Livraria Cultura

26.6.09

A cor dos gramados


Como um intervalo para os post das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, elaborei esse post respondendo à pergunta feita num comentário do Pedro no texto sobre BH.

Pedro me questionou sobre o possível trabalho de listras, xadrez, etc, no gramado durante a Copa de 2014, no Brasil e sobre as exigências da FIFA em relação a isso.
Como não sabia exatamente as respostas, imaginando não haver exigências específicas da FIFA e servindo somente para facilitação da arbitragem, entrei em contato com o Engenheiro Agrônomo, Artur Melo, que tem vasta experiência em campos de futebol e golf.
"Normalmente as duas cores que você vê num gramado (verde mais escuro e mais claro), sejam em faixas, xadrez, ondas ou círculos concêntricos, são dadas pelo corte com máquinas helicoidais e cuidado com a paginação visual dos responsáveis pela manutenção. Essas máquinas a um só tempo, cortam e “penteiam “ o gramado, como um “veludo de jóias”. Nós, agrônomos, regulamos a altura e freqüência de corte, bem como treinamos os operadores a cortarem em determinado sentido, orientados por linhas, fazendo os desenhos. Inclusive a diferença de cor se dá porque as folhas do gramado, cortadas e “penteadas” em sentidos contrários refletem a luz de maneira diferente, fazendo a diferença de tonalidades de verde. Assim, essas faixas, xadrezes, etc ; tem uma visualização maior em jogos feitos com luz natural e, dependendo do ponto de vista do observador, as faixas mudam de cor (a faixa mais clara, torna-se mais escura quando observada de um outro ponto do Estádio).", explica Artur Melo.


Acima, imagens enviadas por Artur Melo das tais máquina helicoidais que cortam e penteiam o gramado.

O Eng. Agrônomo confirma ainda, que gramas diferentes e alturas de corte diferentes não são recomendadas pela FIFA assim como aconselha que os cortes sejam em faixas, lateral/lateral, para facilitar a arbitragem.

"Às vezes, pode ser visto em jogos, uma determinada região do campo (pequena área, ou meia lua, ou círculo central, etc) de cor mais escura que o restante do gramado. Nesse caso, não é corte. È uma “maquiagem” que usamos para evidenciar essas áreas. Esta, é feita através de pulverização (pintura) de um corante similar a uma clorofila, atóxica para o gramado e os usuários", termina Artur Melo.


Bom, esse post foi muito explicativo para mim, e espero que tenha mostrado como o gramado pode ser trabalhado, sempre sob responsabilidade de profissional competente, o engenheiro agrônomo, junto ao arquiteto que facilita insolação natural e escolhe a cota certa para o gramado e a outros profissionais que também colaboram para uma boa estrutura esportiva.
"A Grama do Vizinho não é mais verde" para mais informações sobre gramados e sua importância

11 comentários:

  1. Muito legal, eu sempre pensei que fossem gramas diferentes ou algum corante atoxico. Nunca imaginei que o segredo fosse o "penteado".

    A FIFA permite tambem o uso de grama artificial. Opcao que nao e muito popular entre os atletas.

    Alem do gramado, dois outros itens tem que ser pensados num campo de futebol:
    1- A drenagem pra evitar a formacao de pocas d'agua
    2- A dureza do campo. Campo duro prejudica a articulacao (em especial do joelho) dos atletas. E a bola "quica" demais.

    Certamente, nao e o caso campo acima, que parece um tapete. La so nao joga quem nao quer. Ou, quem nao sabe. Bem melhor que o "campinho do serginho" onde o Larisca fazia suas "exibicoes".

    Gostei muito do post Lilian, meus parabens Ficou otimo.

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Prezados Lilian e Pedro,

    Fiquem à vontade para tirar qualquer dúvida que tenham em relação a Gramados Espotivos.

    Pedro, em relação à drenagem, vc tem razão. É dos itens mais importantes num projeto de construção de gramados esportivos para a prática do futebol. E, nos processos de manutanção, há de se manter também as condições de boa drenagem (Aerificação e descompacatação).

    Em relação à "dureza" de alguns campos posso vos dizer que isso hoje é plenamente corrigível.

    Quando da construção de um novo campo, usamos um substrato apropriado (TopSoil) que a um so tempo, garante as condições necessárias à sobrivivência da grama, facilita a drenagem e garante um piso com a firmeza adequada à prática desportiva, sem, no entanto, ser duro.

