Livraria Cultura

21.9.09

Prática de Remo no Tietê

Pois é, parece nojento e é esse o problema. A impressão que temos em relação aos nossos rios é péssima. Foi isso que a ESPN apresentou em uma reportagem durante o programa Pontapé Inicial de hoje: uma experiência de prática de Remo pelo Rio Tietê.

Há alguns anos vi uma exposição fotográfica na saída do metrô clínicas, em São Paulo, que mostra fotos antigas de equipes que treinavam e nadavam nessas águas que hoje estão poluídas. Nessa época, o rio era uma infra-estrutura natural de lazer e de práticas esportivas. Não podemos nem pensar no mesmo uso hoje.

Para chamar a atenção desta "causa" (a recuperação de nossos rios), em São Paulo, há uma organização chamada Navega SP, que leva escolas para navegar pelo rio Tietê, colaborando com a conscientização. Atualmente eles estão restritos às escolas.

Quem se interessar por ver a reportagem da ESPN, clique aqui.

Também escrevi algo relacionado para o portal da Copa, há alguns dias, vale a pena dar uma olhada. Clique aqui para acessar o artigo.

Valeria a pena investirmos na recuperação e tratamentos de nossos esgotos, para a Copa e visibilidade do país, mas, principalmente, pelo ambiente e nossa qualidade de vida.

6 comentários:

  1. "A IMPRESSÃO que temos dos nossos rios SÃO IMPRESSIONANTES". A frase contém dois equívocos. Um, de concordância: a impressão É. Jamais SÃO. Deveria, portanto, estar escrito: a impressão que temos dos nossos rios É impressionante. Mas aí entra o segundo problema, este de lógica (ou falta de). Dizer que uma impressão é impressionante é fazer um raciocínio circular, tautológico, que não diz nada. Mude a frase, Lilian. Urgente.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada mesmo. Tem dia que a gente não tá bem, não? Corrigido e obrigada pelo aviso!!!

    ResponderExcluir
  3. A gente fica melhor quando recebe uma crítica construtiva -- e a aceita! Isso acontece com todos nós.

    ResponderExcluir
  4. Lilian,
    Os Rios (Tietê e Pinheiros) há 60 anos atrás,além do remo, eram palco de acirradas competições de natação. Com ilustres participantes, como João Havelange. . .
    Artur Melo

    ResponderExcluir
  5. Pois é Artur, eram estas fotos que estavam no metrô Clínicas, cerca de um ano atrás.

    ResponderExcluir
  6. Lilian
    E estão na Biografia do Havelange também. Alias, creditam às atividades esportivas, que ele tinha, a base de todos os relacionamentos (hj chamamos de networking)que ele adquiriu e usou na sua brilhante carreira de dirigente esportivo. Pode-se gostar, ou não, de Havelange. Mas, não há como lhe negar o mérito de ser um grande dirigente esportivo e que ajudou a transformar o futebol no grande negócio que é hoje.
    Artur Melo
    artur.melo@gramadosesportivos.eng.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...