Livraria Cultura

15.11.09

Carro elétrico: Design nacional e Plano visionário


Esse post é um complemento ao texto anterior. Li as matérias logo após publicar sobre o iOn.

Iniciando pelo design nacional, mencionado no título:
O arquiteto Jaime Lerner, um dos responsáveis pela liderança do plano que tornou Curitiba referência em urbanismo, desenhou o menor carro elétrico do mundo. Suas medidas são: 60cm de largura, 1,38m de comprimento e 1,5 de altura.


Chamado de dock dock, o minicarro elétrico atinge somente 20Km/h, não concorrendo com os automóveis convencionais, mas servindo de complemento ao transporte público e funcionando através de aluguel, como as bicicletas públicas.

Jaime Lerner tem ótimas idéias e muitas delas já foram copiadas em várias cidades de todo o mundo. Clique aqui para ler mais sobre as iniciativas de Jaime Lerner.

"As mudanças têm de ser rápidas. Inovar é começar"

Eu, particularmente não gosto muito do design. Talvez isso se dê pelo fato de ser um arquiteto e não um desginer, mas a idéia é boa. Também não me sinto muito confortável com a idéia de dividir ciclofaixas ou cliclovias com pedestres e bicicletas. Pra mim, "ciclo" já me diz que é restrito às bicicletas, no máximo aceitaria patins e skates. Talvez eu mesma esteja exagerando, mas dependendo da quantidade de dock docks, poderíamos ter congestionamentos., principalmente se tivéssemos acidentes nessas faixas. Enfim, é positivo sim, e é legal termos uma idéia nacional, que complemente o transporte, mas acho que deveríamos aplicar logo o teste para vermos se realmente funciona. Em Paris, há um grande problema com o vandalismo das bicicletas, aqui, provavelmente também sofreríamos com isso. Se considerarmos o vandalismo com os dock docks, imagino que o custo de manutenção seja muito maior. Precisamos preparar a população, conscientizar, e achar planos para uma manutenção mais econômica.

Mas, de certo, não tiro o mérito da iniciativa. É assim mesmo que devemos começar.

Alguns sites que noticiaram esse projeto mencionam que o próprio criador não cabe dentro do carro. Isso me faz pensar na abrangência. Será que não estamos, novamente, limitando a acessibilidade. O carro já não tem tanta potência, tem dimensões restritas, será que não limita pessoas altas ou obesas a ter acesso a esse meio de transporte? É algo a se pensar.
Ao mesmo tempo que suaviza a ocupação do espaço urbano pelos automóveis, será que a mobilidade desse carro funciona bem. Notamos que ele é bem rente ao chão. Será que nossas vias, calçadas, ciclofaxas, etc., estão preparadas o suficiente para algo desse nível? Será que as raízes das árvores, buracos, degraus, não estão limitando esse projeto? Acho que são muitas coisas a serem pensadas, para, talvez, fazer uma revisão na idéia. De repente, até mesmo de por em prática.



Outro projeto na mesma linha é o PUMA, idealizado pela GM e pela Segway. No entanto, este já é um minicarro elétrico onde o consumidor teria posse desse veículo, diferente do Dock Dock, utilizado exclusivamente para aluguel - poder público. Acredito que o custo desse PUMA seja aterrorizante para um brasileiro comum.



Sobre o Plano visionário de incentivo aos carros elétricos, aparece o israelense Shai Agassi, que elaborou uma proposta de dar carros elétricos com um sistema de vendas de quilometragem, assim como o plano de minutos de celular. Além disso, discute o tempo para recarregar os veículos, quesito que recebe várias reclamações. Menciona também a importância de um plano completo, desde os carros até as fontes de abastecimento de energia para que o projeto realmente funcione. Leia a entrevista no Planeta Sustentável.

Na entrevista mencionada, Shai Agassi mostra a amplitude do plano, feita através de parcerias, e baseada em fontes de energia renovável, como moinhos de vento na Dinamarca, por exemplo, mostrando também como esse plano poderia funcionar no Brasil, com uma comparação à aplicação que está sendo desenvolvida na Austrália. Vale a pena ler a entrevista.

Fontes:
Planeta Sustentável /Super Interessante

Veja

6 comentários:

  1. O carro ai do Jaime Lener e uma adaptacao de veiculos pra pessoas com alguma deficiencia de locomacao que ja existe nos EUA. Neste caso, parece mais um velocipede grandao. O do Lener foi apenas coberto.

