Livraria Cultura

3.7.12

Tiger Stadium - estádio de pequeno porte

Mencionei várias vezes aqui no blog a importância de nosso país ser mais olímpico, de ter mais equipamentos e mais incentivo ao esporte e a várias modalidades esportivas. 

Hoje mostro aqui um pequeno projeto, um pequeno investimento, com arquitetura inteligente, simples e que não custa caro. Um equipamento de arquibancada que fomenta o acontecimento de eventos em um colégio americano em Arkansas, Estados Unidos. Neste caso, não fomenta muitas modalidades, mas atrai a atenção para o lado esportivo, incentivando-o.

A importância para o Brasil é tremenda, ainda mais que isso pode ser facilmente feito em colégios públicos e aproveitando a onda das olimpíadas 2016, teríamos grandes chances de democratizar esportes ou até mesmo só aumentar o número de praticantes, achando novos talentos, dando novas perspectivas e saúde aos jovens de hoje. 

Tiger Stadim - Green Forest complex

O tiger stadium se resume a arquibancadas simples, com gradis em alambrados, mas com plasticidade chamativa. Além disso, o equipamento conta com áreas de suporte sob a arquibancada (com 1000 assentos), como a lanchonete que podemos ver abaixo:


Esse tipo de equipamento pode propor boas soluções de espaço para os colégios.  
No Tiger Stadium, sob as arquibancadas estão os sanitários e esses espaços de concessão para lanchonetes, mas poderiam também ter vestiários, salas de equipamentos esportivos e possíveis troféus. 
Há, previsto no local, até uma sala de imprensa, que pode dar espaço a cobertura de eventos esportivos municipais ou regionais.



No Brasil não temos a tradição de cheerleaders como nos estados unidos - acho até bom-, mas podemos, em algumas escolas, usar para eventos de bandas, fanfarras, a para as modalidade que podem ser colocadas em equipamentos deste tipo, como: salto em distância, salto em altura, atletismo (com e sem barreira e de várias distâncias), lançamento de dardos e o futebol, claro. Este, sim, é um local para que um pouco de cada esporte seja mostrado aos alunos com direito, sim a pista de atletismo, mesmo que piore a visibilidade da arquibancada. Ela não é o foco, mas a estimulação das modalidades e a desmistificação de suas regras.

Bastante interessante é ver que a arquibancada prev~e um acesso por rampa, o que pode garantar certa acessibilidade para quem quer ver o evento, então, é uma solução interessante a ser colocada já na escola.

                                                                  Foto: timothy hursley

Foi um post, breve, sem grandes detalhes, mas mostrando uma solução simples e econômica para prestigiar e fomentar o esporte no Brasil com qualidade.

2 comentários:

  1. Muito interessante, ver como um estádio pequeno e simples pode ser bonito, funcional e arrumado. é uma ótima ideia para a revitalização dos estádios menores do país, já que o grande problema é a falta de grande publico para a maioria deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho q vale mto para eventos regionais esse tipo de idéia, para fomentar a pratica de esportes em escolas, etc. não sai caro e é mais util q arquibancadas de concreto q vemos por aí

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...