Livraria Cultura

10.7.09

Cidades-sede: Rio de Janeiro

Candidata única ao encerramento da Copa do Mundo de 2014. As chances de grande sucesso e belíssima representação são enormes. A cidade é maravilhosa (tem seus problemas como toda grande cidade). Bem representa nossas belezas naturais, alguns de nossos hábitos e tradições e ainda tem um povo muito prestativo, no que se diz respeito ao turismo.



O palco do espetáculo é, obviamente, o Maracanã, que marca a história do Rio de Janeiro e do futebol. O mais legal é que as mudanças não descaracterizam o estádio, assim como no Mineirão.
(Ainda bem, porque, sendo tombado, não poderia mesmo). Mas acho estranho modificar tanto um projeto a ponto de nem ser reconhecível, como é o caso do Wembley. Pode ter melhorado, mas é outro estádio.


Sob o questionamento de uma demolição de parte do complexo do maracanã (tombado pelo IPHAN), o projeto do Rio está caminhando . No caso, iriam abaixo o parque aquático Julio Delamare e o estádio Célio de Barros, tombados pelo município. Vejo como absurda a demolição. Até contribuiria para a circulação livre em volta do estádio. Sobre o espaço que a FIFA exige, ele poderia ser feito em algum lugar, mas não por no chão estruturas relativamente boas como as mencionadas. Essa área, onde hoje estão o parque aquático e o estádio, serviria para a construção de um estacionamento. Acho que essa não é a melhor opção. Estaríamos tirando infra-estrutura esportiva (que já é pouca no Brasil) para ganhar mais um estacionamento, como mais um novo estímulo para a "comodidade" de se andar de carro. Porque não incentivar transportes alternativos e manter estes equipamentos, que ainda podem ser melhorados no futuro?



O Rio é uma cidade plana, e com uma orla linda, porque não incentivar mais ainda o transporte (turístico, lazer e de locomoção mesmo) pela cidade? Algumas ainda tem dificuldades pelas geografia (apesar de não ser grande desculpa), mas o Rio é a cidade que é ideal para o uso de bicicletas.


Mais especificamente sobre o projeto: as maiores modificações será a cobertura, acessos internos e arquibancada. Hoje a cobertura é bastante pesada e cobre somente parte do estádio. Visando uma melhor proteção e conformo ao torcedor, a cobertura protegerá 100% da arquibancada com parte dela sendo em material transparente e mantendo parte da iluminação natural.

Li uma vez a tese de mestrado, "Estádios: 4 casos brasileiros", de Álvaro Augusto Cerqueira de Aguiar, SP, de 2003. Pode até estar desatualizado até agora, mas algumas coisas ainda valem. Nesse tese, o autor analisa o Maracanã, o Morumbi, a Arena da Baixada e o Pacaembu. Sobre o Maracanã, foi citado que a recepção de luz solar está em 2000 lux, muito acima ao exigido na época 1200 lux. Não tenho a informação de quanto é exigido agora, mas imagino que com o uso do material, essa quantidade de luz não modificará muito, deverá atender muito bem... acima do que os outros estádios proporcionam, sem dúvida.

Sobre as arquibancadas, conforme o relatório "Vitrine ou Vidraça", sobre os desafios das cidades perante a copa, o Maracanã deverá ter suas fileiras mais próximas trabalhadas já que não tem visibilidade boa.

Sobre a circulação do estádio, ele é feito por duas grandes rampas em lados opostos do estádio. No entanto, a circulação interna é defasada para acessibilidade de pessoas com deficiências físicas. Essa deve ser a grande melhoria que o estádio deve sofrer.


