidades, também no sistema extensão e não ramificado, o que acumula tráfego. Uma estação também não é nada se não foi composto por um sistema integrado de transportes. Sobre o aeroporto, a infraero modernizará o aeroporto Guararapes Gilberto Freyre, segundo mais movimentado das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Sobre a segurança, isso deve ser trabalhado um plano específico para o evento, mas desde já, o aumeto do número de empregos pode colaborar com a qualidade social e, consequentemente, na redução do número de violência. Todos sabemos, que, na maioria do nordeste, não digo o nordeste todo, mas em sua maioria, as praias, orlas, onde os turistas realmente frequentam, o urbanismo e serviços são bons, garantindo uma boa viagem e garantindo o retorno desse público. No entanto, no interior, onde realmente temos nossa sociedade, a realidade é outra, camuflada e escondida do turista. A copa serve para trazer benefícios para nós mesmos! É a chance de melhorar a qualidade de vida do brasileiro através de investimentos, portanto uma copa em recife... recife, recife mesmo, traria bons benefícios sem prejudicar em nada o evento "Copa do Mundo".

Enfim, acho Recife terá um problemão sendo sede da Copa. Goiânia ganharia mais com a Copa do Mundo de 2014.Mas sendo Recife a definitiva, acho que o caminho é reestudar, reprojetar para representar o que realmente Recife é, trazendo lucros futuros a ela e ao país.

PS: Não gosto de editar meus textos para não tirar a credibilidade do que falei, no entanto, dessa vez, esqueci de sugerir um vídeo que representa bem o cinema pernambucano. É um curta que se chama o Jumento Santo... ele representa bem a qualidade da produção e mostra um forte trabalho de marcar a região desde o roteiro, quanto às escolhas de narração, cenário, músicas, etc. É realmente bom. E está dividido no You Tube em Parte 1 e Parte 2. Vale a pena ver, quem gosta de cinema é um prato cheio,"víssi"?

17 comentários:

  1. Olá. Se eu não me engano, essa estilo pixelado que você comentou é uma referência à renda, que é um estilo de bordado típico do interior do estado.

    ResponderExcluir
  2. Olha! legal. Não havia lido nada do tipo. Realmente no nordeste tem muita renda mesmo. Não sei qual é o tipo exato, mas legal se realmente for essa referência. Não achei nada relativo a isso.

    Obrigada :)

    ResponderExcluir
  3. Olha, sou cearense, já vi muita renda, e esse estádio do Recife não me parece, nem de longe, com nenhuma renda vista por mim. Concordo com a opinião da arquiteta. Que a copa NO Recife, exalte as qualidades do e para o recifense.

    ResponderExcluir
  4. Bem, Pernambuco nao tem 2 grandes times, tem 3: Santa Cruz, Nautico e Sport. Sobre o novo estadio, poderiam "convencer" os times a jogarem no novo estadio em partidas dos campenatos nacionais: copa do Brasil e Brasileirao.

    Goiania deveria sim estar na copa, nao no lugar de Recife, mas no lugar de Natal ou Cuiaba.

    E importante lembrar que em Recife a SELECAO BRASILEIRA JAMAIS FOI VAIADA, coisa muito comum no Rio ou em Sao Paulo. A selecao TETRA campea mundial pousou nao em Brasilia, Sao Paulo ou Rio, pousou em Recife.

    Se ha uma cidade que vai representar bem o Brasil na copa, e Recife. Os turistas vao gostar muito da cidade. Problemas a resolver: saneamento, limpeza publica e violencia. Como todas as outras.

    ResponderExcluir
  5. É verdade, não conheço bem as rendas... das que eu vi, nenhum parece... parece mesmo ser um fechamento pixelado, como disse.

    Realmente não mencionei o Sta cruz. Obrigada. Mas pelo menos mencionei o arruda vai...não ficou tão esquecido. Agora não vejo como "convencer". Jogando fora de casa, o lucro não vai direto para o time. Ou seja, a pouca verba que entra, não entraria como jogando no estádio próprio. Além disso, o que fazer então com os jogos enquanto tem a copa do brasil e brasileirão... recife ganhará 3 estádios que só serão usados na campeonato estadual???

