Livraria Cultura

24.10.09

Incheon Stadium



Como comentei no post anterior... este aqui é dedicado ao Incheon Stadium, na Coréia do Sul, estádio este que sediará a 17ª edição dos Jogos asiáticos, em 2014.

Desenhado pelo escritório Populous (antigo HOK) junto ao Heerim Architects and Planners , este projeto proporciona à cidade uma imensa área verde que funcionará como parque público.

O estádio é adaptável: abrigará 70.000 torcedores para os jogos de 2014, mas, posteriormente, reduzirá sua capacidade para 30.000, tornando-o sustentável no dia a dia.

Novamente, menciono a importância da referência da cultura local com a arquitetura e com o urbanismo. Além de ser algo que agrega valor, pode ajudar na funcionalidade. Neste caso, a cultura adotada é representada pelo ritual budista, as danças Seung Moo. Segundo o arquiteto Daekwon Park, " Na arquitetura, assim como na dança, movimentos dinâmicos criam a forma, mas também podem ser reconhecido os espaços vazios gerados no entorno de sua forma." O arquiteto refere-se ao Yin e Yang, formas complementares, que é representado na implantação do estádio. Ainda segundo o arquiteto, "o espaço restante, em volta dessa forma do yin e yang, torna-se o acesso principal à construção".


Acesso principal e a semelhança ao Yin e Yang.

Nas imagens acima podemos ver o trabalho de fluxos realizado. Dessa forma, o estádio fica integrado à malha urbana e ao parque proposto, sem se tornar uma barreira. Além disso, nota-se claramente a idéia de que o estádio é para ser usado pela comunidade, deixando livre o acesso do parque às arquibancadas. Dessa forma, indiferentemente ao relevo, diminui-se a necessidade de escadas ou rampas de acesso, podendo ser utilizado o "eixo" como uma longa e suave rampa, se necessário. O trabalho de paisagismo, que os projetos brasileiros (não só de estádios) geralmente nem pensam em trabalhar (por opção de clientes que não vêem a importância), aparece neste projeto como fator fundamental à demarcação de trajetos e à qualidade da infra-estrutura urbana.

Dos percursos podemos salientar o principal, que dividiria ao meio o Yin e Yang, e os percursos menores, que ligam pontos estratégicos do entorno e entre os equipamentos desse abundante parque. Dessa forma, demarca-se o paisagismo, que pode ser trabalhado com vegetações diferentes, e tornando-o racional e não aleatório. Passarelas, em ambos os lados colaboram com a fluidez do projeto visando o pedestre e bicicletas. De qualquer forma, o automóvel não é esquecido - podemos ver os bolsões de estacionamentos.

Segundo o escritório Populous, o sucesso de tal projeto está ligado à concretização da idéia de deixar esse estádio com acesso facilitado aos moradores, assegurando o real significado do termo sustentável e deixando um verdadeiro legado à cidade.



A cobertura, como podemos ver acima, flui do design, saindo do chão, assim como no Estádio solar do arquiteto Toyo Ito. Mais um ponto que suaviza o impacto visual do equipamento.

O trabalho foi escolhido através de um concurso, prática pouco realizada no Brasil, infelizmente. A proposta era desenvolver o projeto de um estádio de 400 milhões de dólares para ser a sede principal do evento.

Fontes:

Asian Games 2010

3 comentários:

  1. Eu nao sou arquiteto nem engenheiro, mas tem coisa esquisita neste estadio. Parece que ha um equivoco em relacao a posicao dos estacionamentos. A avenida de baixo da rampa e de um lado do estadio e os estacionamentos (minusculos) estao no outro lado.
    Isto sem falar que a avenida cruza com outra la na frente, dificultando o acesso ao estacionamento. Com certeza, este pessoal nao e muito chegado no jeito americano de urbanizacao.
    Tambem nao entendi porque dois campos.

    Minha opiniao e que e estiloso demais. A primeira vista e muito legal. Na pratica, fizeram uma bela cobertura pra onde vai ficar a imprensa e o resto deram um "jeitinho". Se chover forte ....

    Eu gosto mesmo e de estadios como o Allianz ou do Dallas Cowboy. Estadio tem que ter "conteudo".

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pedro

    Os estacionamentos são realmente menores, mas eles também tem um conceito muito mais bem formado em relação ao transporte coletivo e de bicibletas. Realmente, esses estacionamentos são restritos às 2 duas. Mas acho suficiente, principalmente considerando que o estádio terá sua capacidade reduzida a 30.000 torcedores. Para o caso específico dos jogos asiáticos, provavelmente será incentivado o uso de transporte de massa e o estacionamento serve mais ao parque que ao estádios.

    Sobre o "estiloso demais" não acho que estilo seja critério desmerecedor de um projeto. Principalmente deste, não há design aqui que interfere na função.

    Os dois campos é porque é um parque público. Não reclamaria se o campo no parque estivesse sempre ocupado???? Quanto mais, melhor.

    Acho até bom esse seu comentário de "jeito americano de urbanização", pois o americano tende ser individualista e não coletivo e "asfáltico".

    Sobre a cobertura, não ouso comentar, pois talvez não seja tão necessária a cobertura total. Não tenho conhecimentos profundos dos ventos, umidade do ar, quantidade de chuvas e intensidade do sol... mas talvez você tenha razão sim em relação a falta de cuidado.

    obrigada pelo comentário

    ResponderExcluir
  3. LILIAN,

    TUDO BEM?? PARABÉNS PELO SEU POST, FIQUEI MUITO SATISFEITO EM ENCONTRAR ALGUÉM COM UMA VISÃO DE FUTURO...
    INFELIZMENTE SEU COMENTÁRIO ESTÁ CORRETO, SOU DO RIO DE JANEIRO, ONDE TEREMOS UM EVENTO IMPORTANTE NO ANO DE 2016.. PENSANDO EM INFRA ESTRUTURA E MEIO AMBIENTE
    "O trabalho de paisagismo, que os projetos brasileiros (não só de estádios) geralmente nem pensam em trabalhar (por opção de clientes que não vêem a importância), aparece neste projeto como fator fundamental à demarcação de trajetos e à qualidade da infra-estrutura urbana"

    AO PESQUISAR NA INTERNET SOBRE ESSES TRABALHOS, TIVE O PRAZER DE ENCONTRAR UM PROJETO DE LEI TRANSFORMANDO A CIDADE DE INCHEON IRMÃ DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. (JÁ APROVADA) ESPERO QUE COM SUAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJETO DE INCHEON DESPERTEM MAIS AINDA A QUALIDADE DA INFRA ESTRUTURA URBANA.. PRECISAMOS APRENDER MAIS MUITO MAIS ......

    PARABÉNS

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...