Livraria Cultura

27.3.10

Ferrari World - A aposta de uma marca

A Ferrari aposta em vários setores além do automobilismo como, por exemplo, o ramo de perfumes, celulares, entre outros. Hoje, o maior empreendimento da marca Ferrari está na Ferrari World, em Abu Dhabi, prestes a se tornar mais um megaprojeto nessa região que promete ser o maior destino turístico do mundo.

Esse investimento da marca italiana mostra o quanto é importante criar infra-estrutura que valorize seus produtos e conceitos, que também é a estratégia da Fiorentina, time italiano, que está com projeto de construção de um parque temático de futebol. Leia o artigo sobre os investimentos visionários italianos em estádios.

Dentre as atividades nesse complexo estão: lojas, restaurantes de culinária italiana, um centro de restauração (gostaria muito de saber o que seria isso!!), hotéis, atrações, brinquedos temáticos, como a torre de queda livre, entre outras atividades. Como não poderia ser diferente, o parque temático da Ferrari promove a montanha russa mais rápida do mundo (chegando a mais de 200 km/h) - mais uma vez o foco da marca em relação ao automobilismo - que simula uma corrida entre ferraris, já que há dois trilhos paralelos.
A arquitetura:



A cobertura do espaço é metálica e feita em dupla curvatura e sustentada por treliça metálica. Sua forma tem inspiração na ferrari GT.



Toda a cobertura foi pensada de forma a melhorar o conforto ambiental do espaço, tendo em seu centro uma cobertura em vidro que faz lembrar a cobertura da Feira de Milão, de autoria do arquiteto italiano Massimiliano Fuksas.



Acima, imagem da Feira de Milão, na Itália. Abaixo, o centro da cobertura da Ferrari World.



Segundo a Benoy, autora do projeto, a construção une a integridade da Ferrari à enorme ambição de Abu Dhabi, resultando nesse projeto icônico - novamente aquela minha teoria de que a arquitetura icônica, garante um atração de público gigante.



Podemos ver também, que a grande proposta inclui um plano urbanístico, trabalhando o paisagismo, e todo o acesso à ilha Yas, local onde está inserida.

Iluminação: A iluminação é controlada e trabalhada a partir de uma fachada onde se mesclam partes transparentes e partes opacas, como é o caso da fachada do estádio Soccer City, em Johannesburgo, na África do Sul, principal sede da Copa do Mundo FIFA 2010.







Acima, imagens da fachada da Ferrari World. Abaixo, o estádio Soccer city, em Johannesburgo, África do Sul.



A Ferrari já conta com um Museu/galeria (Itália) e que tem grande visitação por aficcionados em automobilismo, fãs de ferraris e turistas comuns.

A galeria Ferrari não é só um museu, é uma exposição que se renova continuamente no tempo.

Imagino que possamos esperar essa mesma constante mutação e atualização nesse novo investimento em Abu Dhabi.



Fonte:

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