Livraria Cultura

9.5.12

Habitação x Copa do Mundo e Olimpíadas

Já mostrei em vários textos como a Copa do Mundo e Olimpíadas podem trazer reais benefícios à diversas áreas e não somente ao esporte, como muitos enxergam quando querem ir contra o fato do Brasil sediar os eventos. No entanto, a habitação é um ramo com o qual não enxergo qualquer relação, qualquer forma de trazer benefícios. Muito pelo contrário! Sabe-se muito bem o quanto a China desabrigou e desrespeitou cidadãos, moradores, para desocupar e também 'limpar' a cara da cidade do que consideram desprezível: mendigos, sem-teto, pobreza, etc., mandando de volta ou simplesmente expulsando pessoas de Beijing.

Pensando no Brasil é óbvio que o governo tentará fazer o mesmo - o que acho muito difícil, principalmente no Rio de Janeiro, - mas vontade é o que não falta, claro. Nosso governo quer passar por cima de direitos humanos e direito à habitação para fazer seu evento de sucesso e ganhar dinheiro de várias formas.

Em Porto Alegre, há um bom tempo, já existe um comitê que defende a obediência aos direitos humanos e confronta e se comunica com o comitê local para atrocidades aconteçam. Espero que consigam bons resultados.

A especulação imobiliária e valorização dos imóveis nas cidades acontecerá, não há muito como fazer - imagino eu -, mas dá para evitar, ao menos, que milhares de pessoas sejam tiradas de suas residências, relocadas para qualquer lugar aleatório. Não é só questão de qualidade de moradia, mas mudar pessoas de região, bairros, etc, implica diretamente em suas vidas, trabalho, proximidade de outras pessoas da família, escola, não é simplesmente mudar de local como se fossem objetos, mesmo que seja para um residência melhor - o que, na maioria das vezes, não é, resumindo em bairros distantes, longe dos holofotes, sem equipamentos ou até mesmo provisórios.

Esta semana me deparei com o texto da brilhante arquiteta e urbanista, Raquel Rolnick, que é relatora das Nações Unidas para o Direito à Moradia e neste texto dá-se uma noção de como sofre a habitação e um histórico de megaeventos esportivos e suas atitudes quanto à moradia. Abaixo, o link do texto:

Olimpíada e Copa trazem prejuízo social


Fiquem a vontade para sempre debater o tema dos posts, realmente gosto quando se tem discussões, opiniões, referências novas sobre o mesmo assunto ou algo relacionado. O blog cresce com quem comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...