Livraria Cultura

8.2.12

Os estádios para Bursa

Bursa é uma cidade na Turquia onde seu estádio é o que mais recebe jogos do time Bursaspor cujo apelido é Yeşil Timsahlar (crocodilo verde). Timsah significa crocodilo, em turco, e foi aí que nasceu um projeto, talvez até um pouco cômico, que usarei para mostrar um ponto de vista que defendo, mas com ressalvas.

Já falei sobre o valor da forma, da simbologia e de tratar o estádio como um marco a fim de garantir ou aumentar o arrecadamento do equipamento para autossuficiência financeira. Alguns casos que já mencionei levantando esta questão são: Arena Manaus e o Volcano Stadium, por exemplo.

No entanto, mostrarei dois projetos distintos para a mesma cidade e ambas possuem uma simbologia relacionada ao tal 'crocodilo verde' mencionado acima. Na verdade, uma tem simbologia, a outra é tão explícita que não se refere mas se mostra nítida a idéia.

Em 2009, tive o contato com um fornecedor do ETFE, em São Paulo, onde conheci bem o material e como exemplo de utilização, foi mostrado o projeto, ainda em estudo para um estádio na Turquia, pareceu um tanto estranho, mas agora, que saiu o novo projeto resolvi dar uma olhada melhor e abordar este assunto. O estádio em questão é o seguinte:







Já o estádio novo, cujo conceito foi divulgado recentemente (elaborado pelo stadiumconceptarenaCom)





Apesar do projeto mais antigo utilizar um material de excelente qualidade, o ETFE, nota-se que a forma nítida de crocodilo que foi adotada limita o estádio para expansões ou até mesmo reduções, como também beira o cafona, na minha opinião como cidadã e como arquiteta (tanto pela falta de sensibilidade arquitetônica quanto pelos raios de luz saindo dos olhos do crocodilo com a iluminação noturna). Acredito que a outra proposta, a mais nova, remete ao simbolo do time, permitindo, ao mesmo tempo, com que a arquitetura flua melhor obtendo melhores resultados. Neste segundo caso, onde a cobertura faz lembrar escamas, a ampliação pode ser facilmente obtida sem grandes transtornos além de ter sido pensada modularmente, facilitando o uso logo abaixo da cobertura, como mostrarei em um futuro post. 

Não entro na questão ainda dos projetos propriamente ditos, mas do conceito da forma. Nem os problemas de inserção no terreno da primeira proposta, nem mesmo soluções geniais da segunda, são alvos deste post.  

Esta postagem foi mais para mostrar como um mesmo conceito pode ser abordado de formas diferentes por profissionais diferentes. Mostra também como materiais bons podem ser empregados ainda com qualidade mas em projetos problemáticos. Ainda mais, pretendo salientar o quanto é adequado, para obras de porte grande (mas também um pouco menores) uma segunda opinião, como em casos médicos, por exemplo, valorizando a realização de concursos de arquitetura onde o conceito inicial é apresentado, deixando o executivo somente para soluções mais adequadas ao cliente. O Brasil ainda precisa disso, embora 2011 tenha tido uma maior quantidade, está bem distante da quantidade em outros países. Emprega-se melhor o dinheiro público ao mesmo tempo que valoriza bons profissionais.

A próxima postagem dedicarei à proposta mais recente que tem pontos interessantíssimos a serem mostrados. Espero que gostem. Somente como uma menção extra, o que acham da comparação da proposta do crocodilo verde com a do Estádio Solar? Bastante semelhantes, não? (a não ser pela qualidade)

Fontes: 

12 comentários:

  1. muito interessante esse caso, realmente, o estádio do jacaré chega a ser uma violência visual. creio que a nova proposta seja até mesmo interessante por lembrar as tendas que são muito utilizadas nos desertos turcos e árabes, o que pelo que eu já vivenciei, deixam um clima bem mais agradável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lucas. É uma falta de sensibilidade arquitetônica tremenda. Talvez até tenha sido um pedido de cliente já que muitos querem coisas nítidas.

      Confesso que me fez lembrar um trabalho ridículo que fiz no começo da faculdade - era uma tenda itinerante para exposições a beira-mar. Fiz em formato de polvo. vergonha até hoje dele hahaha

      É preciso cuidado, seria um marco esse crocodilo, mas um marco antiestético. Não sei até quanto isso vale a pena.