    O problema deste veiculo e que ele nao alivia o trafico, pelo contrario, pode ate piorar. E menos seguro em caso de batida. Duvido que suba rampas muito inclinadas. E ninguem garante que a fonte de energia eletrica nao sera poluente.

    Existem hj veiculos hibridos que sao bastante economicos, inclusive SUVs. Ha tb carros eletricos com desempenho bastante razoavel.O problema da poluicao, eles amenizam bem. Ja o do transito nao.

    Sobre este, eu ainda prefiro faixas exclusivas pra trams com metro embaixo. O metro faz as ligacoes principais e o tram o porta a porta. Pq tram e nao onibus? Onibus e feio pra burro, acaba com o visual de um bairro. Eu morava perto de um ponto de onibus e eh horrivel a barulheira produzida. Ja o TRAM, se igual ao de Strasbourg ou de Bourdeaux, revitalizaria qq bairro pois e lindissimo.

    Infelizmente, muita gente no Brasil acredita no Lener e no famigerado BRT, como se fosse possivel dar 2 faixas de cada lado so pros onibus sem comprometer o transito da cidade. Claro que nao da. Vamos parar de bobagem e adotar os trams.

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Sejamos claros e logicos. O que vc preferem ver nas suas cidades: os famigerados "martoes", aqueles duplo sanfonados ou o tram de bourdeaux?

    Segue o link do You Tube
    http://www.youtube.com/watch?v=5MxmbbZY9-U&feature=fvsr

    Chega de invencionice.

    Pedro

    ResponderExcluir
  3. É verdade, Pedro.. os trams são super práticos e bonitos. Só não podemos contar somente com eles para o transporte público.
    Insisto na questão de integração de vários meios.

    A questão da energia eu também acho que deve ser estudada, não podemos jogar tudo para Itaipú. Temos que ter fontes alternativas (como energia eólica e solar).

    Acho legal ter incentivo ao carro elétrico, mas muito cuidado, pensando em tudo. Não creio que os acidentes sejam graves numa velocidade de 20km/h, principalmente se tiverem seu transito separado dos automóveis comuns (cicloVIAS, portanto) mas de fato, pode piorar o trânsito.
    Lembrando, esse transporte do lerner foi feito para pequenas distâncias, como complemento, algo abrangendo um bairro, não grandes percursos.

    ResponderExcluir
  4. Nesse link, tem uma "tabela" das tecnologias dos carros. Os automóveis deveriam ser melhorados, independente de sistemas a mais adotados, como os TRAMs... os automóveis são necessários em certos momentos. E por isso, podemos melhorá-los. Não dá para negar ou banir o autmpovel (muito mesmo porq seria utópico)

    http://planetasustentavel.abril.com.br/pops/carros-verdes.shtml

    ResponderExcluir
  5. Lilian,

    Se vc tiver um tempinho de uma olhada no link e veja como e o TRAM de Bourdeaux. E lindissimo. Ele nao tem fiacao aerea. A alimentacao e feita pelo chao, um sistema chamado APS.
    Mas, o que eu mais gosto e a imagem que aparece entre 2:10 e 2:20. E um corredor onde nao ha asfalto ou qq pavimento mas grama.

    Imagine vc, se o corredor da Reboucas fosse segregado e no lugar do canteiro central e da pista houvesse grama e um trem destes passando. A regiao das estacoes, claro, seriam pavimentadas. Mas o resultado final e que a avenida ficaria muito linda. Bem diferente do que acontece hoje.
    A comecar por aqueles postes de iluminacao HOR-RO-RO-SOS que colocaram. Que mal gosto. Falta um pouco de senso estetico pro pessoal. Os mesmos que transformaram a linha 5 e a 4 em dois exemplos de feiura.

    Na minha modesta opiniao, onibus (de piso baixo) so alimenta o sistema. O resto e ou TRAM ou metro. O tal do monotrilho e lindissimo na Disney, mas eu nao gostaria que um treco daqueles passasse em frente a minha casa. Ja o TRAM de Bourdeaux pode passar sempre que quiser.

    Pedro

    ResponderExcluir
  6. Lilian,

    Bem que a prefeitura da capital e porque nao, das outras sedes poderiam contratar os urbanistas que fizeram as imagens que seguem.
    Que lindo!!!! Nos estamos atras.

    http://www.youtube.com/watch?v=JehmFNYzMXA
    http://www.youtube.com/watch?v=UKybN70tT2E&feature=related

    Sem comentarios. Pedro

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...