Livraria Cultura

29.5.10

Copa 2010: Troféu, mascote, logo, slogan, eventos a parte e os benefícios ao comércio

A idéia desse post surgiu com o meu treinamento online como voluntária da FIFA na Copa na África do Sul, este ano, para onde embarco semana que vem. Mostro nele os símbolos oficiais da Copa do Mundo FIFA 2010, de forma breve, capturando a essência das informações da FIFA e comentando sobre o que anda rolando por aí com o tema: Copa.



O Troféu:
Feito pelo artista italiano Silvio Gazzaniga o troféu recebeu a seguinte descrição do autor: "As linhas nascem da base, subindo em espirais tentando alcançar o mundo. Pelas tensões criadas no corpo da escultura surgem a imagem de dois atletas num momento de vitória".








Logo:


O gráfico mostra um chute de bicicleta, que, segundo é mencionado oficialmente, figura a essência do futebol africano. 
Ao fundo, no formato do continente africano, as cores representam a bandeira sulafricana.
O que considero mais interessante é que a África do Sul, ao mesmo tempo que demonstra que será lá a Copa, ainda mostra, através desse logo que é uma conquista africana, como continente e não exclusivamente de seu país.









O mascote: Zakumi:


Zakumi é um leopardo nascido na África do Sul em 1994. 
O nome é composto por 'ZA' que significa África do Sul e 'kumi' que significa 'dez' em várias línguas africanas.
Ele simboliza toda a confiança, orgulho, hospitalidade e o calor social dos africanos.
Ele só tem uma fraqueza: com tanta energia, elefrequentemente precisa de descansos entre performances - achei isso um tanto engraçado! Um mascote dormirá durante o jogo por exemplo? hahaha



A bola que Júlio Cesar odiou: Jabulani
Elaborada pela Adidas, a Jabulani, que significa 'para celebrar' em isiZulu, tem 11 cores que representam cada um dos jogadores dos times e cada uma das comunidades sul-africanas que receberão o mundo este ano.
O design celebra a diversidade e harmonia da áfrica do sul.
A textura da bola é diferenciada, com grips, dificultando que escorregue em qualquer condição, permitindo maior controle e estabilidade de vôo. 
Ontem, Júlio Cesar, direto da África do Sul, deu uma coletiva falando que não gostou nem um pouco da bola. Veja o vídeo abaixo:







O poster:


Simboliza o impacto positivo da Copa do Mundo FIFA 2010 na áfrica e captura um ar de aspiração.


A forma do continente africano é representada no rosto do homem que ali aparece e as cores, assim como o logo, representa as cores da bandeira da África do Sul. Já o amarelo ao fundo simboliza o sol como fonte de calor, energia e vida.


















Durante o evento acontecerão outros tipos de competição: o football for Hope e o street child's world cup. eventos sociais através do futebol, vale a pena acompanhar as notícias também.


Já faz um tempo que o mercado anda fervilhando de acessórios da copa, principalmente com a febre das vuvuzelas e kuduzelas (Leia mais). É dessa forma que o 3º setor mais lucra com a Copa, sendo no país sede, como fora. Exemplo disso, é o número de promoções criadas promovendo a Copa. As Lojas Mundo Terra, de equipamentos esportivos, por exemplo, criou uma promoção que presenteia o cliente com um squeeze temático que lembra o formato do troféu, para compras acima de R$200,00 pela loja virtual.






Mas não é só o comércio que lucra. Designers e artistas também podem elaborar muitos trabalhos na área. Exemplo disso que digo é Fernando Degrossi, um dos autores de camisetas temáticas da Copa que a Camiseteria iniciou a vender - espero que seja minha próxima aquisição online. Abaixo a estampa da camiseta elaborada por Degrossi, que sai por R$45,00. (Clique aqui para ver mais camisetas temáticas da loja).




Outro exemplo é o Cauê Zunchini, que elaborou material para o "Fudêncio na Copa", desenho que aparece na MTV. Veja mais no Blog do Cauê, clicando aqui.


Não posso deixar de mencionar na quantidade de promoções de bares, Tvs com descontos para a Copa, promoções de cervejas e patrocinadores da Copa do Mundo (como a coca-cola e mc donald's). Não há dúvidas de que a Copa do mundo movimenta e muito o mercado local. Imaginemos agora o quanto movimentará na Copa de 2014, aqui no brasil. Artistas e produtores de eventos, é só botar a criatividade em uso que vai ter muito lucro nos próximos quatro anos pelo menos!



6 comentários:

  1. Oi Lilian! Vim conhecer o seu blog, que eu ja tinha ouvido falar muitas vezes mas ainda nao tinha passado por aqui. Adorei o post, super interessante, ainda mais que estou super empolgada para a Copa, adoro! Imagino vc que vai pra la!! Ai que demais... Aproveite!
    Tudo de bom e parabens pelo blog! (agora que tb sou blogueira sei a dedicacao envolvida..)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bel, brigada pelo elogio. Vou aproveitar bastante a viagem.

    Parabéns pelo seu blog, dei uma olhada nele algumas vezes já! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá Lilian, tudo bom?
    Cheguei em seu blog a partir das postagem no Portal da Copa. Sou jornalista do Portal Metálica (www.metálica.com.br) e estou fazendo um artigo sobre construção e montagem de arquibancadas. Vi que você tem familiaridade com o assunto e gostaria de saber se você gostaria de colaborar na produção desse material! Entre em contato comigo pelo e-mail: natasha@metalica.com.br

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, ótimo seu blog. Estou fazendo minha mono sobre a logo da copa... mas guria está muito complicado de encontrar quem criou... de saber o significado mais profundo das cores, da tipografia... se vc puder me ajudar eu agradeco!!!

    ResponderExcluir
  5. bosta eu to perguntando qual o significado ods trofeus da copa do mundo merda de internet

    ResponderExcluir
  6. Katia, não sei sobre o autor mas as cores são as cores da bandeira da áfrica do sul, formando a bandeira em si, mas na vertical. Os azuis são as cores oficiais da FIFA. A tipografia é exclusiva dessa copa 2010 e tem um nome próprio, mas infelizmente não lembro. Desculpe-me.
    É tudo que lembro

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...