A questão da acessibilidade ao estádio deve ser trabalhada, já que hoje o foco é a estação do metrô que fica insuportável após jogos pois a torcida toda não se dispersa no caminho lotando a estação, vagões e trajeto, onde é necessário, as vezes (como foi no encerramento do Pan), fazer barreiras de controle para liberar aos poucos as pessoas para entrar na estação, causando um bom tumulto. Melhorias nas linhas do metrô (trajeto e estações) são essenciais. Um estudo já foi realizado, incluindo um projeto urbanístico mais amplo ainda, trabalhando não só o fluxo mas a questão paisagística (árida atualmente mas que poderá contar com espécies da Mata Atlântica) e sustentável. A proposta*, elaborada pelo Artetec Arquitetura e Construções apresenta um estacionamento suspenso com vagas para carros e bicicletas, acima da linha ferroviária, integrada com passarelas de acesso ao estádio e um terminal intermodal (foto abaixo). Parece bastante completo.

* Leia mais sobre a proposta!

Imagem do site da Artetec
A foto acima é uma maquete que não é de brilhar os olhos, no entanto, mostra um conceito interessante para esse projeto, que pode ser ainda melhorado no desenvolver do projeto, digo isso pelo design.

Uma preocupação que tenho, é com a interpretação do possível uso de placas solares. A idéia parece boa, mas tem que se ter muito cuidado ao utilizar as placas para que não suma a arquitetura e todo o trabalho dos materiais utilizados. Placa solar não é a única solução sustentável. O aproveitamento da luz solar, estudos de fluxos de ar, de brises (barreiras para sol forte - como no Copan em SP), são formas dentro da arquitetura para trabalhar essa questão. Essa proposta parece entender essa questão, por isso apresentam o seguinte desenho:





Outro exemplo de arquitetura no mundo é do Arquiteto Renzo Piano, que também trabalha muito bem dessa forma. É um dos arquitetos que considero ter uma das melhores habilidades de trabalhar com a arquitetura para resolver esse tipo de empasse, isso porque seu escritório é tem um setor de workshop, onde pesquisas e experiências são feitas. Na imagem abaixo, dá para ver como é funcional e, por isso, econômico.

Imagem retirada do site de Renzo Piano

De qualquer forma, o Portal da Copa, divulgou uma matéria sobre um estudo que parece ter sido feito sobre o custo/benefício dessas propostas ser inviável.



As imagens acima foram retiradas do site do Arquiteto Paulo Casé, e é para a sede fixa da CBF, em um terreno cedido para o comitê, junto ao Museu do Futebol (???)
Queria saber de vocês, se alguém sabe o que acontece com essa programação. Lembro-me de ter visto o Museu do Futebol no próprio Maracanã. Até achei no wikipedia o museu para ver se eu não estava enganada. Alguém tem alguma notícia sobre esse museu que já existe e foi inaugurado em 2006. Ele vai ser transferido? ou concorrerá com OUTRO museu do Futebol? Acho impossível que tenham tido essa idéia estúpida. Espero que alguém tenha informações.
Sobre esse projeto, não tenho muito mais material sobre ele, mas achei uma arquitetura chata, super vanguardista (como é mesmo o perdil do arquiteto), e acho que os elementos e a linguagem adotada não tem nada a ver com a cidade do Rio. Não me convenceu muito.

O Rio também pretende ter o Centro de mídia.

Sobre o meio ambiente, o Rio de Janeiro promete controlar qualidade do ar, manter a qualidade da Lagoa Rodrigo de Freitas e em Jacarepaguá, e manter boa a balneabilidade das praias. Senti falta de mencionarem qualquer coisa sobre a Baía de Guanabara que é praticamente a porta de entrada para quem vem de ônibus. Vi também muitos problemas na região central, assim como é no centro de SP, tudo muito vandalizado, uma aparência de abandonado em algumas regiões. Sem contar na falta de segurança.

Outra coisa que me preocupa é a prostituição, extremamente explícita em copacabana. Afinal, queremos melhorar não só a imagem do país, mas da mulher também, que sofre muito preconceito fora do país. (digo porque já senti na pele!)

O Rio pretende fazer a urbanização de algumas favelas, conforme o relatório do Sinaenco. No entanto, essa é uma questão contraditória. Não entrarei muito no mérito, muito mesmo porque não tenho uma solução, mas deixarei brevemente meu ponto de vista. Urbanizar é quase que regulamentar. Se as favelas não eram para estar ali é porque tem um motivo, na maioria das vezes ambiental ou simplesmente pela segurança das construções devido à geografia. Urbanizar é aceitar e não fazer nada para recuperar. Não sei qual é a resposta, mas certamente não concordo com esta.