    Não acho que Natal ou Cuiabá devessem ficar fora da Copa... é importante para a região, para os lucros do BRASIL como um todo, durante e depois do evento, mostrando todos os cantos do brasil, mesmo que o estado não tenha tanta ou quase nenhuma tradição no esporte. É mais um motivo, levar a esses lugares infra-estrutura para o futebol ali ser incentivado.

    E sim, como todas as outras, deve resolver problemas como saneamento, limpeza e violência, mas levando a copa para s. lourenço da mata, recife não receberá tantos investimentos como receberia se a copa fosse em recife realmente.

    ResponderExcluir
  6. me desculpe... quando disse "o que fazer com os jogos enquanto tem a copa do brasil e brasileirão", quis dizer... o que fazer com os estádios desses times enquanto eles jogam fora?

    ResponderExcluir
  7. olá Lilian tudo bem ???
    muito obrigado pelos elogios e pelo comentario !!
    obrigado meeesmo !!

    olha eu achei muito bacana seu blog não consegui ler muita coisa pois estamos numa correria maluca aqui no estudio, mas adorei as informações sobre os estadios vou addicionas aos favoritos e sempre dando uma olhadinha vai ser ótimo ficar antenado a respeito disso !!

    bjo
    CAUE

    ResponderExcluir
  8. Opa. Obrigada Cauê! Vou continuar de olho no teu também. Achei realmente muito bom!

    ResponderExcluir
  9. Lilian,

    Nada a ver com o post. Mas, segundo o portal da Copa 2014, o Ruy Ohtake disse que os criterios da FIFA nao devem ser visto com muita rigidez, sao uma "sugestao", segundo ele.

    Segundo o entrevistado, o estacionamento de 3600 lugares esta OK. A FIFA exige 10 mil pro jogo de abertura.
    Nada foi dito qto a cobertura.
    A pior parte, pra mim, foi mencionar que deveriamos seguir o exemplo da Copa da Espanha em 1994.

    Vc entende que o que esta escrito no Caderno de Encargos e uma "sugestao" e que nao deve ser visto com "muita rigorosidade".
    A cidade nao corre o risco de perder a abertura por causa de "interpretacoes" como esta?

    Discordo que Goiania deveria ser sede. Monte Santo (ta bom, ta bom, Atibaia) e muito mais cidade.

    Pedro

    ResponderExcluir
  10. A renda que serviu de inspiração para o projeto foi a renascença. Os renders que você postou não fazem jus ao projeto (não que a culpa seja sua), mas existem melhores na internet.
    Sobre a destinação das moradias. Boa parte vai ser direcionada aos servidores públicos do estado, visto que a área também deve comportar o centro administrativo do governo. O projeto anterior, Recife-Olinda, foi abortado por questões financeiras, só de indenização chegou-se a cifras de R$100,00 milhões. Este novo projeto deve ser tocado na forma de PPP com a Odebrecht, ou seja, sem dinheiro público, o estado vai entrar apenas com o terreno, que já é dele.

    Gostei bastante das sugestões sobre cinema. Sobre o carnaval, acho que não seria o caso (a não ser pequenas apresentações), pois como você disse teremos as festas juninas típicas da época.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  11. Pedro... acho que se a cidade quer ser sede, as recomendações e exigências da FIFA tem que ser no MÍNIMO cumpridas. E sugestão é uma coisa, projeto apresentado já não deveria mais ser sugestão, algo mais embasado.

    Rodrigo, pesquisei aqui sobre a renda renascença. Realmente se as imagens que postei aqui não mostram nada dessa renda, se essa foi a inspiração. Essas imagens que postei são as que tem se divulgado. Não vi imagens com melhores representações gráficas. Se tiver o link de algo, for favor pode me mandar?

    PPP não significa Parceria público-privada? Pois se é, vai dinheiro público junto!
    Sobre ser destinado aos servidores públicos, não acredito muito no funcionamento disso.

