Livraria Cultura

27.5.12

Eventos esportivos vão além do esporte

Sempre saliento a importância destes megaeventos esportivos. Seja lá qual for, dificilmento um evento esportivo só abrange o esporte. Ele atua em muitos setores diferentes, como o social, da saúde, de voluntariado, de qualidade de vida, infra-estrutura temporária ou definitiva. Cabe cada organizador se envolver com a cidade realizadora para desenvolver o máximo possível de benefícios posteriores ao evento. E isso tudo, é o tal legado de que todos falam, discursam, mas que não fazem muito esforço para conseguir.

Um grande exemplo disso é o caso de Londres e os Jogos Olímpicos 2012. Assim como a Alemanha incentivava os cidadãos a se aprenderem a se comunicar, a limpar suas fachadas, espalhar bandeiras da Alemanha e dos países onde os times iriam se hospedar ou jogar, Londres deve tentar uma campanha mais colorida, em uma das capitais mais cinzentas do mundo. O nome do projeto é "Garden for Games".

A grande idéia da vez estimula e recruta 13 mil jardineiros voluntários a plantarem verduras e legumes em locais públicos ou em suas residências e vasos nas fachadas com plantas que tenham as cores do símbolo olímpico (preto, verde, vermelho, amarelo e azul) e também nas cores da bandeira do reino unido (repetindo: vermelho azul, mas também branco).

jardinagem em Londres 2012
Logotipo formado por voluntários com plantas nas cores do símbolo
 Fonte: Terra

É um leque bastante interessante de se trabalhar, incentivando também a criatividade, solidariedade e hospitalidade britânica, além de proporcionar mais espaços verdes. A campanha foi feita através de manuais que explicam como ser um líder na região e também técnicas de plantio - o que é bastante fácil.

Isso complementa o que falo de que o Brasil deve, desde já, trabalhar com campanhas para os nossos problemas, como limpeza pública, prostituição, violência nos estádios, por exemplo. Assim resolvemos nossos problemas, ou ao menos suavizamos, mas também mostramos um Brasil mais civilizado nestes eventos onde a mídia achará os piores casos do país e que pode interferir em turismo e negócios internacionais.

Quem encontrar imagens do que Londres prepara nessa campanha, favor comentar com link. Imagino que, em breve, surgirão inúmeras coisas criativas em torno do assunto.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a campanha alemã visite o link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...