A rede hoteleira é bastante vasta, muito mesmo por ter o carnaval e reveillon como eventos mundiais, mas, mesmo assim, 19 novos hotéis devem ficar prontos até 2011. O Rio também tem experiência com a organização durante o evento, como o Pan (durante o evento)

Sobre minhas experiências no Rio de Janeiro, acho que também deve ser implementada uma fiscalização mais severa no trânsito. Lembro de passar apuros com os motoristas malucos, correndo em excesso em ruas movimentadas próximas à orla. Mas não são só os ônibus, os motoristas de carro também dirigem a toda velocidade. Sobre taxistas, não sei se, infelizmente tive uma má experiência, mas os dois taxistas que peguei tentaram fazer o maior caminho possível, pensando que eu estava perdida e também não foram nada educados. Enfim, é uma questão a ser trabalhada se não fui eu a azarada. Fora isso, todos os outros setores, principalmente o comércio, foram super receptivos, hospitaleiros. Albergues poderiam ter mais, principalmente porque muitos países europeus estão acostumados com isso. Os dois onde fiquei no rio não eram dos piores. Mas um deles não tinha nem um armário para guardar as malas.

Enfim, isso são experiências que tive.

Sinto que ainda faltam coisas a ser mencionadas, quem lembrar de assuntos que deixei de lado, por favor mencionem que complementarei nos comentários.

Ahhh, quem souber o que é ao certo a torre e esplanada que está na imagem geral do maracanã, favor comentar!!!

Acredito que o Rio tenha vários projetos a serem desenvolvidos, de conscientização, segurança e infra-estrutura, mas será uma boa sede. Sem dúvida! Não há como ir ao rio e não se apaixonar pela cidade. Contrastante, mas linda! Conheço até alguns estrangeiros que vieram para visitar favelas, e tem até passeios turísticos por elas.

7 comentários:

  1. Vou dar minha opiniao pessoal. Acho que o Rio vai ser uma das cidades que vai e fazer feio na copa.
    Primeiro, a poluicao da Baia de Guanabara.
    Segundo, a regiao entorno da rodoviaria, da Fiocruz e a entrada da cidade pela Dutra ......
    Terceir, a rodoviaria e HORRIVEL

    O problema do metro poderia ser melhorado se (nao conheco metro do Rio) houvesse nao 1 mas 2 estacoes do metro por la (linhas diferentes) e se os 2 trens corressem no mesmo sentido (obvimanete so durante os jogos). 4 trens com 2000 pessoas cada = 8000 pessoas. Logo o estadio estaria esvaziado em 10 minutos min. Ta otimo.
    O que nao pode e levar 40 min com 1 trem lotado e outro vazio.

    Sobre o entorno do estadio. A FIFA exige uma area de 85000 metros2 pro estadio final. O relatorio nao menciona o tamanho do estacionamento, mas se um estadio de 60000 pessoas deveria ter 10000 vagas pra carros e 500 pra onibus. Um de 80000 deveria ter umas 12000 vagas pra carro e 600 pra onibus.
    Nao ha necessidade de demolir o Parque Aquatico ou a pista de atletismo basta comprarem alguns terrenos ali do lado.

    Vamos torcer pra que o Brasil apague de vez o Maracanzzo da memoria nacional (pobre Barbosa, injustamente acusado) e ganhe o HEPTA em casa.

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Nao falei sobre as favelas. Bem, as favelas nao deveriam estar la, mas infelizmente elas a estao la ha muuuuuuuuuuito tempo. Entao o negocio e urbanizar a area. Ta certo Rio.

    So que tem que fazer do jeito certo Predios multifamiliares ligados entre si por areas verdes. Nem que seja por motivo de seguranca.

    O predio ideal e aquele antigo "TIJOLAO" do BNH. Feio pra burro. Mas muito mais bonito que qq favela. Alias, este tipo de construcao e muito comum na Europa. A diferenca deles e nossa e esta: eles nao mataram o BNH deles.

