Livraria Cultura

3.12.13

Os grupos dos sonhos da Copa 2014

Na próxima sexta, 6, acontecerá, na costa do Sauípe, o sorteio dos grupos da copa do mundo 2014.


A partir das 14h, será transmitido o sorteio, ao vivo (sem piada) na globo e, provavelmente em outros canais também.

Algumas seleções são cabeças de chave, ou seja, times que não se enfrentarão por serem os grupos mais fortes no ranking da FIFA e que estarão, obrigatoriamente, em grupos separados. Para isso, esses países são colocados no chamado 'pote 1' e serão sorteados definindo o primeiro time a compor cada um dos oito grupos. Eles são:

Espanha (1º), Alemanha (2º), Argentina (3º), Colômbia (4º), Bélgica (5º), Uruguai (6º), Suíça (7º) e Brasil (país sede, embora na 11ª posição)

O sorteio é o que define os chamados 'grupos da morte' onde, nas eliminatórias, seleções tradicionais, fortes acabam se enfrentando. No caso, as mais preocupantes atualmente são: Holanda, Itália e Inglaterra. Argentina e França também tem sua força temida. 

O show

O evento contará com aproximadamente 90 minutos de show.onde devem cantar: margareth menezes, emicida, Olodum, Alexandre Pires, Vanessa da Mata, Cia de dança Deborah Colker e Alcione. Os apresentadores serão Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert, casal que já apresentou outro evento da FIFA para a Copa 2014 e que foi fruto de uma cogitação de racismo para 'agradar o paladar europeu. 

Grupos x as partidas

Os grupos serão posicionados conforme a tabela já pre-definida, onde já estão dias, horários, estádio e qual do grupo contra qual time do outro grupo (A1xC3, por exemplo), baseado na ordem do sorteio. 




























Classificados

Brasil (país-sede), Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Uruguai, Estados Unidos, Costa Rica, Honduras, México, Holanda, Itália, Bélgica, Suíça, Alemania, Espanha, Inglaterra, Rússia, Bósnia, Portugal, França, Grécia, Croácia, Japão, Austrália, Irã, Coreia del Sul, Nigéria, Costa de Marfim, Camarões, Gana e Argélia

Turismo e os grupos: 
o que seria interessante em cada grupo para fortalecer o turismo

Grupo A (do Brasil) deverá jogar em São Paulo, então Natal, Fortaleza, Brasília, Manaus e Recife, na primeira fase. Seria interessante par ao turismo, se neste grupo estive países europeus, em especial a Holanda (embora seja melhor no H). No entanto, seria um grupo difícil, no mínimo. Países africanos também seriam bem vindos pela herança de Salvador (Nigéria, por exemplo).

Grupo B, por sua vez, jogará em Cuiabá, Salvador, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba.
bélgica - mato grosso e sc história - curitiba 

Grupo C jogará em Belo Horizonte, Recife, Natal, Fortaleza, Cuiabá, e Brasília
Pelo caminho o Uruguai se qualificando passaria pelo Rio de Janeiro, ao menos relembrando o 'Maracanasso' por parte dos uruguaios, tirando-os também da zona sul que conhecem mais, assim como os argentinos.

Grupo D jogará em Fortaleza, Natal, Manaus Belo Horizonte, São Paulo e Recife 
Grupo bom para colômbia por passar por São Paulo (D1) onde há muitos imigrantes colombianos. Também pode despertar muito os países vizinhos, como bolivianos e peruanos.

Grupo E Brasília, Curitiba, Manaus, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Grupo que é bom para a argentina pois tira-os da zona de conforto, de turismo comum, e pela proximidade, pela torcida fanática, é possível colocar em qualquer região que terá audiência grande de seus nativos e brasileiros.

Grupo F Rio de Janeiro, Curitiba, Cuiabá, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre
Seria o melhor time para estar a Alemanha, pois jogaria no Rio, depois BH e então Porto Alegre, obrigando alemães a passarem por Santa Catarina onde tem grande colônia alemã, a possível oktoberfest adiantada, etc.

Grupo G Natal, Manaus, Fortaleza, Brasilia, Recife e Salvador - Seria o grupo ideal para a Holanda devida sua importância histórica. Posteriormente, a Holanda que facilmente se qualifica, viria para SP/RJ, trazendo os turistas. Japão poderia ser um time desse grupo por conta do turismo ecológico e observação de aves (manaus , amazônia e brasilia, chapada diamantina) seria aceitável Japão no grupo A ou D, por incluirem São Paulo. No entanto, o Japão se qualificando ou não, sem dúvida os japoneses viriam para São Paulo por ter a maior colônia de japoneses fora do Japão, pela liberdade e toda a tradição.
Espanha como deve se classificar bem no evento e teve colônias no extremo sul do país e em São Paulo, teria um traçado muito bom jogando pelo G1, passando por Porto Alegre. 

Gurpo H Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo  - Seria o grupo perfeito para a Itália pois jogaria no sul do país e São Paulo, onde a Itália tem a maior colônia.

Abaixo, a provável separação das seleções por potes












Grupos ideais (especulação):

Grupo A: Brasil (A1) México(A2) Equador(A3) Bósnia (A4)
Grupo B Bélgica (B1) Coréia do Sul (B2) Costa do Marfim (B3) Rússia(B4)
Grupo C Uruguai (C1) EUA (C2) Argélia (C3) Grécia (C4)
Grupo D Colômbia (D1) Honduras (D2) França (D3) Portugal (D4) 
Grupo E Argentina (E1) Austrália (E2) Nigéria (E3)  Inglaterra (E4)
Grupo F Alemanha (F1) Irã (F2) Gana (F3) Croácia (F4)
Grupo G Espanha (G1) Japão (G2) Camarões (G3) Holanda(G4) 
Grupo H Suíça (H1) Costa Rica (H2) Chile (H3) Itália (H4) 

Esses grupos seriam os ideais para valorizar o turismo de cada nação em regiões ou cidades próximas às cidades-sede, como no caso dos croatas, russos, camaronenses, nigerianos, ganenses, ingleses. Claro que muita coisa dá para ser trocada, mas coloquei da melhor forma para o turismo. No caso de Portugal, provavelmente se classificaria e iria para São Paulo ou Salvador em outra fase. Isso faz com que o torcedor fique próximo e, seu time, classificando-se ou não, induz o turista a ir para as capitais ou cidades com colônias. 

Veremos sexta feira se algo sai parecido, se é realmente um sorteio ou se tem um pouco do dedo do governo/turismo/FIFA nessa organização. 

Update: A fifa acaba de divulgar como funciona o sorteio, com algumas regras de que países de uma mesma confederação não podem estar no mesmo grupo exceto europeus (com dois times no máximo por grupo). Então algumas pequenas coisinhas poderiam ser mudadas. Mas eles nem são os times que definiram cada grupo que montei. Poderia trocar Rússia por Bósnia ou Croácia, por exemplo. Seriam 'trocáveis'. Veja abaixo a confirmação dos potes. Leia Mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...