    E, a FIFA permite sim o uso de terrenos de jogo artificiais, porém, justamente pela "dureza" do piso e por "queimar" a pele dos atletas, por causa do atrito desta com o material sintético da grama artificial, os joadores não tem muita simpatia por este tipo de piso.

    Eu sou suspeito para falar, porque óbviamente prefiro os gramados naturais, mas não conheço nenhum profissional (atleta, técnico, preparador físico, etc) que tenha prefrência pelo gramado sintético.

    Atenciosamente,
    Artur Melo
    artur.melo@gramadosesportivos.eg.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedro e Artur,

    também me surpreendi com esse mistério das cores. Pra mim também eram espécies diferentes de grama.

    Sobre as gramas artificiais, a manutenção dela é mias fácil, a cor se mantém por um bom tempo e o custo de ser aparada é mais barata em relação ao tempo e a drenagem também é garantinda já que tem "calhas" abaixo do gramado artificial. Mas, além desses motivos que o Artur mencionou, não há estudos sobre o impacto sobre correr num gramado artificial, já que é uma malha sintética, colada sobre uma película, mais algumas camadas de um outro material, e aí entra o concreto.

    Além disso, o gramado artificial não é permeável!
    Também prefiro o gramado natural, desde que mantido com devido tratamento.

    Obrigada pelos comentários e obrigada pela predisposição em tirar dúvidas, Artur

    ResponderExcluir
  4. Artur Lilian,

    Sobre os gramados, como e feita a reparacao deles apos os jogos? Tem jogo, onde ha uma sucessao de "carrinhos" o que deve prejudicar bastante ja que ha uma perda de pedacos do gramado. Isto sem falar que e comum dois jogos na mesma semana.

    Em relacao a copa do mundo, o Platini disse que a pior coisa que pode acontecer numa copa e a grama se "soltar" sozinha como aconteceu num jogo da Franca durante a copa da Argentina em 1978. Por que a grama se "solta"?

    Pedro

    ResponderExcluir
  5. Pedro e Lilian,

    Se o gramado foi bem projetado e construído,com a variedade de grama correta e é bem mantido, os danos causados pelos jogos são bem menores. Porém, ainda assim, ocorrem, em especial em jogos sobre chuvas intensas e jogos importantes, devido ao excesso de pessoas no campo (como vimos na Copa das Confederações, esse não é um problema só do Brasil).

    O que se faz, é um pacote de adubações personalizado para cada campo, dependendo da época do ano e frequêcia de uso (número de eventos e jogos que usam o gramado), garantindo a produção de massa verde necessária para que tenha suporte de pisoteio e regenere-se com a rapidez necessária.

    Além disso, e de cortes frequentes, fazemos replandios localizados quando os danos de jogo são muito extensos, e, ainda, tapamos os buracos menores, com um traço de areia+condicionador de solo+corante verde, para a um só tempo suprimir o buraco, ajudar na regeneração do campo e manter a estética.

    Nos campos bem mantidos, essa operação tapa buracos é realizada rotineiramente, inclusive nos intervalos de jogos, com equipe de 02 ou 03 homens que tapam o buracos feitos no primeiro tempo, que possam oferecer risco à integridade física dos atletas, que entrarão em campo para jogar o segundo tempo.

    Artur Melo

    ResponderExcluir
  6. Pedro,

    Não há motivo, dentro de padrões de normalidade de jogo da grama se soltar em excesso.

    Isso só deve ocorrer em lances mais fortes de jogo. Grama se soltando a todo momento,em demasia, em jogadas normais, indicam algum problema no gramado, que pode ser de ordem nutricional, alguma praga atacando o sistema radicular, ou alguma fito moléstia. Pode haver também alguns erros no manejo do gramado (na manutenção, ou falta dela)que levam a esse problema.

    O normal é a grama soltar pouco, em jogos normais (jogos em condições de chuvas intensas, o muito disputados, trazem mais danos ao gramado).

    Artur Melo

    ResponderExcluir
  7. Obrdigado, Artur Melo eu aprendi muito com essa aula de gramado de campo de futebol porem a Fifa pode proibir ??

    ResponderExcluir
  8. que lixo muito podre deus me livre ecaaa
    orrivel

    ResponderExcluir
  9. eu gostaria de saber como é pintado as demarcações de um campo se e tinta

    ResponderExcluir
  10. Recorri ao Artur Melo, engenheiro agrônomo, e elaborei um breve post sobre o assunto: http://goldaarquitetura.blogspot.com/2010/03/marcacoes-do-campo-de-futebol.html

    Muito obrigada pela pergunta.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...