Livraria Cultura

27.4.12

Reavaliação das arenas da Copa

Nem todos sabem, mas este blog nasceu da candidatura do Brasil para ser sede da Copa do Mundo 2014 e da paixão por estádios desenvolvida ainda durante a faculdade. Logo que criei o Gol da Arquitetura, que as cidades foram eleitas, resolvi fazer uma avaliação técnica das propostas de estádios e das melhorias em infra-estrutura que elas também tinham em mente. (confira no primeiro ano do blog na aba a direita onde consta o histórico de posts)

No entanto, as coisas mudam, projetos são trocados, propostas se desenvolvem e novas tecnologias e intuitos e idéias podem aparecer. Por este motivo, me pediram para que usasse minha coluna semanal na Universidade do futebol para que refizesse essa avaliação técnica de arquitetura e urbanismo para entender a evolução das propostas, ver se estão no caminho certo e o que ainda seria bom mudar. 

Esta semana foi publicada uma das mais polêmicas cidades: Cuiabá. Espero que gostem e que, se quiserem e puderem, comentem, por email, ou aqui no blog. Gostei muito da participação de todos aqui quando a primeira versão foi feita. Clique abaixo para ver a análise da cidade mato grossense que sediará o evento:


Quem ainda quiser rever o texto antigo, mas que abrange mais coisas de cada cidade e retomar a discussão, fiquem a vontade. Clique aqui.

4 comentários:

  1. Muitissimo interessante oseu texto sobre Cuiaba, ainda me lembro de quando voce falou sobre a mudanca do projeto anos atras. Uma parte realmente estranha nesse estadio eh a que trata da sustentabilidade, algo que ja ficou extremamente comercial, raramente se ouve falar sobre isso com relacao a esse estadio. Espero ver logo um texto falando do estadio de Brasilia. Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Em breve sairá o de Brasília. Pode ficar tranquilo.

    Sobre a sustentabilidade, posso dizer q a palavra já é batida, virou discurso e falar que é sustentável parece que engana muita gente. Sendo que o q as pessoas consideram ser sustentável a captação de água da chuva para reuso e também de iluminação fotovoltaica. Mas vai muito além. O selo de green building é o mais adequado, então seria muito bom se pudesse punir quem usasse sustentabilidade no discurso sem ter o selo.

    ResponderExcluir
  3. Lilian, desculpe minha sinceridade, você é muito prepotente! Escreve um monte de asneiras como se fossem verdades absolutas... Se vc quer mesmo saber sobre o estádio, porque não entra em contato com os autores e analisa o projeto direito. Querer fazer uma análise tão profunda sobre desenhos de publicação e perspectivas beira a ignorância...

    Você deve ter algum vínculo com o autor do antigo projeto, que por sinal era bem pior. O mesmo autor do projeto de Brasília, um lobbysta que em questão de arquitetura ainda utiliza-se da estética modernista dos anos 50. Onde realmente o fundador do escritório era referencia. O projeto dele para Brasília é o pior e mais absurdo de todos...

    Enfim, talvez seja o caso de você voltar a estudar e parar de escrever essas besteiras, fica mal pra você. Quem tem o mínimo conhecimento na área percebe-se da sua falta de preparo técnico para fazer críticas de arquitetura, de qualquer setor que seja...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a tua opinião, eu, obviamente discordo, ou não estaria escrevendo. Entrei em contato com alguns escritórios, sim para ter mais acesso a materiais. Uns forneceram informações e outros dois mencionaram que não podem ceder imagens, somente as de publicação de imprensa.

      E há cidades que nem mesmo dão qualquer satisfação.

      Realmente discordo no que você disse de querer fazer análise profundas. Fiz análises superficiais sobre o que pode ser avaliado e mencionei isso. Nada é concreto se não há um projeto para ser analisado. É apenas um parecer, sob o meu ponto de vista, o que não impede de eu estar errada e de discordarem da minha opinião. Inclusive, se possível, de a sua aqui nos comentários. É por este motivo que mantenho o blog, para ouvir opiniões, como um debate para todos entendermos melhor os projetos e conseguirmos ver novos pontos de vista.

      Sobre vínculo com autor, impossível. Não tenho vínculo com qualquer autor de qualquer projeto, nem mesmo me importo quem sejam e seus outros projetos. Não dá para dizer que o projeto antigo é pior, principalmente pois o estágio de desenvolvimento do projeto é outro. O atual está desenvolvido há mais tempo, mas não acredito que um estádio possa ser assim tão desmontável e tão isolado dos outros equipamentos e ainda assim ser considerado um exemplo digno de arquitetura.

      Não me considero prepotente, pois é a minha opinião somente e tenho direito a tê-la. Não estou dizendo que saberia fazer melhor ou que estou completamente correta, mas enxergo algumas diretrizes como antiquadas e até mesmo bem erradas, sem considerar entorno, sem considerar as potencialidades das cidades em um investimento alto como este da copa.

      sinto discordar, mas fique a vontade para complementar alguma coisa. espero ouvir sua opinião novamente.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...