    E por falar em Europa, muitas vilas chiques em varios pontos turisticos da Europa sao, de fato, favelas beeeeeeeeeeeeeemmmm melhoradas. Coisa comum nas ilhas gregas ou na Costa D'Azur italiana.

    Uma duvida. Eu ja li sobre uma tecnologia que permite construir casas populares de 17 mil reais em 20 dias. Eiiiita. Na reportagem, claro, s elogios. Vc conhece algo a respeito Lilian? Sera que da pra fazeer uma casa, vamos la, bastane razoavel em 20 dias. Se der, alguem precisa avisar o governo ......

    Pedro

    ResponderExcluir
  3. Pois é... existem várias propostas por aí. Não sei exatamente de qual você está falando.

    Voltando sobre as favelas. Não sei a solução. Mas urbanizar é aceitar ela ali. onde deveria ser protegida ambientalmente. Tem que se reverter isso, não incentivar. Urbanizando, isso continuará, ainda mais no tipo de pensamento. Como disse, não sei como resolver.
    Mas não enxergo isso como positivo.

    ResponderExcluir
  4. Havia uma proposta de construirem uma cidade de 2 milhoes (ou 4, sei la) de habitantes pra onde seriam levados os favelados. Como era polemica demais, foi arquivada.

    Sobre a protecao ambiental da area, bem, o que havia por proteger acabou ha muuuuuuuuuito tempo.
    O negocio agora sao predios multifamiliares pra dar espaco pras areas verdes e funiculares pra ligar o morro a regiao baixa.

    Pedro

    ResponderExcluir
  5. É absurda a idéia... praticamente uma segregação social. Sem contar na idéia que ia ser gerada em cima dessa cidade. Ia ter um preconceito pelo rótulo que seria gerado.

    Não acho que seja assim o pensamento ambiental. Teria que ser recuperado. Ou você acha que por exemplo o que existia da amazônia que foi devastado já era então podemos constuir nesses locais?
    É por isso que entidades como o SOS mata atlântica, tentam recuperar a flora da mata atlântica (essa em questão).

    ResponderExcluir
  6. Rcuperar como? Tem mais de 2 milhoes de pessoas moando no morro. O maximo que da pra fazer e nao estragar mais. O mesmo pro guarapiranga.

    Pra recuperar a flora da mata original e preciso duas coisas: muda das arvores (acredito que haja um banco com elas) e nao intervencao humana.

    E bom ressaltar que um monte de arvore nao e uma floresta. E os bichos que moravam la. Se for so pra colocar passarinho entao nao e floresta, e um parque aumentado. Floresta que floresta tem que ter o herbivoro e o carnivoro. Se tiver perto demias das cidades (ainda mais de uma grande com o Rio) os animais serao atraidos pelas luzes e ai ja viu. Entre as cidades, OK.

    Sobre a Amazonia, a regiao tem varios biomas. Recuperar o que ja foi degradado e mais ou menos conversa. Um monte de arvores, como as plantacoes e eucalipto, nao e uma floresta. Pra recuperar a area, tem que plantar arvores nativas e repovoar com animais da area.

    A melhor coisa pra fazer na Amazonia e concentrar a populacao em grandes cidades de base industrial. O Estado do Amazonas tira sua riqueza da Zona Franca e tem 98% da sua area preservada. Bem diferente dos outros que vivem de vaca e feijao.

    Pedro

    ResponderExcluir
  7. Concordo. Eucalipto não é floresta e nem mesmo é se não tiver todas as condições originais.
    É por isso que existem entidades e organizações que podem controlar isso. Mudas sem dúvida há.

    Já disse que num tenho resposta, mas acredito em algo como achar áreas legais onde poderiam transferir aos poucos, com atrativos a esses moradores, boas condições e que não vire um local rotulado, ou seja, de repente, mesclar esses moradores em diversos bairros e tal. e aí sim, reconstruir, com um bom projeto essas áreas. Acho que urbanizar é aceitar a irregularidade. Não acho que esse seja o caminho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...