Livraria Cultura

29.5.10

Medellín: Equipamentos para os Jogos Sul-americanos + Fort Tielden Fied House (NY)

Venho um tempo depois do evento, falar do complexo esportivo desenvolvido e reformado para os Jogos Sul-americanos de 2010, que ocorreu em Medellín, na Colômbia. Dou aqui, destaque a duas partes: as quadras cobertas e ao complexo aquático

O complexo de quadras serve para ginástica, lutas (judô, karatê e taekwondo), esgrima, volei e basquete, com quadra principal e auxiliares. Além disso, cada um tem área específica para aquecimento e preparação.

O ponto mais interessante do projeto é a cobertura, que permite uma melhor ventilação - fator que geralmente é mal pensado em ginásios, tornando o ambiente abafado. Além disso, as "frestas" permitem iluminação natural, ponto inteligente a ser pensado nos dias de hoje, principalmente em espaços como estes que exigiriam alto consumo de energia. A cobertura também é uma forma de integração com a paisagem.



Há uma informação que foi dada na TV, mas que não consegui confirmar a fonte que dizia que  haviam alguns locais por onde o público que ficava de fora poderia assistir ao evento. Se isso for realmente verdade (procurei no projeto e imagino que seja na parte lateral do ginásio - onde não há arquibancadas, nos fundos da quadra de voley na imagem ao lado), seria uma boa forma de democratizar o acesso ao evento - uma iniciativa bastante legal e não essencialmente capitalista, convidando a participação da população local.

.
Podemos ver na implantação do complexo, como a cobertura dos ginásios aproveita a orientação do sol e o formato disponível.

Sobre o complexo aquático, este é fruto de um concurso público international de arquitetura, realizado em 2008. É exatamente por isso que menciono aqui o projeto. Podemos ver que, além de um projeto que cumpre todas exigências técnicas, por ser resultado de uma escolha entre vários projetos realizados por profissionais realmente interessados em elaborar o melhor projeto possível, apresenta elementos, estudos além da simples execução do programa. Traz valor à arquitetura. Isso pode ser visto na forma, na escolha fundamentada de materiais e neste caso, até mesmo das plantas. Nesses jardins aquáticos ao redor das piscinas, que parece inundar o terreno todo, plantas que minimizam a manutenção e limpeza dos espelhos d'água foram devidamente escolhidas.


A autoria do projeto vencedor do concurso é de Luis Callejas, Edgar Mazo e Sebastian Mejia, da Colômbia.

Complemento este post com uma outra referência em complexos esportivos. Este também é vencedor de concurso de arquitetura e foi feito para o Fort Tielden Field House in Queen, NY.


                                    

Podemos ver acima, um dos motivos pelo qual o projeto foi o vencedor. A disposição dos equipamentos é radial e transforma a edificação central na principal edificação do conjunto. A forma como as edificações radiais e os percursos foram disposta mostra uma forma interessante e prática de interação. O projeto é simples, mas estratégico do ponto de vista funcional, enlaçando todas as atividades. Esse conceito principal do projeto foi chamado de "Play the loop" - bem sugestivo, por sinal. Abaixo, mais duas imagens do projeto de autoria de Tetsuya Kawano e Karolina Fidor.



Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...