Livraria Cultura

26.10.09

Carro elétrico brasileiro

Em Setembro, no Blog Arquibancada, publiquei um texto sobre os carros elétricos, no Brasil, e sobre estacionamentos solares (que imitam florestas). Essa semana, encontrei, sem querer, uma matéria mais antiga , publicada pelo jornal Metro (gratuito e entregue nas ruas de São Paulo). A matéria datada de 8 de Julho de 2009 menciona qual seria o preço do carro se fosse vendido no varejo atualmente (R$145.000) e a situação em que ele se encontra: constantemente em evolução e sendo disponibilizado, inicialmente, somente às parceiras da Fiat. Em Julho, totalizavam 21 carros circulando e a Fiat previa 50 até Julho de 2010.

Lembro que o alto custo e a restrição é devido ao momento de desenvolvimento/lançamento do automóvel. Lembro, também, que qualquer nova tecnologia só consegue ser barateada conforme as compras aumentam. É nessa hora que entram as grandes empresas, que podem fazer uso da imagem que as novidades tecnológicas trazem e fomentar essa redução dos custos de produção.

Clique para ver a matéria do jornal Metro.


*Acompanhem os posts do Blog Arquibancada, pois é bastante complementar aos que aqui publico e direcionados à Copa 2014.

3 comentários:

  1. 145 mil reais e uma "facada". Acho que no Japao e mais em conta.

    Alem do carro eletrico, tem outros "verdes" que sao hibridos. Um que eu acho sensacional e uma SUV que usa parte do "arraste" pra gerar eletricidade. SUV, aquelas caminhonetes enormes e muito lindas. Nao tao lindas como uma Ferrari.

    A energia solar tem um futuro proximo mais promissor no pais. Principalmente pra ajudar no aquecimento da agua. Ainda e caro pra populacao em geral, mas ja ha modelos mais baratos em testes.

    Agora a ideia mais legal de todas foi uma que eu li ontem a tarde. Um grupo de pesquisadores de BH inventaram uma ceramica que "segura" 40% do CO2 da industria. Ja receberam uma grana pra aumentar a eficiencia pra 60%. E outra pra adaptarem a ceramica aos carros. Seria sensacional. A ceramica pode ainda ser reaproveitada com o CO2 sendo usado em inumeros processos industriais. Nao e sensacional?

    Depois desta, tem que darem a abertura da copa verde pra BH.

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Oi Lilian,será que daqui a alguns anos não estaremos nos teletransportando e automóvel seja algo quase inútil?a técnologia está se desenvolvendo muito rápidamente...
    Mas ter um desses carros a energia solar, e ter a consiencia que afetaremos pouco a qualidade de vida no planeta e o bolso quando os precos forem populares já é bem tranquilizador!!
    Abraços.,
    F.

    ResponderExcluir
  3. Espero que sim Fábio...
    quanto aos custos... inicialmente é sempre alto mesmo... mas conforme o interesse aumenta, os preços naturalmente abaixam e se tornam populares... exemplo disso é a tecnologia dos leds... aos poucos eles estão reduzindo os preços.
    O problema é q inicialmente dependemos todos da elite e do interesse popular geral.

    Esse carro, por exemplo, chega a 100Km/h - mais do q suficiente para a cidade... mas limita para quem viaja muito. Além disso, a cultura brasileira é da velocidade e potência... se isso não for revertido aos poucos, continuaremos com os inúmeros acidentes de trânsito e com o não incentivo de automóveis como estes compactos, compactos elétricos, etc.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...