Livraria Cultura

16.9.09

Os vários projetos para estádio do Corinthians

Saindo um pouco da copa, de referências internacionais e idéias verdes, coloco aqui este post simplesmente como uma pequena noção e referência do tanto de estudos e propostas oficiais e não oficiais que já foram feitos e que EU já vi. (Se alguém tiver conhecimento de algum outro, é só enviar imagem ou link... sei que existem quase que 1 proposta oficial para cada 2 anos de existência do clube).
Cliquem nas imagens para ver o tamanho original
Foto retirada do Blog do Trio - proposta da época de Vicente Matheus.
* Não parece um pequeno "Maracanã/Mineirão-zinho"? Rs.

Abaixo, uma das propostas mais atuais, que seria construída na Marginal, mas que "dizem as más línguas" teve tudo empacado devido a problemas na regularização do terreno.
Seria o novo robocop da marginal, fazendo companhia a alguns já existentes. No entanto, tem seus pontos positivos. Vou me limitar a mostrar a analisar nesse post.


Autoria: Augusto França Neto Arquitetos Associados

Abaixo, a idéia de se criar um estádio para o Corinthians que servisse à Copa.... tá longe hein? pelo menos pelo jeito sobraria estacionamento pra esse estádio.


Imagem retirada do Blog do Paulinho

Abaixo, um estádio que tem sua forma explicitamente ligado ao símbolo do corinthians. Lembro-me que vi há um tempão, e nem agora encontro mais. Sorte que salvei as imagens na época. Encontrei como autoria do Arquiteto Marcos Perazzo, mas atualmente não acho nada mais a respeito do arquiteto ou de sua ligação com o estádio proposto. (1º proposta que vi sendo aquele utópico estádio que a Cooperfiel pregava)





Abaixo, não tenho quase nada de informações. Na verdade passo aqui o link, mas, atualmente, esse link não carrega as imagens. Clique Aqui!



Abaixo, 2º Proposta que vi como oficial da Cooperfiel... qual é oficial eu já não sei. Muito menos localização e autor. Mas também é bem ligado ao símbolo do corinthians. Na minha opinião, o outro é arquitetura, esse aqui é só photoshop e a idéia de impressão na película de cobertura. Simplesmente não tem projeto... não por essas imagens... muito menos entorno.



Além dessas, durante meu trabalho final, eu desenvolvi um projeto pro corinthians, naquele terrenão lá em Itaquera. Por um tempo me arrenpendi da idéia infeliz de tentar projetar um estádio em 1 ano e por conflitos internos e pela burocracia e mentalidade restrita da faculdade, alguns professores boicotavam idéias, obrigando a fazer uma ou outra coisa restrita e contrária às minhas opiniões - resultando numa monografia que adorei, que difere do projeto apresentado. Sendo assim, na minha banca, já mostrava coisas que eu não concordava em meu projeto. Hoje então, faria mais mudanças ainda... mas ainda assim, coloco minha propostinha.





Nesse mesmo semestre em que fiz meu TFG (Trabalho Final de Graduação), lembro-me de mais dois alunos que desenvolveram estádios no mesmo terreno - Gabriela e Roberto. Como são projetos que não foram publicados na internet, prefiro não postar aqui por direito deles. Em todo, caso, quem se interessar, pode procurar na Universidade Mackenzie, que sem dúvida lá encontrarão.

Leitura sugerida sobre o assunto:
Estadão - Projeto Augusto França Neto + vídeo 3d
Uol Notícias - Cooperfiel
Blog do Milton Neves - Cooperfiel

Este post eu abro para atualizações caso alguém envie novas informações, imagens, ou qualquer coisa que seja a respeito destes ou de outros estádios para o Corinthians. Você também fez um? Me mande a imagem!

28 comentários:

  1. Antes do Corinthians ou qq outro time embarcar nesta aventura de construir estadio, o que faz a alegria das construtoras e escritorios, uma coisa SEMPRE deveria ser analisada; o custo da oportunidade.

    Qto o corinthians ganha com bilheterias? Acho que uns 20 milhoes.

    Qto o corinthians vai gastar com amortizacao no caso de financiar a obra tal como a Arena das Dunas? 25 milhoes durante 12 anos.

    Qto o corinthians poderia ganhar se aplicasse estes 400mi em qq outra coisa, caso tivesse a grana? 800 mi em 10 anos sem um pingo de esforco.

    Qto o corinthians gastara com o Pacaembu? Imagino que 2 milhoes ano. 1 milhao de aluguel e 1 milhao de manutencao. Talvez 2.

    Entao a melhor hipotese e alugar o pacaembu por 30 anos ja que o lucro anual sera de uns 17 milhoes so em bilheteria. Se houver possibilidade de prorrogacao por mais 30 ao final do contrato ai e mais negocio ainda.

