Livraria Cultura

3.4.12

Técnica: formas deslizantes no Estádio de Varsóvia

Em obras de estádio o prazo e o custo são muito cobrados e a técnica das formas deslizantes ajudam bastante a diminuir o desperdício de madeira para formas de trechos repetitivos e contínuos em concreto.

Foi o caso do Estádio Nacional de Varsóvia, por exemplo, recém postado aqui no blog e uma das sedes da EURO UEFA 2012. Com 12 escadarias, a técnica foi utilizada, aumentando a agilidade do cronograma.

O sistema conta com um macaco hidráulico e um 'barrão' que se apoia na estrutura. e pode ser usado em caixas d´água, caixas de elevadores, escadas, etc., geralmente estruturas altas. A concretagem acontece de 3 em 3  horas após o tempo de cura do concreto para que possa ser desenformado e subir mais 20 ou 30cm, mais veloz que da forma convencional.


"As fôrmas deslizantes têm duas plataformas, uma superior onde trabalha a equipe de armação e concretagem da estrutura e outra inferior, que abriga os profissionais responsáveis pelo acabamento"





Acima podemos ver algumas das 12 escadas que foram trabalhadas neste sistema e também um pouco mais da estrutura ainda sem o revestimento vermelho e branco.

Já as arquibancadas do estádio são pré-moldadas, como podemos ver nas duas imagens abaixo.



Abaixo mais algumas fotos interessantes do estádio em questão:






Nas duas imagens acima, duas imagens do projeto do estádio apresentado - clique para aumentar.
 

Acima, o estádio original onde o novo foi erguido, tentando respeitar o terreno - muito pior que os brasileiros antes da copa, não?. Abaixo, um operário na colocação da cobertura.



 Acima, uma das vistas internas e, abaixo, uma das 65 salas vips.



Acima, já com os assentos colocados, e abaixo uma maquete modular do padrão do estádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...