Livraria Cultura

30.9.09

Dalian Shide Stadium - China



Posto aqui mais uma referência da arquitetura esportiva que recentemente foi apresentada. O Dalian Shide Stadium, na China, desenvolvido pelo NBBJ, é um estádio com uma tipologia semelhante ao estádio de Braga, em Portugal - aberto, somente com as arquibancadas laterais. Este partido leva bastante em consideração o entorno. No caso de Braga, a vista é para a Pedreira, proporcionando um estádio diferente, inusitado e interessante. Já no Dalian Shide, temos o posicionamento em relação ao mar, como podemos ver na implantação abaixo.


Além da questão de melhores vistas, pela conexão com o oceano e com as montanhas, esta tipologia pode colaborar com o estudo de conforto ambiental, melhorando a ventilação, que aproveita as correntes marítimas.


Sua cobertura feita por formas irregulares, presas por cabos flexíveis, protegem a torcida da radiação direta e ao mesmo tempo colabora com a iluminação natural no campo. O único ponto negativo seriam as chuvas. No entanto, deixo pra lá, pois não conheço a freqüencia de chuvas na região, ainda mais pela China ter o clima de monções - algo bastante particular.

Outro ponto que chama a atenção é a fachada verde, que filtra o ar e que conta com um estudo botânico para que cada estação do ano se apresente de forma diferente.



Outro ponto positivo é a forma como a estrutura foi feita. Pela imagem abaixo, podemos ver o quanto a planta fica livre para a circulação do público torcedor, garantindo segurança. Além disso, o estádio teve um trabalho de materiais que favorecem o aspecto interior.



Ainda sobre a sustentabilidade...

O estádio tem como reciclar água de chuva e usar energia renovável (através de turbinas eólicas e painéis solares que trabalham em conjunto).

O espaço ao redor do estádio é mais um ponto favorável... verde, amplo e de circulação livre.


Considero o estádio como referência por ter o torcedor como ponto focal. É ele o usuário, e por isso, ele que deve desfrutar do equipamento. Garantindo a qualidade do uso, a arquitetura promove conforto, beleza e segurança àquele que fomenta o futebol, o torcedor, e ainda mantém-se no ideal em relação à sustentabilidade.

O que mais me surpreende é ver que um país que acabou de passar por uma olímpiada, que não tenta uma Copa nem outro mega evento esportivo, desenvolver um projeto tão bem feito e o Brasil que tem apoio vindo de tudo quanto é parte para desenvolver os melhores projetos, se limita arquitetonicamente. Claro que temos as questões financeiras, mas ainda arquitetonicamente falando, nossos projetos poderiam estar muito a frente. Financeiramente, se não aproveitarmos agora, com apoio, futuramente, mais difícil ainda será desenvolver bons projetos sem patrocinadores, financiadores e incentivadores.

Fontes com os textos completos:
Inhabitat (Inglês)
EcoFriend (Inglês)

5 comentários:

  1. Lilian,
    Que projeto bonito. Sei que gosto, cada um tem o seu. Na minha avaliação, é um proj arquitetônico bastante inovador e de estética avançada.
    Artur Melo

    ResponderExcluir
  2. Nao gostei. E se chutarem a bola pra fora do estadio, o gandula vai pular no mar? Esta historia de estadio aberto atras do gol nao ta com nada. Gostei mesmo foi daquele estadio de Taiwan, de bracos abertos. Muito melhor.
    Pedro

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedro... repare no corte do estádio.. a primeira arquibancada (mais baixa) permanece, pois o campo é meio abaixo da cota externa. Vendo pela perspectiva, dá pra ver que atrás do gol tem arquibancada sim... a bola num vai voar tanto hahaha... prefiro o outro também acho... não tenho certeza... queria ver mais material deste. Mas gosto muito desse, também.. opinião particular.

    ResponderExcluir
  4. ola Lilian, bom dia, tb sou de atibaia, gostaria de te conhecer, estou com alguns projetos nesta area, preciso de sua opinião, gostei deste seu blog, por favor me escreva :LWESTHARTFORD@AOL.COM

    Bigu

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...