    A MENOS QUE a FPF e o Seu LULA mais a FIFA construam um novo estadio em sao paulo. Se fosse no Joquei seria perfeito. E arrendem pro timao. Ai e outra historia.

    Se estadio fosse bom negocio taria cheio de investidor construindo. Tem algum? Tem e din din do BNDES a juros muito mais que subsidiados. Negocio de sogro pra genro. E com o NOSSO dinheiro.

    So vale a pena o novo estadio SE o corinthians conseguir uma nova fonte de renda de 20 milhoes/ano. Ou se o estadio LUCRAR algo como 50 milhoes/ano.

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Oi Liliam tudo bem ??? Poxa brigadao pelos elogios!! valew mesmo !!!
    Etaaa coringao .... essas lendas do estadio do timao deveriam sair do papel rsrsrsrsrsrs, tomara que um dia aconteça !! esse curinthiao lembra muito o maraca né !! vamos ver se com a copa no brasil o estadio vire realidade rsrsrsrs

    bjs
    CAUE

    ResponderExcluir
  3. a melhor oferta é de viabilizar a FAZENDINHA, ampliando para 30mil a 35mil, viabilizando melhorias e construindo um estacionamento vertical com capacidade de mil espaços, além pequenas lojas... estádio grande, hoje em dia, não é bom negócio... a média de público do timão é de 19 a 22mil espectadores. a fazendinha seria o suficiente, seria uma espécie de LA BOMBONERA corinthiana!

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo Alves Rodrigues15 de dezembro de 2009 às 23:36

    Eu ja acho o contrario, ta certo que se o corinthians construir apenas o estadio para jogos nao vai lucrar muita coisa, dai sim o projeto do pacaembu seria o mais viavel. Mais se consegui-sem investidores para a construção de uma super arena ai sim sairia bem vantajoso, pois ao lado do terrenao de itaquera tem uma estação de metro e um shopping center, com shows agnedados no estadio seria uma grande oportunidade do corinthians ganhar muito dinheiro assim como acontece na europa, onde multiarenas sao contruidas e os clubes ganhao muito dinheiro com isso. da ate pra alugar o nome do estadio como outras coisas neles relacionadas. falta uma boa investida pois nao estamos falandu apenas de qualquer clube é o corinthians um dos clubes com a maiores torcidas do brasil, ja por ai ja da pra ve que valeria a pena. isso vale tantu pro corinthians quanto pra qualquer outro time brasileiro. mais pra isso tem que ter um super projeto e ambição se nao. continuem jogandu no pacaembu. e deixe o sonho da arena corinthiana pra la. afinal um time com 100 anos de historia sem um estadio, alguma coisa ta errada a muito tempo nao é mesmo.
    Ou se nao Moderni-se a fazendinha fazendo um estacionamento estilo shopping center e capacidade pra umas 40 mil pessoas ai sim ficaria mais viavel.

    ResponderExcluir
  5. Já to de saco cheio dessa conversa de estádio!

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo Alves, volta para escola seu analfabeto.

    ResponderExcluir
  7. o timao sem esta esta osso esta pagando muito pau para os outro 100 anos de cemtenario sem estadio e foda.........

    ResponderExcluir
  8. tem q ter estadio e libertadores cem ano nao

    ResponderExcluir
  9. Dizem que o Andres agora realmente está em busca de um estádio... Também li que no máximo em setembro ele tera um projeto e tudo PRONTO em mãos.. veremos ...

    ResponderExcluir
  10. Corintiano Desiludido8 de abril de 2010 às 16:17

    Essa coisa do Corinthians construir um estádio, daria prá fazer o roteiro de uma novela mexicana, tenho 54 anos e já vi tanta conversa fiada e inauguração de pedra fundamental que se fosse colocada uma sobre a outra daria uns 20 metros. Tô ficando velho e nada de estádio!!!!1 Eu só vou acreditar no estádio quando estiverem cortado a fita do estádio Coringão!!!! O resto é conversa fiada prá boi dormir!!! Abraços a todos os corintianos .

