Livraria Cultura

2.12.11

Plano de mobilidade para estádio do Corinthians

No Road Show, realizado neste dia 30, em São Paulo no Hotel Maksoud Plaza contou com a divulgação do plano de mobilidade para o estádio do Corinthians, feito pela Raquel Verdenacci - diretora executiva do Comitê da Copa de São Paulo.


Já vi algumas falhas e ainda tenho dúvida sobre a ausência de um acesso bem nítido. Farei um post bem definido sobre isso, focando também a proposta que eu fiz para o meu Trabalho Final de Graduação (TFG) que - para quem não sabe - foi um estádio do corinthians nesse mesmo terreno. A 'locutora' do vídeo salienta duas estações de trem e duas estações de metrô, o que na verdade não é grande coisa, pois são as mesmas estações unidas, ou seja, um grande público. Outra coisa é que infelizmente a Copa é para elite principalmente. O grande fluxo vai vir de estações de metrô e não da linha de trem que vem da zona leste extrema. Ou seja, quem vier de trem é porque saiu do metrô na luz e pegou o trem ou se dividiu no Brás ou estações seguintes. Seria somente uma divisão de público em vagões distintos. 

Também acho preocupante a única via principal de acesso ser a Radial Leste mesmo com a possível restrição viária. O público de carro é gigante mesmo sendo 18% restante dos 82% mencionados no vídeo que irão de transporte público. Falta muita coisa. No vídeo parece tudo muito lindo, mas está maquiado, o problema continua aí. É estúpido também sair do metrô Corinthians-Itaquera e ter que dar a volta toda no terreno para acessar somente lá em cima. Pode até ser um trecho de dispersão de público, mas acaba com acessibilidade. É um terreno gigante este do estádio, e neste trecho mencionado é subida. Já da estação Artur Alvim, não é assim tão perto do metrô, não! Aliás, mencionado 800 metros da estação... são praticamente 8 quarteirões. Ou seja, quem for à Copa, com deficiência, com idade, grávida ou os mais sedentários, vão ter que caminhar obrigatoriamente. São vários problemas e vou providenciar um post sobre o assunto em breve já que é um terreno que conheço bem e já estudei por um ano e meio intensamente.

Leia Mais sobre o evento realizado pelo Sinaenco, no Portal da Copa, clicando aqui.

2 comentários:

  1. Também detectei esse problema da caminhada de 800mts. O Estádio está de frente para a estação, é mais fácil prolangar a passarela do metrô e colocar o acesso frontal e não na parte de trás do terreno.
    A dispersão é o próprio terreno onde está o relógio. Não sei que esses caras estão inventando. Querem complicar a copa.

    ResponderExcluir
  2. Draª LILIAN.
    Leio sempre seus posts, procurei no caderno de encargos mas não encontrei.
    Gostaria de saber qual seria a metragem quadrada minima do entorno para passeio e calçadas dos estadios.
    Sendo que uma obra está sendo feita sendo que 2/3 da mesma e coberta por uma rodovia federal, qual seria o recuo minimo para a construção da obra.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...