Livraria Cultura

6.6.12

Graffiti em Recife

Amanhã sai a coluna na Universidade do Futebol sobre a arena de Recife - que não é de Recife, na verdade. E, complementando o que sai amanhã, mostro uma iniciativa legal, que começou em Abril, dando um incentivo à cultura e à arte em espaço público.

A iniciativa foi por parte da Secretaria Extraordinária da Copa-PE e o muro do antigo aeroporto de Guararapes foi grafitado por cerca de 60-70 artistas locais. Os desenhos permanecerão lá até o fim da Copa 2014.

"É um lugar muito visado, que tem uma localizção bastante estratégica para nós que queremos fazer com que o grafite dialogue com a cidade. Além de ser uma passagem obrigatória para quem vai para o Litoral Sul, o turista que sai do aeroporto tem logo a oportunidade de ver a nossa arte.Temos que valorizar o grafite como uma das mais importantes manifestações da arte contemporânea. Aqui em Pernambuco há muitos talentos e por que não aproveitá-los?" 
Galo de Souza - 


Há uma boa discussão sobre a arte do grafitti feito com liberdade em espaços públicos, com indicação de temas e locais e até mesmo os de galeria. No entanto, são públicos diferentes e mensagens diferentes expostos com o mesmo tipo de técnica e com traços peculiares de seus artistas.

A iniciativa vale para mostrar que a Copa é usada como impulsionador de novos projetos em inúmeros setores, como este da cultura da arte de rua. 


Abaixo, algumas fotos da grafitagem do muro com personagens como ronaldinho gaúcho e neymar, com símbolos da copa (taça, logotipo que seria até mais bonito que o original) jogadores coma  bola e temas da cultura local.














*Lembrando que graffiti é completamente diferente de pixação.

2 comentários:

  1. Olá Lilian, conheci o seu blog a aprtir de pesquisas relacionadas ao graffiti, tambem gostei da iniciativa do governo de PE.
    Sou de São Paulo e tambem trabalho com graffiti.
    Continue falando sobre a arte e cultura em expaços publicos.

    Abraço.
    Alexandre Puga
    www.flickr.com/alexandreone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Alexandre.
      Tentarei ver todo tipo de inicitiva e apoio e o que tiver relacionado postarei, sim.

      Obrigada pela visita e vou ao flickr ver seu trabalho. Abraços e sucesso

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...