    ResponderExcluir
  11. Pra quem quiser ver mais estádios, existe o blog do Marcelo Figueiredo, onde tem uma pesquisa que ele fez com mais "versões" do estádio corinthiano:
    www.estadios-corinthians.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. PURA BALÉLA,SÓ AS PEDRAS FUNDAMENTAIS QUE INAUGURARAM PRA ESTE ESTADIO JA DARIA PRA FAZER TODO O OLICERCE ,ENTRA LADRÃO, SAI LADRÃO DESSA ADMINISTRAÇÃO E OQ SOBRA NO TIMÃO É SÓ A TORCIDA ,QUEM SABE SE UM WOSHINTON OLIVETTO DA VIDA CHEGASSE A PRESIDENCIA AI TALVEZ ESTE ESTADIO EXISTIRIA

    ResponderExcluir
  13. temos que continuar fiel na fé e jamais perder as esperança de que a administração do corinthians faça o melhor estádio para o club, independente daqueles que a maioria lá dentro são contra o projeto, mas o poder da orção de um justo pode muito em seus efeitos...devemos orar muito pelo presidente do club Andrés Sanshes e pela a administração do club de que o imposível para Deus não é nada e pode acontecer. ASS: Adilson torcedor fiel

    ResponderExcluir
  14. ola se os shoping ficese parceria com o timao poderia fazer dentro da casa do timao um shoping ou varios shoping com vendas com cinema ou outras coisas mais para bem conforto do povo e tivece escolas d educaçao tipo recreaçao para jovens para nao se inturmar com o crime insentivando a entrar pro time com aulas d musica aula d jogos tudo q ninguem se sinta mal no estadio e q todos q torcem pro time ajudar tambem q poderam fazer bem melhor esse estadio

    ResponderExcluir
  15. Estadio?o coringao realmente precisa de um.mas ja que nao tem q se fodas!oq importa é o coringao.libertadores?com o tempo,pois se nao temos isso ou aquilo,pra q tanta inveja?se ele nao tem,e ja é o todo poderoso imagina se tivesse?
    CORINTHIANS é o q importa!o resto é balela

    ResponderExcluir
  16. Sei e respeito o enorme desejo dos torcedores do Corinthians tem em ter um lugar próprio, mas, mesmo eles, sabem que é impossível pagar tal custo com a renda da bilheteria, pois o patrocinador estará junto tanto em um local arrendado, como o Pacaembú, quanto em um novo estádio. Então como um clube, que deve mais de R$100 milhões na praça, com todo respeito, dará garantia financeira melhor que o São Paulo que não tem dívida e sim caixa positivo? Só se a intenção é desde já dar um CALOTE no BNDS? E por que o BNDS financiaria pro Corinthians e não para o SP?
    O avalista seria o sr. Molusco?
    A cidade de SP já possui o Parque Antartica do Palmeiras, o Canindé da Portuguesa, o Pacaembú que é usado pelo Corinthians e tb o Morumbi do SP, pra quê outro?
    E caso dêem esse futuro Estádio para o Corinthians, o que farão do Pacaembú?
    Como é irritante a má gestão do R$ público.
    Que cambada de FDP!!!

    ResponderExcluir
  17. eu acho que a única certeza é que uma hora alguém tem que sentar para cagar

    ResponderExcluir
  18. eu acredito q o corinthians poderá sim fazer este estádio. mesmo q os recursos sejam poucos como dizem.

    ResponderExcluir
  19. melhor es tadio domundo

    ResponderExcluir
  20. Eu acredito no estádio do timão. Eu também acredito em duende.

    ResponderExcluir
  21. vai sonhando corinthians com um estadio nuca teve agora e que nao vai ter mesmo kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  22. Não entendi. Poderia falar isso até pouco tempo atrás, mas agora? tá construindo!

    De qualquer forma, quando é tema polêmico, ninguém assina os comentários, é todo mundo anônimo. Seria bom q colocassem os nomes, no mínimo pra diferenciar os autores. Dou a liberdade de colocarem anônimo. Mas seria legal.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite srta.Lilian de Oliveira!

    O povo que comenta acima, são covardes, pois se escondem no anonimato, que corinthianos são estes que nem assinam a postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não me importo. Já pensei em bloquear comentários anônimos, mas o comentário que não vem para construção de nada geralmente por si só já se mostra pobre de conteúdo, o anonimado só caracteriza o autor. Credibilidade tem quem fala e assume, mas muito mais quem fala e argumenta.

      Mas tão valendo os comentários. Obrigada pela visita!

      Excluir
  24. sou palmerense i dai? mas pago maoir pau pro corinthians, modeste a parte sao os melhores, comigo e tudo na paz, sem intrigas temos que nos concientizar da verdade e nao mais haver baixarias e brigas entre times rivais isso e ridiculo, vamos ser brasileiros bondosos, e bem vistos. e isso bjks pro fenomeno.

    ResponderExcluir
  25. O estádio pode até ser o mais feio da copa, que seja. Não estou nem aí com essa copa, mas pro corintiano o estádio é o mais BONITO do mundo e o MELHOR. E tem mais: São Paulo não precisa de copa.

    ResponderExcluir
  26. O estádio veio e está sendo o melhor !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...