Livraria Cultura

20.1.13

Voluntários FIFA e Brasil voluntários: oportunidades e treinamentos


Como foi bastante noticiado, há certo tempo a FIFA realizou, através de seu site, inscrições para  o voluntariado na Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014. Até hoje, os treinamentos obrigatórios estavam em andamento, podendo fazer ainda treinamento opcionais e complementares. 

No entanto, o governo abrirá mais uma oportunidade de se candidatar, onde 7000 voluntários serão escolhidos para trabalhar paralelamente aos da FIFA. O programa Brasil Voluntário será lançado terça-feira (22), às 11h, pelo governo federal, junto a um site oficial (no Portal da Copa) onde poderá ocorrer a interação de voluntários, a realização de outras atividades e lá devem constar todas as informações, treinamentos, orientações que um voluntário deve receber. 

O treinamento da FIFA foi bem mais elaborado que o da Copa do Mundo 2010 África do Sul. Os assuntos foram os mesmos: sedes, história da FIFA, das copas do mundo e das confederações, missões dos voluntários, dos eventos, e dos eventos paralelos à copa do mundo, papéis de cada cargo voluntário e simbolismos dos logos e mascote. No entanto, a didática foi mais interessante, mais interativa e dava algumas noções variadas de turismo e de cultura do Brasil, passando por música, como Chico Science, pela arquitetura de Oscar Niemeyer, por pontos turísticos como o elevador Lacerda e curiosidades de cada uma das cidades-sede da copa das confederações. Além disso, um teste de inglês era realizado pois algumas das vagas exigem tal conhecimento.






Ao fim, um teste de conhecimentos adquiridos é feito para analisar o que o pretendente a voluntário aprendeu sobre bons modos, formas de postura para não ser mal compreendido ou rude perante outras culturas além de como transmitir a boa hospitalidade do brasileiro, através do sorriso, que deve ser símbolo do atendimento.

Os cursos optativos dão noções de civilidade, que deveriam ser dadas a crianças nas escolas e estão divididas sob os temas: diversidade, ética, excelência em serviços, excelência no atendimento, gestão de conflitos, gestão financeira e pessoal, liderança, mudanças, princípios de sustentabilidade e superar desafios. Todos com noções básicas de comportamento e educação. Então, muitas pessoas que olham com desrespeito para os voluntários, poderiam ver esse crescimento que vem através de um treinamento básico, e são noções que muita gente não tem, com e sem estudo, com e sem dinheiro: educação de fato. 

Fica a dica, então, para quem se animou um pouco em ser voluntário, depois que as inscrições se encerraram: terça abre mais uma!

3 comentários:

  1. boa tarde,gostaria de saber quais os horários necessarioa para o exercício da atividade de voluntario.tenho experiência com pessoas deficientes,falo um bom inglês,italiano.;também vivencia em eventos esportivos:futebol-categorias de base do s.c.internacional-varios anos,competiçoes interescolares-jogos abertos br sul,jebs-jogos escolares br-brasilia;jomex-jogos escolares para excepcionais;trabalhei com excepcionais treináveis-escola renascença-porto alegre-17 anos.solicito sua apreciaçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, isso depende de cada oportunidade. Para inscrição da FIFA não é mais possível. E está nos últimos dias da inscrição do governo. Corra para conseguir. Faça os testes e veja se passa. Tem chances por ter essas habilidades e experiências, o que você pode fazer é mencionar a sua disponibilidade. Cada área tem um horário. Os atendentes de publico praticamente só trabalham no horário de jogo, os de marketing em compensação trabalham mto mais tempo, mas dá para trabalhar só meio período ou periodo inteiro. Geralmente são 3 turnos. Corra no site do brasil voluntários. lá vai ter todas as opções de vagas, informações extras que você possa precisar. www.brasilvoluntario.gov.br Somente até o dia 16!!!

      Excluir
  2. RUBENN DEAN PAUL ALWS . RIO DE JANEIRO . JORNALISTA / APRESENTADOR
    MAT. 33.689-1RJ . SOU VOLUNTÁRIO ESTOU MUITO FELIZ POR ISSO .
    CONTATOS:
    EMAIL. RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
    TEL. 021.9337.4123 / 021.8125.9534
    BLOG . WWW.RUBENNDEANRJ.BLOGSPOT.COM
    FACEBOOK. . EDDIE RUBENN DEAN MURPHY
    legal mesmo , bella iniciativa , assim ficaremos prontos para executar nossos belissimos trabalhos como voluntários . estamos aguardando o inicio dos eventos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...