Livraria Cultura

28.6.12

Acessibilidade para a Copa: Fonte Nova

Mais um post da série de acessibilidade, discutida no evento Copa for All, mostra agora algumas novidades sobre o assunto no estádio Fonte Nova, em Salvador.

De cara, na apresentação, Mark Duwe, autor do projeto, mencionou que a arena Fonte Nova terá dez andares após as mudanças. O assentamento do estádio é um tanto semelhante ao Pacaembu, assenta-se sobre um vale, ou seja, parte das arquibancadas são apoiados na própria terra. Isso acaba por facilitar o acesso em nível nas arquibancadas. 

O estádio, no entanto, conta com caixas de escadas, elevadores de acesso às áreas vips e à imprensa, e elevadores de carga para abastecer as lanchonetes, acessando os dez andares mencionados. Esses blocos de circulação são espalhados pelo estádio todo e acabam por facilitar as visitas guiadas no pós-copa e garantir a acessibilidade de grávidas, cadeirantes, idosos e outros com dificuldade de mobilidade, para observação do estádio como um todo.

Já para assistir aos jogos, a acessibilidade é mais limitada por questões de segurança, em termos de regulamentações de bombeiros e tempo de evacuação. 

O estádio conta com vagas internasde estacionamento para cadeirantes e também próximo ao vestiário, o que não promove cuidados especiais para visitantes e funcionários do estádio - não só com o público em geral das arquibancadas.

A distribuição dos assentos especiais estão ao longo das laterais do campo, no topo do anel inferior, com o acesso em nível pela praça norte. Também há assentos nos camarotes e áreas vips. No entanto, como sempre os portadores de necessidades especiais criticam, não há vários assentos comuns juntos às vagas para cadeirantes. Desta forma, o cadeirante fica limitado a ir acompanhado de somente uma pessoa, o que restringe amigos e famílias a eventos normais de lazer. 


O detalhe para as vagas de cadeirante (abaixo) segue as normas da NBR 9050 de acessibilidade, no entanto, considerando a realidade dos estádios da copa e, principalmente à cultura do brasileiro de ver a jogos de futebol em pé, o torcedor dos assentos comuns poderão obstruir a visão do cadeirante - solução mais interessante foi elaborada para o estádio Mané Garrincha. Embora em pé possa não ter obstrução, é muito comum, apesar de não ser correto, ver o público assistindo de pé, em cima da cadeira. Nesse momento, o cadeirante não terá condições de ver os jogos com qualidade. 

Clique para ampliar

Ressalto, também, que a nova NBR 9050 deve sair amanhã (sexta, 29 de junho), revisada, depois de muitos anos e com sessão exclusiva de normas para estádios. Uma grande vitória embora essa regulamentação já venha tarde demais para os estádios da Copa do Mundo 2014.

Há uma esplanada, com vista para o dique do tororó que poderá servir como mirante e onde todos poderão acessar, fomentanto o turismo e garantindo renda ao estádio.


Leia mais sobre o que já foi postado sobre as discussões no Copa for All:

Acessibilidade para a Copa 2014 em pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...