Acima, a versão original do logotipo - ainda 'crua' - e depois já renderizada - que pra mim continua tão ruim quanto a primeira
Eis então que o Portal da Copa 2014 lança o concurso "Não gostou? Então faça!" . A premiação é de R$ 3.000,00 e é aberta a designers, estudantes e leigos que tenham boas idéias.
Mais detalhes do concurso serão divulgadas nessa sexta 20 de agosto no Portal da Copa.
Desde que o logotipo virou piada, alguns blogs, como o blog Logoeca, abriram espaço para que charges, piadas fossem publicadas pelos leitores.Há também o blog Assuntos Criativos que abriu uma album de sugestões enviadas por leitores. Por enquanto são poucas propostas, espero que cresça mais.
Abaixo, à esquerda, a mais famosa das brincadeiras com o logotipo anunciado em Johannesburgo, ao lado, um logo que, na minha opinião, se melhor desenvolvida graficamente, tem muito mais potencial que o oficial.e, por último, uma charge desenvolvida e publicada no logoeca.
Abaixo, logo para Jogos Panamericanos 2007, Jogos olímpicos de Inverno 2014 e Sul-americanos 2010:
Só no Brasil, podemos colocar o logotipo oficial da copa, concorrendo como pior logotipo para um mega evento esportivo junto ao logotipo de SP, como cidade-sede:
Ou quem sabe, com aquela suposta segunda opção que é praticamente igual ao logotipo sul-africano, mas com uma montagem 'meia-boca':
Incrivelmente, seria uma concorrência exclusivamente nacional. Os três logotipos (Copa 2014 oficial, SP 2014 e 2º opção para Copa 2014) questiona a qualidade do design gráfico no Brasil. Seria isso mesmo? Não é no próprio Brasil que temos uma das maiores equipes publicitárias, lidando diretamente com grandes designers? Pois o caso então fica com a escolha do desenvolvimento desses logotipos. O grande problema é que não abrimos oportunidades para a participação de todos, excluindo 'pequenos' que poderiam ser 'grandes' designers se tivessem espaço para mostrar seu trabalho. Existe um direcionismo no Brasil.
O logotipo da candidatura do Brasil (abaixo) era melhor do que foi proposto. Esse novo, eleito via um suposto e nada transparente concurso é motivo de vergonha e desapontamento de leigos ou especialistas no assunto.. Espero que o mesmo não aconteça com o logotipo do Rio 2016, que tem hoje um logo bem representativo e que tem em desenvolvimento um concurso pela ADG para a marca desses Jogos Olímpicos.
De qualquer forma, o designer Felix Sockwell, americano, gastou alguns minutos 'recauchutando' a proposta oficial e pelo menos, com bons argumentos, modificou um pouco dessa monstruosidade:
Fontes:
Ficamos como idiotas perante a esse logo ridiculo.
ResponderExcluirQualquer um faria um mais bonito.
Adorei o post.
Bjs