    Obrigada pelos comentários

    ResponderExcluir
  12. Lilian, segue um link com bastante informações sobre o projeto, aconselho ver o video (a partir de 4:50min o estádio é melhor representado). http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=902878

    Há também uma imagem do tipo de renda que eu falei.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  13. Oi Rodrigo...
    já vi esse link.. inclusive foi daí que tirei uma das fotos... Na postagem ela fica melhor... mas clicando nas imagens elas ampliam. Não acho que a qualidade de imagem sejam boas. Talvez porque a própria imagem 3d não tenha sido bem feita e bem renderizada.

    Vi a renda no link, esta não havia reparado anteriormente, no entanto, quando pesquisei no google, por renda renascença, aparecem imagens de rendas completamente diferentes dessa. Bom... não entendo de renda, definitivamente.
    Enfim, se for essa do link, ok. Mas mesmo assim, não acho que o projeto tenha ficado harmõnico, mesmo com a influência cultural. Acho que dava para fazer algo mais significativo, mesmo com a própria renda!
    Obrigada pelo link!!!

    ResponderExcluir
  14. Goiânia, sede da Copa? A capital de Goiás tem lá ruas largas e arborizadas. Nada mais. Não tem restaurantes, não tem hotéis, não tem nada pra se fazer. Quando muito uma tal Feira da Lua, na verdade um camelódromo imenso que reflete a pobreza da população que tem um pequeno negócio sem pagar imposto. Goiânia toda é fake, além de ter um governo estadual incompetente que não deu conta de propor uma candidatura coerente.

    ResponderExcluir
  15. Acho que recife tem uma proposta incoerente... e, maqueia a pobreza para os estrangeiros.. isso tb não é mérito.

    Eu só acho que Recife se beneficiaria com o intenso turismo, mesmo sem copa pela localização entre cidades-sede.

    Goiânia, sem candidatura, pode não receber tanta visibilidade e o estádio era muito melhor... isso não dá pra negar.. só ficou de fora por conta de brasília. (q tb não tinha como ficar fora)

    ResponderExcluir
  16. A chamada cidade é uma proposta para o futuro e está em parte nas mãos da iniciativa privada. O fato é que a área escolhida é uma das poucas com condições físicas espaciais para abrigar um estádio padrão FIFA com qualidade. Com relação a estética do projeto muitas referências podem ser encontradas, entre elas o manto do Maracatu, rendas como já foi colocado, redes, peles de animais e etc...um projeto não pode se basear apenas em "referências" regionais senão tudo seria banal. O mais legal do projeto é sua relação com o entorno de apelo natural, sua forma e desenho dão a impresão que o edifício nasce a partir do terreno, como se fizesse parte da área, ao contrário das formas batidas em forma de "pneu" ou "donut". Tenho quase certeza também que os volumes são rampas e não escadas. As imagens não são tão bem produzidas como as de outras cidades no entanto on projeto é muito interessante

    ResponderExcluir
  17. Oi,

    é verdade.. são rampas, eu que me expressei mal. Obrigada!

    Não sei se em qualquer capital do brasil podemos dizer que as referências são tantas a ponto de ser banalizadas. Ainda temos muito pouco e isso é também a referência ao entorno... ela pode ser ao relevo, à cultura, ou qualquer outra coisa regional, depende da amplitude dessa referência... nada impede de ser algo com característica brasileira, ou até mesmo sul-americana... mas acho que deve demosntrar, é o cartão de visita que teremos, o ponto mais focal que será abordado por emissoras de todo o mundo.

    Realmente acho que a representação do projeto pecou, mas apesar de você falar que esse era o único espaço para ter um estádio padrão FIFA, discordo. Não é como SP onde o estádio está tão limitado! Sem contar na questão que falei... Recife poderia ter muitos problemas resolvidos com um estádio ali e mesmo assim "cria" uma cidade que pode mostrar os mesmos problemas ou ainda mais. Bom.. é a minha opinião..
    sinta-se a vontade para replicar se quiser.

    Abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...