      Excluir
    2. sei como 'e fazer um projeto feio, essas coisas de faculdade de arquitetura hehehe, isso me faz lembrar aquele Aquario que esta sendo construido em Fortaleza, parece uma alga gigante que brota do chao, meio esquisito e extremamente chamativo

      Excluir
    3. é.. faculdade de arquitetura vc acha pouquissima coisa digna no começo.. elas aparecem somente no trabalho final. Não conheço esse aquário. Vou procurar saber, vale como referência ahaa. Obrigada pelos comentários

      Excluir
  2. Lilian, ótima análise. Sem dúvida que o segundo projeto é melhor. Por sua integração paisagística, área coberta e de circulação, etc. Mas, sem ter opinião definitiva, não considero o projeto do crocodilo um absurdo pelo seguinte:
    Futebol vive de simbolismo;
    Se o réptil é a marca e a identidade do Clube, talvez isso seja importante na questão da diferenciação, ou seja, o segundo projeto é um belo estádio, mas o primeiro, chama atenção mundialmente como o "estádio do jacaré" e, consequentemente, o Clube do Estádio do Jacará. Entende o que quero dizer?

    Até os olhos com luzes merecem uma ressalva.

    Nenhuma cidade vive incólume durante um evento que reúne mais de 40 mil pessoas. Canhões de luzes podem ser interessantes para localizar o torcedor no deslocamento. Aqui em Porto Alegre, em grandes jogos, são colocados canhões de luzes perto do estádio e o efeito, o clima, é muito legal.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em usar o simbolismo para chamar a atenção. Mas eu acho que há formas mais sutis. Acho que beia a breguice esse tipo de coisa tão explícita. Além de ser agressivo para a região... em termos de cidade que digo. Enfim, é uma opinião somente, acho que dá para trazer destaque sem ser dessa forma tão forte.

      Obrigada pelo comentário! E nada contra canhões de luz, mas achei engraçado também saindo dos olhos.

      Excluir
  3. Imagina a Disney sem o castelo da Cinderela. Recomendo a leitura de "O jeito Disney de encantar clientes", do Disney Institute. Entre outras coisas fala de três sistemas de atendimento "elenco"(funcionários), CENÁRIO e processo. O Jacaré se enquadraria no cenário da "magia".

    Parabéns pelo blog.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou aceitar a sugestão de leitura, guilherme! Vou ver se encontro, deve ser bom. Mas eu imagino do q pode falar pelo que você disse. Mas acontece que a disney é um parque de diversões, temático, baseado em personagens de contos de fada. Acredito que para um estádio, uma referência às escamas está mais do que suficiente. Pelo menos eu acho que até tem mais brilho pois não subestima a nossa visão.

      Excluir
  4. aqui existe uma piada sobre os homens de Bursa assim como os de "Pelotas" no Brasil. Um jacaré desses só iria reforçar esses comentários regionais "só podia ser em Bursa mesmo ..." kkkk. "Tendas como turcos e arabes usam " ... os turcos o-d-e-i-a-m ser comparados aos árabes, e não me lembro de nenhum "deserto" por essas bandas (regiões áridas existem, mas dai chamar de deserto ...) a cultura é rica em simbolos, uma pesquisa mais aprofundada certamente pode trazer inspiração pra resolver o dilema do jacaré.
    Gostei muito do Post, parabéns! Se puder visitar meu blog agradeço tb: www.lucinaturquia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciane... legal ver isso sob o seu ponto de vista aí da Turquia. É bom ver todo o contexto hahaha. É como fizeram com a cobertura do São Paulo quando foi divulgada e que deixaria o estádio com um toque de iluminação rosada por dentro.

      Brigada pela visita e to indo ver seu blog. Acho que já vi no começo, assim que você se mudou, vou lá me atualizar. Bjo

      Excluir
  5. Olá luciane como vai vc?
    achei seu blog super interssante as postagens educativas,pois me ajudaram muito com um trabalho que estou fazendo para a faculdade sobre copa do mundo e nossa.
    obrigada
    bjos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elizabeth. só confirmando, Luciane é uma conhecida minha que hoje mora na turquia. O blog é meu, Lilian.

      Fico feliz em ter ajudado, é bem esse o intuito do blog. Qualquer comentário, crítica, fique a vontade e continue visitando, sempre terá novidades.

      Abraços

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...