Livraria Cultura

29.7.09

Restrição dos fretados em SP - Copa verde???

São Paulo, Julho de 2009 - Restrição aos fretados no centro expandido da capital

Ônibus fretados transportam funcionários de São Paulo que moram em cidades vizinhas.
Ao mesmo tempo que a Prefeitura acerta no alvo em algumas campanhas, solta umas balas perdidas pela cidade. A lei e campanha cidade-limpa foi um bom exemplo. Mau exemplo fica por conta da restrição mencionada acima.

Os fretados tem a função de trazer e levar os funcionários de outras cidades que vêm à cidade de São Paulo, para fazer dela a capital financeira do Brasil. Como são passageiros fiéis, do cotidiano, tem desconsos significativos nesse transporte. Além disso, contribuem para o desafogamento dos ônibus urbanos (que já estão quase que entrando em "calamidade pública" e do metrô (que é lotado em horários de pico, apesar de muito bem mantido).

A desculpa é que os ônibus dos fretados desembarcam passageiros em qualquer lugar atravancando o trânsito. O mesmo deve acontecer com as pessoas que dão carona! O que é sempre estimulado! Qual a diferença? Além disso, imaginem esses passageiros, pegando seus respectivos carros, e circulando pela cidade: resultaria em mais trânsito, mais poluição, e mais vagas de estacionamentos ocupadas!

É de uma imbecilidade tremenda. E é desse jeito que São Paulo se prepara para uma Copa verde?
Poderia ser adotada uma melhor medida de desembarque. De repente, permitindo somente em paradas de ônibus. Não acredito que todos os fretados parem em qualquer local. Aplicar uma medida de fiscalização. Mas a restrição desses fretados, de nada adianta e é um retrocesso.
Se ainda tivessem ampliado muito a abrangência dos meios de transporte público e a qualidade deles, mas não. Nada foi feito e agora essa enorme quantidade deve se apertar nos trens, metrôs e ônibus, gastando muito mais, e alguns, para evitar isso, virão direto de carro, ocupando mais espaço, e provocando todos esses aspectos que já mencionei.

Veja a reportagem que saiu no G1 sobre o assunto.

Sobre as linhas de metrô, aqui embaixo adiciono a malha do metrô de londres, a de New York e de SP, para que se note a diferença de extensão, de abragência e como é realmente uma malha.
A de Londres é excepcional, a de NY nem tanto, mas é muito boa. Já a de SP, tá que ainda tem q se expandir... mas as expansão nunca está no caminho certo... vejo como é quase um sistema linear, não tem muitas ramificações. Sobre ramificações, o metrô de boston é legal. Vale a pena dar uma olhada também... funciona como um trem, numa mesma estação passam vagões de linhas (cores) diferentes, que a partir de um ponto, vão para direções diferentes. Além disso eles tem um sistema de nomenclatura diferente (meio confuso no início e pra quem não conhece bem a cidade) mas é bem legal. É o Inbound (vai em direção do centro de boston) e o outbound (em direção oposta ao centro). Para embarcar, você tem que ter a noção se vai passar pelo centro ou não. É um conceito radiocêntrico, mas bem ramificado, por isso, permite uma abrangência muito boa, usando bem alguns trechos mais utilizados.





Clicando nas imagens dá pra ver em tamanho maior.

7 comentários:

  1. Lilian, eu sou um critico contumaz das politicas "neo-liberais" deste pessoal.
    "Neo-liberal" e uma das invencionices da imprensa, o certo e "neo-classico". Burrice a parte, vamos ao que importa.

    Se vc pegar o mapa de Sao Paulo e localizar os terminais de onibus da SpTrans vera que eles formam uma "linha". Um monotrilho que ligue eles, direto, no sentido centro-periferia parando apenas em pontos estrategicos como estacoes do metro ou da CPTM ajudaria muito as pessoas e teria um minimo de impacto no visual da cidade.

    No caso do metro, acho temerario que o PITU (pra mim e nome de cachorro) nao preveja linhas na zona leste, nos extremos da zona sul e norte nem linhas circulares.

    Pior, um dia vao fazer o FURA FILA em elevado. No outro e VLP, ai mudam pra VLT e depois pra BRT e agora e nao sei o que.

    No outro lado da cidade, teriamos um 'bonde de luxo' ligando a linha Azul a Congonhas. Agora e um monotrilho. Tomara que seja mais baixo que a pista de pouso e decolagem. Senao .....

    O pior mesmo e que a linha verde chegaria ate Vila Prudente (Heliopolis) e Oratorio (Mooca). Nao vai mais. A estacao 3 poderes (linha 4) tb nao saiu. Dizem que os ricos da area na queriam a "turba" por la.

    E o trem expresso Cumbica-Cracolandia foi parado pela justica por questoes de impacto ambiental. E por falar em ambiente, como andam as obras do rodoanel sul e norte? Sera que agora vai? Se vai, porque cortaram as arvores nas marginais?

    Pra piorar, o Secretario dos Transportes e um advogado. Nada contra advogados, mas eu nao procuraria um pra fazer uma ponte.

