Livraria Cultura

24.3.10

Propostas para a Copa é publicada pelo IAB

Durante o mês de Novembro de 2009, o IAB-SP (Instituto dos arquitetos do Brasil) realizou pela primeira vez um workshop durante a Bienal de Arquitetura.

Neste ano de 2009, o tema a ser estudado foi a Copa 2014. A partir daí, grupos estudaram as propostas feitas para cada cidade-sede e fizeram novas propostas e/ou críticas e levantamento de pontos positivos e negativos do que está sendo feito e/ou o que vem por aí.

Eu, Lilian, participei da cidade-sede de Porto Alegre. Achei o workshop bastante proveitoso. Deu para conhecer um pouco mais das propostas e ver se estamos no caminho correto. Alguns dos relatórios foram, segundo o IAB-SP, encaminhados para as prefeituras das cidades.

Esta semana o IAB publicou em seu site o relatório final das 9 cidades-sede que puderam ser estudadas e trabalhadas pelos grupos de trabalho. Clique aqui para a página de downloads dos arquivos.
Em breve, farei análises (que ousadia) do que já foi analisado por esses grupos!

3 comentários:

  1. Eu nao sou arquiteto, nem li os PDFs mas, de cara, ja presumo que nenhuma cidade vai construir um "marco" pra cidade, uma obra que possa ser um cartão-postal da cidade, tal como o Big Ben em Londres ou a Torre Eifel em Paris.

    Provavelmente, tb ninguem vai construir um Museu de Ciencia. Nem grandes teatros ou operas. Perdem assim a chance de atrairem eventos paralelos pra copa e de firmarem um fluxo de turistas "mais interessante".

    Duvido que ha um plano de longo prazo (50 anos) delimitando o tamanho maximo da cidade, o que sera construido em cada bairro e como isto se insere na vocacao da cidade.
    Poderiam ate colocar os planos no Museu, pra vistacao publica. Em Xangai fazem isto.

    Enfim, acho que estamos perdendo a oportunidade de usar a copa pra criar um novo patamar de planejmanento urbano. Tomara que eu esteja errado.

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedro...

    então.. para a Copa não ouvi falar de nada disso, infelizmente. Mas ouvi falar que o IAB-RJ vai realizar um concurso público para um "marco olímpico" para o Rio de Janeiro, por conta de Rio 2016. Tentei confirmar a informação com o próprio IAB, mas como de praxe, não recebi nenhuma resposta. Enfim, se souber de algo postarei aqui e, certamente, tentarei elaborar algum projeto também.

    Mas está correto no seu comentário, estamos deixando de aproveitar oportunidades.

    ResponderExcluir
  3. não sei nas outras cidades, mas em fortaleza, a copa impulsionou a construção de várias obras que intensificarão o turismo já existente na cidade.
    como exemplo, temos o Acquário Ceará, que será o maior aquário do hemisfério sul, e muitos outros projetos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...