    De quem e a culpa? E do povo que vota em gente que nao faz nada e se auto-intitula bons gestores. Fora macacada!!!!!

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. é bem assim mesmo pedro. Muda-se muito de idéia, de tecnologia, com tanta demora nas decisões. Além disso, faz-se um pouco de tudo, tornando tudo inviável mais pra frente, integrações mais complicadas e mais caras.

    Os trilhos de trens, no brasil, tem bitolas diferentes, tornando "impossível" (entendendo como caro demais) fazer linhas se interligarem para fazer um percurso completo e interessante.

    Sobre a questão de o transporte público se expandir para zona leste, zona sul mais extrema, etc, tem uma reportagem da veja que de certa forma explica isso. É uma edição antiga (2001) mas mostra bem como funciona: onde o "pobre" chega facilmente, o "rico" sai, deixando a cidade em abandono... como o centro de SP.
    http://www.veja.com.br/acervodigital/
    edição de 24 de janeiro de 2001 - o cerco da periferia... a capa é genial.

    ResponderExcluir
  3. Lilian,

    Cuidado. Qdo se fala em "Metro" fora do Brasil estao falando em trens "urbanos" e "suburbanos" tudo junto.

    Conheco os metros de Londres e Nova Iorque. O de Sao Paulo e muito mais limpo. Tambem nao gosto da ideia de linhas diferentes usarem o mesmo trilho. Se o metro estiver lotado seria uma confusao danada.

    Sobre o metro de Sao Paulo a primeira coisa a fazer e ligar o Expresso Zona Leste a Barra Funda e de la ao Bras novamente com uma parada em Sao joaquim ou na Liberdade, formando um ANEL.

    No caso da CPTM, tem que criar linhas de trens de media ou alta velocidade ligando Sao Paulo a Santos, Campinas, ABCD, Sao Jose dos Campos e Sorocaba. Toda esta regiao deveria ser vista como uma so em termos de transporte.

    So uma pergunta pra finalizar:
    O que vc acha do AEROTREM DO Levy? :-)))))

    Pedro

    ResponderExcluir
  4. Sim sim... esse de boston mesmo inclui as cidades em volta, como são paulo, guarulhos, osasco, etc.
    Mas é ótimo! E por ter esse sistema de linhas bifurcadas, não há estações cheias, elas ramificam, diminuindo o número de pessoas por vagão e pelas estações pois abrange muito mais e dá muito mais opções de percurso.

    Sem dúvida o metrô daqui é melhor no que se diz respeito a limpeza e manutenção... em boston mesmo vi várias ratazanas. Ny é bem sujo as catracas são péssimas (tem q ter a manha pra passar) Mas o sistema de distribuição que é inteligente.

    Sobre o aerotrem, não tenho uma opinião formada. A estrutura para ele corre o risco de ser igual a do fura fila: horrososa e que ainda é uma barreira visual. Mas a idéia de ligação de cidades que simplesmente por não ser por rodovias já acho atraente. Mas não sei... precisaria estudar melhor. Não tenho tanto conhecimento do projeto.

    ResponderExcluir
  5. Lilian,

    Mas as ramificacoes nao acabam concentrando muitos passageiros nas estacoes de onde sai a ramificacao?

    Em Sao Paulo tem um projeto assim, uma linha viria de Santo Amaro a Vila Mariana pela Santo Amaro e Ibirapuera e teria um ramal que continuaria de Santo Amaro ate a Lapa ou a Barra Funda, sei la. Eu acho que vai e "entupir" de gente no lugar. Vai ser como a Se as 6 da tarde. Ou ate pior.

    Some a isto o pessoal esperando o trem "certo" e a confusao esta armada. Vamos separar os trens que da muito mais certo.

    Ter mais conexoes e a melhor opcao, na minha modesta opiniao. Como uma linha entre Santo Amaro - Centro via Brigadeiro.

    O maior erro e ficar "espichando" as linhas. Isto so vai atrair mais e mais usuarios. Parece bom, mas nem sempre as estacoes estao preparadas pra receber um numero maior de usuarios. O resultado sera o famoso "esperemos o proximo trem". Isto quando nao o outro, o outro, o outro.

    Pedro

    ResponderExcluir
  6. Olá Lilian!

    Sou novo aqui no seu território, e já me tornei um fã deste espaço.

    Gostei muito dos seus comentários e artigos publicados.

    Na realidade, estou cursando o último semestre de Adm com foco em gestão ambiental no Senac de São Paulo e estou realizando meu TCC sobre um possível estádio do Morumbi sustentável e o tema Copa Verde.

    Li também outras publicações suas aqui no blog mesmo, com algumas críticas e comentários sobre o projeto de adequação do Morumbi.

    Gostaria, se possível, de mais informações e "trocarmos mais idéia" com relação a este tema.

    Acredito que possa ser uma boa oportunidade para desenvolver nossos trabalhos!

    um abraço

    Renan

    ResponderExcluir
  7. Oi, Renan

    entre em contato comigo pelo email : arq.lilianoliveira@gmail.com

    Muito legal o tema do teu TCC. Acho que seria muito bom conversarmos mesmo!
    Que bom que gostou dos textos. Obrigada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...